Sistema eleitoral brasileiro: como funciona?

O sistema eleitoral brasileiro foi organizado pela Constituição de 1988 e estabelece que os candidatos devem ser eleitos em sistema majoritário ou sistema proporcional.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o maior órgão jurídico da Justiça Eleitoral brasileira. [1]

Como funciona o sistema eleitoral brasileiro? O sistema eleitoral brasileiro organiza o funcionamento das eleições em nosso país. Foi estabelecido pela Constituição Federal de 1988 e é organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. Em nosso país, são realizadas eleições a cada dois anos, e os candidatos são eleitos com base no voto popular por meio do sufrágio universal.

O sistema eleitoral brasileiro funciona com base no sistema majoritário, em que os candidatos são eleitos com base na maioria simples ou absoluta dos votos. Já o sistema proporcional é usado exclusivamente pra eleger candidatos do Legislativo, funcionando pelo critério conhecido como quociente eleitoral.

Leia também: Voto feminino no Brasil — uma conquista obtida por meio do movimento sufragista

Estrutura do sistema eleitoral brasileiro

O sistema eleitoral brasileiro é a estrutura que foi criada com o intuito de determinar a escolha daqueles que serão nossos representantes no Legislativo e nossos governantes no Executivo. Esse sistema foi estabelecido por meio da Constituição de 1988. Todas as ações relativas a seu funcionamento são responsabilidade do TSE.

Os representantes e governantes eleitos pelo sistema eleitoral brasileiro são escolhidos por meio do voto popular, modalidade na qual a população participa diretamente. As eleições em nosso país acontecem a cada dois anos, sendo que em uma são realizadas as eleições municipais e na outra, as de nível estadual e federal.

É importante mencionar que no Brasil vigora o sufrágio universal, isto é, toda a população, a partir de 16 anos de idade, tem o direito ao voto. Aqui, o voto é obrigatório, portanto, todos com idade entre 18 e 70 anos devem comparecer à sua zona eleitoral para votar. Aqueles que não puderem fazê-lo devem justificar o não comparecimento.

O que é sistema majoritário?

No sistema majoritário, o candidato (ou os candidatos, se for o caso) mais votado é eleito. No caso da eleição para senador, a cada oito anos é realizada uma eleição que escolhe dois senadores por estado brasileiro (além do Distrito Federal). No caso da eleição para os cargos do Executivo, somente o candidato mais votado é eleito.

Nesse sistema, é exigido que os candidatos obtenham a maioria simples ou a maioria absoluta dos votos. No primeiro caso, é exigido apenas que os candidatos tenham o maior número de votos para serem eleitos, enquanto no segundo é exigido que os candidatos tenham mais de 50% dos votos, o que é entendido como a maioria absoluta.

A maioria simples é exigida nas eleições para prefeito de cidades com menos de 200 mil eleitores e nas eleições para senador. Nos casos de prefeitos para cidades com mais de 200 mil eleitores e para eleger governadores e presidentes, é necessário que os candidatos tenham mais de 50% dos votos. Caso a maioria absoluta não seja alcançada em primeiro turno, uma nova disputa é realizada semanas depois, nomeada de segundo turno.

Vejamos aqui o exemplo da eleição presidencial de 2010 para entendermos como funciona uma eleição que exige a maioria absoluta dos votos. Nessa eleição, os quatro candidatos mais votados no primeiro turno foram os seguintes:

  • Dilma Rousseff (PT): 46,91%

  • José Serra (PSDB): 32,61%

  • Marina Silva (PV): 19,33%

  • Plínio de Arruda (PSOL): 0,87%

Outros cinco candidatos tiveram votação inexpressiva e receberam apenas 0,28% dos votos válidos. De qualquer forma, percebemos que nenhum dos primeiros colocados obteve a maioria absoluta dos votos. Pelos critérios do sistema eleitoral brasileiro, os dois primeiros candidatos (Dilma Rousseff e José Serra) avançaram para o segundo turno para decidir essa disputa.

No segundo turno, o resultado da eleição determinou Dilma Rousseff como presidente brasileira, pois foi o seguinte:

  • Dilma Rousseff (PT): 56,05%

  • José Serra (PSDB): 43,95%

Essa estrutura é utilizada também para eleger prefeitos de cidades com mais de 200 mil eleitores e governadores. Já o outro sistema, como mencionado, exige apenas uma maioria simples. Assim, os candidatos mais votados são eleitos, não importando se a quantidade de votos válidos é superior a 50% ou não.

Veja também: Diferença entre voto nulo e branco

O que é sistema proporcional?

O sistema proporcional, por sua vez, é usado nas eleições legislativas (com exceção da eleição de senador) e tem um funcionamento distinto do sistema majoritário, pois os candidatos mais votados não são necessariamente os candidatos eleitos. A eleição de vereadores, deputados estaduais, deputados distritais e deputados federais é realizada de acordo com esse sistema.

Nele, existe um critério conhecido como quociente eleitoral. Esse quociente é obtido pelo total de votos válidos dividido pela quantidade de vagas legislativas disponíveis. O quociente determina uma quantidade mínima de votos que um partido político deve receber para conquistar vagas legislativas.

À medida que um partido recebe votos, ele conquista vagas legislativas que serão preenchidas pelos candidatos filiados a ele. Assim, se um partido conquistar cinco vagas legislativas, os cinco candidatos mais votados desse partido ocuparão essas vagas, desde que obtenham votos que correspondam a pelo menos 10% do quociente eleitoral, caso contrário, essas vagas são remanejadas para outros partidos.

Crédito de imagem

[1] rafastockbr / Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva
Química
pH de soluções
Você já recebeu alguma receita de remédio milagroso pelo grupo da família dizendo que algum alimento de pH isso ou pH aquilo faria bem a sua saúde ou enfermidade? E você sabia interpretar se de fato aquele pH condizia com tal alimento ou substancia referida na receita? Então vem com a gente que nós vamos te explicar o que é pH, como é calculado, medido e a sua importância em nossas vidas.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos