Principais sais inorgânicos
A seguir veremos os compostos que pertencem ao grupo dos sais inorgânicos que são mais importantes e aplicados no cotidiano:
- Cloreto de sódio – NaCl (sal de cozinha)
Sem dúvida, esse é o sal mais importante. Sendo o principal componente do sal de cozinha, o cloreto de sódio é obtido pela evaporação e cristalização da água do mar nas salinas; ou é retirado de depósitos em minas subterrâneas (sal-gema). Ele possui outras aplicações além de seu uso culinário. Por exemplo, na medicina, ele é usado no soro fisiológico, que é uma solução aquosa com 0,92 % de NaCl e também é usado no soro caseiro. É usado na obtenção do gás cloro (Cl2), do hipoclorito de sódio (NaClO) e do hidróxido de sódio (NaOH), conforme mostrado pela reação:
2 NaCl + 2 H2O → 2 NaOH + H2 + Cl2
- Carbonato de sódio – Na2CO3
Conhecido também como soda ou barrilha, a principal utilização do carbonato de sódio é na produção de vidro, segundo a seguinte reação:
barrilha + calcário + areia → vidro comum + gás carbônico
Na2CO3 + CaCO3 + SiO2 → silicatos de sódio e cálcio + gás carbônico
x Na2CO3 + y CaCO3 + z SiO2 → (Na2O)x . (CaCO)y . (SiO2)z + (x + y) CO2
Outras aplicações desse sal são: na produção de corantes, no tratamento de piscinas, na produção de sabão e detergentes, de papel e celulose, nas indústrias têxteis e siderúrgicas.
- Bicarbonato de sódio – NaHCO3 (hidrogenocarbonato de sódio)
Esse sólido branco é usado principalmente em antiácidos estomacais, pois ele reage com o ácido clorídrico (HCl) presente no suco gástrico e neutraliza o meio:
NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2
Ele também é muito usado como fermento de bolos, pães e biscoitos, pois sua decomposição libera o CO2 que faz a massa crescer. Além disso, é usado em extintores de incêndios, em cremes dentais para clareamento dos dentes, em balas e gomas de mascar que “explodem” na boca e em talcos e desodorantes.
- Carbonato de cálcio – CaCO3
O carbonato de cálcio é o principal constituinte do calcário ou mármore, sendo, portanto, usado na reação de produção do vidro junto com o carbonato de sódio (reação mostrada mais acima). Está presente na natureza também nas estalactites, estalagmites, conchas, corais e cascas dos ovos. Ele também é usado para produzir cal vigem, na agricultura (para corrigir o pH do solo, diminuindo sua acidez) e na produção de cimento:
Calcário + argila + areia → cimento (silicatos de cálcio e alumínio)
- Nitrato de sódio – NaNO3
Esse sal é conhecido como salitre do Chile, porque ele é encontrado em abundância em grandes depósitos naturais nos desertos chilenos. É muito empregado para produzir fertilizantes e na fabricação de pólvora negra. É também usado como conservante de carnes enlatadas e defumadas.
- Sulfato de cálcio – CaSO4
Na forma anidra (sem água) é usado como matéria-prima do giz; já na forma hidratada é conhecido como gesso, usado na construção civil e em imobilização ortopédica.