Amido

O amido é um polissacarídeo importante para os vegetais, pois é a sua principal fonte de energia. Como fontes conhecidas de amido, podemos citar a batata e o arroz.

O amido é um polissacarídeo encontrado em grande quantidade na natureza e é formado por cadeias de amilose e/ou amilopectina. A amilose é formada por unidades de glicose unidas por ligações glicosídicas α-1,4, e a amilopectina é formada por unidades de glicose unidas por ligações glicosídicas α-1,4 e α-1,6. Assim sendo, podemos dizer, de maneira resumida, que o amido nada mais é do que uma molécula complexa formada por várias moléculas de glicose.

Fontes de amido

Todos os vegetais apresentam amido, sendo este uma fonte de energia na época de dormência e germinação da planta. O amido, apesar de ocorrer em diversos tipos celulares, é encontrado em maior quantidade em órgãos de reserva e grãos.

As fontes mais conhecidas e utilizadas de amido são o milho, a batata, o arroz, a mandioca e o trigo. Em cereais, o amido representa de 40% a 90% do seu peso seco. Em tubérculos, a porcentagem é de 65% a 85%.

Utilidades do amido

O amido é utilizado para diversos fins, principalmente para obtenção de energia. Ele é considerado a principal fonte de carboidratos presente na alimentação humana e é quebrado por enzimas do trato digestivo. Economicamente o amido também é muito utilizado, principalmente na indústria alimentícia, mas também na indústria têxtil, metalúrgica e farmacêutica.

Classificação do amido

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O amido pode ser classificado em dois tipos: glicêmico ou resistente. Essa classificação baseia-se em critérios nutricionais.

  • Glicêmico: Esse tipo de amido é degradado a glicose por enzimas do sistema digestório. Ele pode ainda ser classificado como amido rapidamente digerível ou amido lentamente digerível no intestino delgado.

  • Resistente: O amido resistente é aquele que não é digerido no intestino delgado, mas é fermentado no intestino grosso.

Identificação do amido nos alimentos

O amido é uma substância de reserva encontrada nas plantas. Por meio de uma experiência simples, é possível verificar se o produto possui ou não amido. Para isso, basta diluir um pouco de tintura de iodo em água e pingar algumas gotas em cada alimento. O alimento que possui amido apresentará uma coloração arroxeada.

O amido é encontrado em alimentos de origem vegetal
O amido é encontrado em alimentos de origem vegetal
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
Glicose
Aprenda mais sobre a glicose clicando aqui! Neste texto abordaremos as características da glicose e a relação entre os níveis de glicose e a saúde humana.
Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos
Carboidratos
Saiba mais sobre as características gerais dos carboidratos e conheça sua classificação.
Na glicólise, a molécula de glicose é quebrada em moléculas de ácido pirúvico
Glicólise
ompreenda o que é glicólise, processo que ocorre no citoplasma de todas as células.
Doces feitos com sacarose (açúcar comum).
Tipos de açúcares
Carboidratos, hidratos de carbono, Oses, monossacarídeos, hidrólise, glicose, frutose, Osídeos, açúcares hidrolisáveis, dissacarídeos, polissacarídeos, monossacarídeos, sacarose, lactose, maltose.
Mel de abelhas contém frutose e glicose.
Glicídios
Moléculas orgânicas, principais tipos de glicídios, açúcares, samarídeos, carboidratos, hidratos de carbono, sacarose, amido, glicose, frutose, celulose, Oligossacarídeos, polissacarídeos.
Alimentos que são fontes de carboidratos
Carboidratos ou Glicídios
Conheça a constituição química dos carboidratos, como eles nutrem nosso corpo e mantêm o seu bom funcionamento, e quais são suas fontes de obtenção.