Química e a taça da Copa do Mundo

A taça da Copa do Mundo apresenta relação com a Química por causa dos materiais ou substâncias que a compõem, como o ouro 18 quilates e a malaquita.
Taça da Copa do Mundo é uma mistura de diferentes metais e sais*

A Química e a taça da Copa do Mundo, importante premiação para a melhor seleção de futebol do planeta, relacionam-se por conta da composição desse material.

Na taça temos a presença de duas misturas importantes: 5 kg de ouro 18 quilates (mistura sintética) e 1,7 kg do minério denominado malaquita.


Exemplo de minério contendo o metal cobre

O ouro 18 quilates é uma mistura sintética, já que não é encontrado na natureza. No caso da taça da Copa do Mundo, temos uma mistura composta por 75% de ouro puro, 12,5% de prata e 12,5% de cobre.


Exemplo de prata pura, separada do minério

Antes da formação do ouro 18 quilates, cada um desses metais é obtido na natureza – o ouro está misturado a cascalho ao passo que a prata e o cobre são presentes em minérios. O ouro é separado pelos métodos da dissolução fracionada e evaporação. Já a prata e o mercúrio são separados dos minérios pelo método da flotação.

Depois de separados, os metais (ouro, prata e cobre) são submetidos ao processo de fusão, transformados em líquidos e colocados no molde que dará o formato à taça da Copa do Mundo.


Detalhes da taça da Copa do Mundo
Créditos da imagem: amino/ Shutterstock.com

O corpo principal da taça da Copa do Mundo, composto por ouro 18 quilates, apresenta duas figuras humanas segurando o globo terrestre e posicionadas em uma base formada pelo mineral malaquita.


Mineral malaquita

A malaquita é um mineral composto por diversos carbonatos (sais inorgânicos), principalmente pelo carbonato de cobre II (CuCO3), que é derretido e serve como base para o corpo principal de ouro 18 quilates da taça da Copa do Mundo.


Curiosidades sobre a taça da Copa do Mundo

⇒ O primeiro troféu da Copa do Mundo, denominado taça Jules Rimet, apresentava uma composição química de apenas ouro 18 quilates.


Taça Jules Rimet

Crédito da imagem: Lefteris Papaulakis / Shutterstock

⇒ A taça Jules Rimet foi utilizada até a Copa de 1970, quando a seleção brasileira de futebol, após ganhar o terceiro título mundial, recebeu o direito de ficar em definitivo com a taça;

⇒ A taça Jules Rimet foi roubada no ano de 1983, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF);

⇒ Após esse roubo, nenhuma seleção passou a ter o direito de levar para casa a taça original da Copa do Mundo;

⇒ A atual taça da Copa do Mundo, utilizada pela primeira vez em 1974, foi desenhada pelo italiano Silvio Gazzaniga e construída pelo também italiano Milano Bertoni;

⇒ Existem espaços para a escrita dos campeões mundiais no troféu atual apenas até 2038, ou seja, para a Copa de 2040 outra taça será produzida.

*Crédito da imagem: fifg/ Shutterstock.com

Publicado por Diogo Lopes Dias
Química
pH de soluções
Você já recebeu alguma receita de remédio milagroso pelo grupo da família dizendo que algum alimento de pH isso ou pH aquilo faria bem a sua saúde ou enfermidade? E você sabia interpretar se de fato aquele pH condizia com tal alimento ou substancia referida na receita? Então vem com a gente que nós vamos te explicar o que é pH, como é calculado, medido e a sua importância em nossas vidas.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos