Whatsapp icon Whatsapp

Carimbó

O carimbó é uma dança típica do estado do Pará que reúne elementos indígenas, africanos e europeus. A dança foi trazida para o Brasil pelos negros escravizados.
Mulheres com saias rodadas e coloridas e homens com calças brancas curtas, típicas da dança do carimbó.
O carimbó é uma das maiores expressões culturais do estado do Pará.[1]

Carimbó é uma dança folclórica brasileira, típica do estado do Pará, na região Norte do Brasil. A dança surgiu no século XVII, e sua origem mescla as culturas e os costumes indígenas, africanos e europeus. O carimbó é dançado em pares, e uma de suas características são os movimentos giratórios. A dança também é conhecida pelos nomes de Samba de Roda do Marajó, e Pau e Corda. Em 2014, o Carimbó recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Leia também: Bumba meu boi — um grande símbolo da cultura maranhense

Qual é a origem do carimbó?

A dança do carimbó surgiu no século XVII, do hábito dos agricultores e pescadores da época, que, ao fim do dia, se reuniam e dançavam ao som do tambor. A palavra carimbó vem do tupi korimbó, que significa “pau que produz som”. O termo é a junção de curi (pau) e mbó (furado).

A dança foi trazida ao Brasil pelos negros escravizados. Em terras brasileiras, o ritmo se mesclou com as influências indígenas e europeias. Por se tratar de uma manifestação artística de origem predominantemente negra e indígena, o carimbó chegou a sofrer perseguição política.

Em 1880, por exemplo, a lei nº 1.028 do Código de Posturas de Belém referia-se ao som do tambor carimbó como desordem pública e perturbação do sossego. Já no século XX, o carimbó ganhou força e se firmou como uma das principais danças do estado, principalmente na cidade de Belém, onde surgiram os primeiros grupos de carimbozeiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como é a dança do carimbó?

O carimbó é dançado em pares, geralmente no meio de uma roda. As mulheres usam saias que costumam ser bastante coloridas. As saias fazem parte da dança, ajudando a compor o movimento dos passos. Já as blusas são de uma única cor. Os acessórios também fazem parte do figurino: as mulheres costumam usar pulseiras e colares, além de enfeitar os cabelos com flores.

Os homens costumam usar calças curtas e brancas. Mulheres e homens dançam descalços. São os homens que iniciam a coreografia, convidando as mulheres para a dança enquanto batem palmas. As mulheres rebolam, rodam e tentam cobrir a cabeça dos homens com suas saias.

Mulher movimentando saia colorida e homem ajoelhado batendo palmas diante dela, durante uma apresentação de carimbó.
O carimbó é dançado em pares. Os homens batem palmas e convidam as mulheres para a dança.[2]

Alguns movimentos se assemelham com os de animais, como o passo carimbó do peru, em que a mulher deixa um lenço no chão e o desafio do dançarino é conseguir pegá-lo com a boca. Animais como macaco e jacaré também possuem coreografias que lhes são dedicadas dentro do carimbó, seguindo a tradição indígena.

Veja também: Capoeira — uma dança ou uma luta?

Quais são os tipos de carimbó?

O carimbó está presente em todo o estado do Pará, e, por se tratar de um grande território, a dança possui tipos e características diferentes de acordo com a localidade. Existem diversos tipos de carimbó, e destacam-se:

  • Carimbó Praieiro;
  • Carimbó Pastoril;
  • Carimbó Rural.

Instrumentos musicais usados no carimbó

O som do tambor é uma das bases do carimbó. Ao longo dos anos, novos instrumentos foram inseridos na dança, como:

  • banjo;
  • maracá;
  • reco-reco;
  • afoxé;
  • flauta;
  • ganzá;
  • pandeiro.

Saiba mais: Frevo — dança tipicamente pernambucana que é destaque no Carnaval brasileiro

Curiosidades sobre o carimbó

  • Em Belém, no dia 26 de agosto, é comemorado o Dia do Carimbó.
  • Mestre Verequete foi um músico paraense considerado o Rei do Carimbó. A data em que se comemora o Dia do Carimbó acontece em homenagem ao seu nascimento.
  • Em 2014, o carimbó foi inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Créditos das imagens

[1] The Word Views/ Shutterstock

[2] Wikimedia Commons

Publicado por Miguel Souza

Artigos Relacionados

Bumba meu boi
Conheça a origem do bumba meu boi. Saiba os nomes que seus festejos recebem pelo país e quais são os personagens que fazem parte dessa dança.
Capoeira
Clique aqui e conheça a origem da capoeira. Descubra quais são suas principais características e saiba quais são seus tipos.
Danças folclóricas no Brasil
Confira danças folclóricas que ocorrem no Brasil e a sua origem.
Folclore
Acesse este link para saber mais sobre o folclore. Confira aqui a definição e origem do termo, a história dos estudos realizados na área, e suas características básicas.
Frevo
Você já ouviu falar sobre o frevo? Clique aqui e conheça a origem e as principais características dessa dança folclórica.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares
Nessa aula veremos o que é um polígono, nomenclaruta de um polígono e como classificá-lo em regular e irregular.