Whatsapp icon Whatsapp

Frevo

O frevo é uma dança folclórica típica de Pernambuco. Suas características mais marcantes são as roupas e a pequena sombrinha usada na dança, sempre muito coloridas.
Desfile de frevo, na cidade de Olinda, no estado de Pernambuco. [1]
Desfile de frevo, na cidade de Olinda, no estado de Pernambuco. [1]

O frevo é uma manifestação folclórica brasileira típica do estado de Pernambuco, sendo uma das principais manifestações culturais do estado. Ele é característico do Carnaval de rua do estado, em especial nas cidades de Olinda e Recife. Surgiu no século XIX e é caracterizado pelas músicas com ausência de letras e por uma dança que usa pequenos guarda-chuvas coloridos como elementos da coreografia. O termo vem do verbo ferver, cujo sentido, nesse caso, se relaciona com o ritmo frenético executado pelos dançarinos.

Leia também: Bumba meu boi — uma manifestação artística e popular do folclore brasileiro

Origem do frevo

O frevo é uma manifestação folclórica que surgiu no final do século XIX e início do século XX. Ele nasceu como um ritmo de Carnaval, vindo dos maxixes, dobrados e marchinhas carnavalescas.

O termo frevo foi utilizado, pela primeira vez, em 1908, em um jornal chamado Pequeno. A palavra vem de ferver, que remete à agitação e fervura da dança.

Galo da Madrugada

Durante o Carnaval, vários blocos de frevo saem pelas ruas de Olinda e Recife. Entre eles, o Galo da Madrugada é um dos blocos mais famosos e tradicionais, e existe há mais de 40 anos. Seu primeiro desfile foi no Carnaval de 1978, com 75 pessoas fantasiadas e orquestra com 22 músicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do frevo

O frevo é caracterizado principalmente por seu ritmo e dança acelerados e pela utilização de diversos instrumentos musicais. Ao contrário de outros ritmos carnavalescos no país, o frevo não possui letras. Ele também mistura elementos da capoeira em sua dança.

Os dançarinos vestem roupas de cores vibrantes, geralmente usam camisas curtas e justas amarradas na cintura, calças também justas, shorts e saias. Além disso, os dançarinos usam sombrinhas coloridas e estandartes (bandeiras de cada grupo de frevo).

O frevo é dividido em três ritmos, que possuem suas próprias características, são eles:

  • Frevo de rua: os instrumentos são tocados por orquestra e em ritmo mais acelerado, sem presença de letra na música. É o tipo mais energizante de todos e foi o primeiro a surgir. No frevo de rua, a orquestra é formada por saxofones, clarinetes, pistões, trombones, tubas, taróis surdos e bombardinos.
  • Frevo de bloco: os instrumentos utilizados são de pau e corda, como violões, bandolins, flautas e cavaquinhos. Seu ritmo é mais lento do que os outros.
  • Frevo-canção: é a única modalidade que possui uma parte cantada. É parecido com as marchinhas de Carnaval, e suas letras costumam trazer um contexto atual.

Veja também: Samba-enredo — um subgênero do samba utilizado para puxar o desfile das escolas de samba durante o Carnaval

Importância cultural do frevo

O frevo faz parte da história e da memória cultural do estado de Pernambuco e do Brasil. As expressões artísticas do frevo contam a trajetória de todo um povo e estado. Por isso, em 2012, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o considerou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Placa de identificação do espaço cultural Paço do Frevo. [2]
Placa de identificação do espaço cultural Paço do Frevo. [2]

Visando à valorização e divulgação do frevo, em 2014, foi inaugurado o Paço do Frevo, na cidade de Recife. O ambiente reúne a história da formação da dança.

Créditos das imagens

[1] Elysangela Freitas / Shutterstock

[2] Luis War / Shutterstock

Publicado por Miguel Souza

Artigos Relacionados

Capoeira
Clique aqui e conheça a origem da capoeira. Descubra quais são suas principais características e saiba quais são seus tipos.
Carnaval
Clique aqui para saber mais sobre o Carnaval. Entenda quando essa festa popular surgiu, como ela chegou ao Brasil e quais são suas principais características.
Diversidade cultural no Brasil
Acesse o texto e conheça as principais causas da diversidade cultural do Brasil. Veja exemplos de manifestações da cultura brasileira e a sua importância.
Folclore
Acesse este link para saber mais sobre o folclore. Confira aqui a definição e origem do termo, a história dos estudos realizados na área, e suas características básicas.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.