Química das papilas gustativas

Por que sentimos o sabor dos alimentos?
Como funciona o paladar? Por que somos capazes de diferenciar o salgado do amargo, o ácido do doce? As papilas gustativas de nossa língua têm a resposta, elas foram intituladas de quimiorreceptoras, ou seja, as responsáveis por detectar a presença de substâncias químicas em nossa boca.

As papilas gustativas estão presentes em todo o comprimento da língua, desde a ponta até a parte mais interna, veja abaixo como elas se distribuem:



A ilustração demonstra quais regiões da língua são responsáveis pela percepção dos diferentes sabores. Esse órgão muscular tem cerca de 10 centímetros de comprimento e se não fosse por ele, não poderíamos sentir o sabor dos alimentos e classificá-los. Por exemplo, se você ingere uma fruta cítrica, a região localizada na extremidade da língua permite sentir o sabor azedo característico.

Aquela vontade de saborear determinados alimentos tem explicação científica. A língua possui também as chamadas moléculas saporíferas (do latim sapere = provar). Essas estimulam nosso apetite, nos fazendo ficar literalmente com água na boca diante de guloseimas como doces, tortas, bombons, etc.

E não podemos nos esquecer do olfato, que também possui um papel importante neste contexto. O que conhecemos como sabor, nada mais é do que uma combinação de odores e gostos percebidos pelo sentido gustativo e olfativo, ambos ativados pelos seus quimiorreceptores. Prova disso é quando estamos gripados e não conseguimos sentir o sabor dos alimentos, tudo porque nosso nariz fica congestionado.

Veja mais!
Sistema sensorial

Publicado por Líria Alves de Souza
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos