Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. Substâncias e Misturas

Substâncias e Misturas

No cotidiano nos referimos a muitos compostos utilizando a palavra “substância”. No entanto, será que estamos fazendo o uso correto dessa palavra? Em química, o que significa “substância”?

Definição de substância

Por exemplo, a água destilada é uma substância, pois ela é constituída unicamente de água, ou seja, H2O, e suas propriedades físicas, tais como o ponto de fusão, o ponto de ebulição e a densidade, são bem definidas, conforme mostrado nos dados abaixo, ao nível do mar (1 atm):

PF = 0 ºC

PE = 100 ºC

d = 1,0 g/cm3 a 3,98ºC

A água é um exemplo de substância composta, ou seja, é formada por moléculas com mais de um tipo de elemento. Mas também existem substâncias simples, como o gás oxigênio (O2), que é formado por apenas um tipo de elemento.

Não existem duas substâncias que tenham todas as propriedades exatamente iguais. Veja mais alguns exemplos de substâncias: álcool etílico anidro (sem água), gás carbônico, cloreto de sódio, mercúrio, iodo, ouro, silício, gás nitrogênio, gás hélio e ferro.

Exemplos de substâncias puras

Mas não seria correto nos referirmos à água da chuva, do mar, à água mineral, da torneira, à água potável ou de um rio como sendo substâncias. Na realidade essas águas possuem outras substâncias dissolvidas nelas. Por exemplo, a água do mar contém vários sais, como o sal de cozinha (cloreto de sódio - NaCl), que pode ser extraído dela por evaporação e cristalização.

O correto seria dizermos que elas são misturas.

Definição de mistura

A fusão e a ebulição das misturas ocorrem em determinada faixa de temperatura e apresentam densidades diferentes em função de sua composição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por exemplo, o álcool hidratado tem a sua densidade variando de acordo com a porcentagem de álcool etílico e de água que constitui a mistura.

O álcool hidratado é uma mistura homogênea, pois apresenta uma única fase. Outros exemplos de misturas homogêneas são o soro caseiro, o soro fisiológico, a gasolina, o vinagre etc.

No entanto, quando a mistura apresenta mais de uma fase, como, por exemplo, uma mistura de areia e água, dizemos que é uma mistura heterogênea. Também são misturas heterogêneas: quartzo, água e óleo, a própria areia, a madeira, o sangue, o leite, água com gás, entre outros.

Talvez você esteja se perguntando: mas, o leite e o sangue são homogêneos?! Na realidade, eles parecem ter uma única fase a olho nu; porém, os cientistas basearam esse conceito em dois aparelhos sofisticados: o ultramicroscópio e a ultracentrífuga.

Se usarmos um ultramicroscópio para visualizar o álcool hidratado e o sangue, observaremos que o álcool hidratado é totalmente uniforme, enquanto que o sangue apresenta aspecto desigual, sendo, portanto, constituído de mais de uma fase. Além disso, se usarmos uma ultracentrífuga, veremos que haverá uma separação no caso do sangue, como mostra a imagem a seguir:

Sangue separado por ultracentrífuga

Para mais informações sobre os tipos de misturas, leia os seguintes textos em nosso site:

* “Misturas Homogêneas e Heterogêneas”;

* “Tipos de Misturas”.

Na natureza, a grande maioria são misturas e não substâncias. Veja alguns exemplos de misturas:

Exemplos de misturas

A água destilada é formada só por H2O, sendo uma substância pura. Porém, outros “tipos de água” são misturas porque possuem substâncias dissolvidas
A água destilada é formada só por H2O, sendo uma substância pura. Porém, outros “tipos de água” são misturas porque possuem substâncias dissolvidas
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

As substâncias químicas podem ser classificadas em simples ou compostas. Indique a alternativa que apresenta três substâncias simples e duas compostas, respectivamente.

a) H2O, Hg, HI, Fe, H2S

b) Au, O2, CO2, HCl, NaCl,

c) S, O2, O3, CH4, CO2

d) H2SO4, Cu, H2, O2

e) Au, Ag, Cl2, H2CO3, H2

Questão 2

(Unicastelo) Considere os seguintes produtos:

  • 1 pedra de granito

  • 1 copo de água mineral

  • 1 barra de ouro

  • 1 balão cheio de ar

  • 1 colher de cloreto de sódio

São misturas homogêneas:

a) a pedra de granito e o ar contido no balão.

b) a água mineral e o ar contido no balão.

c) a barra de ouro e a água mineral

d) a pedra de granito e o cloreto de sódio

e) a barra de ouro e o cloreto de sódio

Mais Questões
Assuntos relacionados
A filtração comum é um método de separação de misturas bem simples, que não precisa de muitas vidrarias
Filtração
Veja aqui como são realizados os processos de filtração simples e filtração a vácuo, bem como a importância desse método de separação de misturas.
O óleo lubrificante é obtido por destilação fracionada
Destilação simples e fracionada
Conheça as etapas e os equipamentos utilizados na destilação simples e na fracionada!
Separação de misturas
Veja os principais métodos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas usados no cotidiano, em laboratório e nas indústrias.
A decantação é a simples transferência de um líquido que fazia parte de alguma mistura heterogênea para outro frasco
Decantação
Entenda como é realizado o processo de separação de misturas que envolve a sedimentação e a decantação.
A destilação simples da água do mar é uma alternativa para auxiliar na escassez de água potável
Destilação simples
Estude a destilação simples e aprenda quais são os materiais e os benefícios desse método de separação de misturas.
O tipo de ligação química que forma os compostos é que determina suas propriedades
Ligações Químicas
Entenda por que os átomos reagem entre si, originando as ligações químicas. Veja também o que diferencia as principais ligações, que são: ligação iônica, covalente e metálica.
O tamanho do raio atômico muda se ele ganhar ou perder elétrons
Raio Atômico e Iônico
Descubra como ocorre a variação do tamanho do raio atômico quando o átomo perde ou ganha elétrons, transformando-se em um íon.