Whatsapp icon Whatsapp

Samba-enredo

O samba-enredo é um subgênero do samba utilizado para puxar o desfile das escolas de samba durante o Carnaval. Surgiu na década de 1930 e é considerado uma evolução dos sambas tocados durante os desfiles. Atualmente, o samba-enredo é composto para durar todo o desfile (cerca de uma hora) e é item importante na avaliação das escolas de samba.

Acesse também: Senhor do Bonfim - devoção religiosa introduzida no Brasil no século XVIII

Carnaval no Brasil

Esse evento foi trazido pelos portugueses durante o período colonial, mas o Carnaval nos contornos que conhecemos apareceu no final do século XIX. Foi no começo do século XX, no entanto, que surgiu o samba, o ritmo musical que é um dos grandes símbolos dessa festividade brasileira.

O samba surgiu na década de 1910, em Cidade Nova e Estácio, dois bairros populares do Rio de Janeiro. Os historiadores consideram que o primeiro grande marco desse gênero musical no Brasil tenha sido a canção “Pelo telefone”, lançada em 1917 e um dos sambas mais famosos da década de 1910.

A década de 1920 ficou marcada pelo surgimento das escolas de samba. Essas agremiações incorporaram elementos de outras práticas do Carnaval comemorado no Rio de Janeiro. A bateria de uma escola de samba, por exemplo, surgiu da influência da cultura africana e tem como um ponto de partida, no Carnaval, os “ Pereira”, grupos de homens que saíam durante essa festividade tocando instrumentos de percussão.

Os desfiles das escolas de samba são outro elemento herdado. Os ranchos carnavalescos, que eram desfiles de grupos carnavalescos, são considerados o embrião dessa prática marcante do nosso Carnaval.

As escolas de samba, por sua vez, surgiram na década de 1920, sendo a Deixa Falar a primeira escola de samba da história brasileira. O primeiro desfile delas aconteceu em 1932, com o apoio de um jornal esportivo Mundo Sportivo. Quer saber mais sobre essa importante comemoração para nós? Leia o texto: Carnaval no Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Samba-enredo

O samba-enredo é um dos principais elementos do desfile das escolas de samba, uma vez que puxa-o e transmite a mensagem que quer passar. Dessa forma, esse subgênero delimita o tema do desfile de cada escola de samba. Tal prática começou ainda na década de 1930, uma vez que as letras dos sambas cantadas passaram a ser pensadas e organizadas em papel.

Os primeiros desfiles das escolas de samba não contavam com um samba-enredo, sendo assim, diferentes sambas poderiam ser cantados durante a passagem deles. Cabia ao versador puxar o samba e fazer o improviso durante os desfiles. Sua improvisação também não seguia um tema que se relacionasse com o dos desfiles.

O samba-enredo é o elemento que puxa o desfile da escola de samba e manifesta verbalmente o tema abordado. [1]
O samba-enredo é o elemento que puxa o desfile da escola de samba e manifesta verbalmente o tema abordado. [1]

Em 1935, com a profissionalização dos desfiles, as letras dos sambas passaram a ser registradas em papel, e, assim, o improviso deixou de ser uma prática do samba carnavalesco. Esse registro do samba-enredo foi uma forma de facilitar o trabalho dos jurados durante a avaliação dos desfiles. Isso ocorreu por meio da intervenção do Estado e foi entendido, na época, como um incentivo ao desenvolvimento do Carnaval brasileiro.

Nesse momento, os sambas-enredo começaram a passar pelo o crivo de normas estabelecidas pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Houve incentivo governamental para que fossem adotados temas de exaltação da cultura nacional — uma proposta que se encaixava nos parâmetros culturais do Brasil estadonovista.

A partir da década de 1950, os samba-enredo receberam certa sofisticação, adotando rimas, por exemplo, e na década de 1960, popularizaram-se na música brasileira. As melhores canções desse subgênero começaram a ser gravadas e comercializadas.

Acesse também: Festa Junina – uma das festas mais tradicionais do Brasil

  • Samba-enredo no Carnaval atual

Atualmente, os sambas-enredo são elemento fundamental dos desfiles, pois, como mencionado, eles puxam a festa e traduzem musicalmente a temática abordada pela escola de samba. São avaliados pelos jurados, responsáveis por analisar a qualidade dos desfiles durante o Carnaval. Esse critério é utilizado pelos dois maiores desfiles do Brasil: o de São Paulo e o do Rio de Janeiro.

O samba-enredo de cada escola é escolhido previamente. Há um processo de seleção interno que ocorre por um sistema de avaliação de propostas, assim que o tema do desfile é escolhido. Algumas escolas contratam um compositor para compô-lo.

Esse processo de avaliação acontece no segundo semestre de todo ano, e as escolas têm data específica para entregar os samba-enredo à instituição que cuida dos desfiles. Entre as regras do Carnaval, duas importantes são que o samba-enredo não pode fazer nenhum tipo de propaganda e o puxador não pode desfilar com a escola de samba.

Muitos dos sambas-enredo exaltam a história e a cultura do povo africano, e também podem fazer críticas sociais e políticas, exaltar personalidades da cultura brasileira etc. Um samba-enredo que chamou muita atenção recentemente foi o da escola de samba carioca Paraíso do Tuiuti, vice-campeã no Carnaval em 2018.

Paraíso do Tuiuti apresentou um samba-enredo sobre a escravidão brasileira, assim como abordou questões relacionadas ao racismo e fez crítica à situação dos trabalhadores brasileiros.

Créditos da imagem

[1] CP DC Press e Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Samba, um termo com diferentes significados.
A origem do termo samba
História do Samba, Samba, a origem do termo samba, o significado da palavra samba, Rio de Janeiro, Proclamação da Republica, Abolição da Escravidão, Noel Rosa, Carmen Miranda, Donga.
Jean-Baptiste Debret (1768-1848) retratou a prática do entrudo durante sua estadia no Brasil através da gravura acima
A prática carnavalesca do entrudo
O entrudo era uma prática carnavalesca das classes populares do Brasil. Conheça mais, clicando aqui!
No Entrudo os foliões utilizavam máscaras.
Carnaval no Brasil
Carnaval no Brasil, como o carnaval chegou ao Brasil, o Entrudo, a realização do Entrudo, a substituição do entrudo pelo carnaval, a ajuda das prefeituras na realização do carnaval.
Carnaval no Brasil*
Carnaval no Mundo
Carnaval no Mundo, Carnaval, uma das festas mais tradicionais no Brasil, o carnaval na Alemanha, carnaval na Bélgica, carnaval no Brasil, como é chamado o carnaval na Áustria, carnaval norte-americano, carnaval no Japão.
Cuidados com o corpo durante o carnaval
Você sabe quais cuidados com o corpo durante o carnaval todo folião deve ter? Clique aqui e conheça 10 dicas valiosas para aproveitar melhor o carnaval!
Origens do Carnaval
Acesse e saiba das origens do Carnaval. Entenda as associações da festa com celebrações antigas e como ela chegou ao Brasil. Saiba de sua relação com o cristianismo.
Samba
Acesse o texto para saber mais detalhes sobre o samba, patrimônio cultural do Brasil. Entenda como esse estilo surgiu no começo do século XX.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!