Whatsapp icon Whatsapp

Frevo

O frevo é uma dança folclórica típica de Pernambuco. Suas características mais marcantes são as roupas e a pequena sombrinha usada na dança, sempre muito coloridas.
Desfile de frevo, na cidade de Olinda, no estado de Pernambuco. [1]
Desfile de frevo, na cidade de Olinda, no estado de Pernambuco. [1]

O frevo é uma manifestação folclórica brasileira típica do estado de Pernambuco, sendo uma das principais manifestações culturais do estado. Ele é característico do Carnaval de rua do estado, em especial nas cidades de Olinda e Recife. Surgiu no século XIX e é caracterizado pelas músicas com ausência de letras e por uma dança que usa pequenos guarda-chuvas coloridos como elementos da coreografia. O termo vem do verbo ferver, cujo sentido, nesse caso, se relaciona com o ritmo frenético executado pelos dançarinos.

Leia também: Bumba meu boi — uma manifestação artística e popular do folclore brasileiro

Origem do frevo

O frevo é uma manifestação folclórica que surgiu no final do século XIX e início do século XX. Ele nasceu como um ritmo de Carnaval, vindo dos maxixes, dobrados e marchinhas carnavalescas.

O termo frevo foi utilizado, pela primeira vez, em 1908, em um jornal chamado Pequeno. A palavra vem de ferver, que remete à agitação e fervura da dança.

Galo da Madrugada

Durante o Carnaval, vários blocos de frevo saem pelas ruas de Olinda e Recife. Entre eles, o Galo da Madrugada é um dos blocos mais famosos e tradicionais, e existe há mais de 40 anos. Seu primeiro desfile foi no Carnaval de 1978, com 75 pessoas fantasiadas e orquestra com 22 músicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do frevo

O frevo é caracterizado principalmente por seu ritmo e dança acelerados e pela utilização de diversos instrumentos musicais. Ao contrário de outros ritmos carnavalescos no país, o frevo não possui letras. Ele também mistura elementos da capoeira em sua dança.

Os dançarinos vestem roupas de cores vibrantes, geralmente usam camisas curtas e justas amarradas na cintura, calças também justas, shorts e saias. Além disso, os dançarinos usam sombrinhas coloridas e estandartes (bandeiras de cada grupo de frevo).

O frevo é dividido em três ritmos, que possuem suas próprias características, são eles:

  • Frevo de rua: os instrumentos são tocados por orquestra e em ritmo mais acelerado, sem presença de letra na música. É o tipo mais energizante de todos e foi o primeiro a surgir. No frevo de rua, a orquestra é formada por saxofones, clarinetes, pistões, trombones, tubas, taróis surdos e bombardinos.
  • Frevo de bloco: os instrumentos utilizados são de pau e corda, como violões, bandolins, flautas e cavaquinhos. Seu ritmo é mais lento do que os outros.
  • Frevo-canção: é a única modalidade que possui uma parte cantada. É parecido com as marchinhas de Carnaval, e suas letras costumam trazer um contexto atual.

Veja também: Samba-enredo — um subgênero do samba utilizado para puxar o desfile das escolas de samba durante o Carnaval

Importância cultural do frevo

O frevo faz parte da história e da memória cultural do estado de Pernambuco e do Brasil. As expressões artísticas do frevo contam a trajetória de todo um povo e estado. Por isso, em 2012, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o considerou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Placa de identificação do espaço cultural Paço do Frevo. [2]
Placa de identificação do espaço cultural Paço do Frevo. [2]

Visando à valorização e divulgação do frevo, em 2014, foi inaugurado o Paço do Frevo, na cidade de Recife. O ambiente reúne a história da formação da dança.

Créditos das imagens

[1] Elysangela Freitas / Shutterstock

[2] Luis War / Shutterstock

Publicado por Miguel Souza

Artigos Relacionados

Capoeira
Clique aqui e conheça a origem da capoeira. Descubra quais são suas principais características e saiba quais são seus tipos.
Carnaval
Clique aqui para saber mais sobre o Carnaval. Entenda quando essa festa popular surgiu, como ela chegou ao Brasil e quais são suas principais características.
Diversidade cultural no Brasil
Acesse o texto e conheça as principais causas da diversidade cultural do Brasil. Veja exemplos de manifestações da cultura brasileira e a sua importância.
Folclore
Acesse este link para saber mais sobre o folclore. Confira aqui a definição e origem do termo, a história dos estudos realizados na área, e suas características básicas.
video icon
Escrito"Quais as diferenças entre relato pessoal e diário?" sobre cartas antigas, relatos pessoais e diários.
Português
Quais as diferenças entre relato pessoal e diário?
Todo diário é um relato pessoal. Então todo relato pessoal é um diário? Não! Entenda a diferença dos gêneros com o professor Guga Valente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.