2. Biologia
  3. Ecologia
  4. Causas da perda de biodiversidade

Causas da perda de biodiversidade

Dentre as principais causas da perda de biodiversidade, destacam-se a destruição de habitat, a introdução de espécies exóticas e uso exagerado de recursos naturais.

Denominamos de biodiversidade a variedade de espécies de seres vivos existentes em nosso planeta, bem como o papel desses seres na natureza. Todos eles estão, de alguma forma, interligados, portanto, a extinção de algum ser vivo afeta diretamente todo o ecossistema.

Apesar da importância de cada organismo vivo, observamos um crescente aumento na destruição da biodiversidade. As causas são as mais variadas, porém, na maioria das vezes, o homem apresenta grande influência no processo. Dentre os principais motivos da perda de biodiversidade, podemos destacar a destruição de habitat, o uso excessivo dos recursos naturais, a introdução de espécies invasoras e a poluição.

A destruição de habitat destaca-se entre os fatores que desencadeiam a diminuição da biodiversidade. Normalmente esse processo ocorre como consequência da urbanização e do desmatamento para aumento das áreas agropecuárias e desenvolvimento de grandes obras. Além disso, essa destruição também é causada pelo aquecimento global.

Como seus habitat são destruídos, várias espécies muitas vezes são obrigadas a migrar para outras áreas, enfrentando perigos e a incerteza da sobrevivência. Já aquelas espécies que são incapazes de procurar outro local para estabelecerem-se, como as plantas, acabam tendo sua população reduzida ou até, muitas vezes, extinta.

O uso excessivo de recursos naturais também é uma grande ameaça à biodiversidade. A caça e a pesca, por exemplo, são práticas responsáveis pela diminuição do número de indivíduos de várias espécies anualmente, bem como a retirada ilegal de madeira e a exploração de plantas, como o xaxim. Além disso, o tráfico de animais e plantas silvestres é um comercio lucrativo que dificulta a conservação de vários organismos.

A biodiversidade também é ameaçada pela introdução de espécies exóticas, ou seja, a introdução de espécies que não vivem normalmente naquele ambiente. Ao inserirmos uma espécie nova em um ambiente que não é o seu, ela pode competir com as outras, predar fortemente algumas espécies, reproduzir-se exageradamente e até mesmo provocar doenças. Percebe-se, portanto, que essa ação pode provocar a destruição de algumas espécies, afetando diretamente o equilíbrio daquele ecossistema.

A contaminação da água, do solo e do ar também é uma das causas da perda de biodiversidade. Diante da poluição dos ambientes, muitas espécies não conseguem se estabelecer em razão, por exemplo, da falta de alimento, dificuldade de acesso à água potável e do surgimento de doenças, o que acaba aumentando, assim, o triste número de espécies extintas.

Para que a biodiversidade seja efetivamente protegida, é fundamental que seja feito o uso sustentável dos recursos que a natureza oferece. Para isso, são necessários investimentos e pesquisas para descobrir fontes alternativas de recursos, fiscalização no que diz respeito à exploração da natureza e à poluição, bem como a criação de maiores áreas de proteção ambiental.

Entretanto, nenhum esforço será suficiente se não houver mudança na consciência da população. É fundamental que todos entendam a importância de cada ser vivo para o planeta e compreendam que a destruição de qualquer espécie afeta diretamente a nossa vida.

A destruição de habitat é uma das causas da perda da biodiversidade

Todos os fatores abaixo contribuem para a perda de biodiversidade, exceto:

a) A destruição de habitat

b) A contaminação da água, do solo e do ar

c) O aquecimento global

d) A introdução de espécies invasoras

e) O uso sustentável dos recursos naturais

Analise as alternativas abaixo e marque aquela que descreve uma das consequências da introdução de espécies exóticas em uma área.

a) Diminuição da competição entre os organismos que ali vivem.

b) Garantia de uma maior disponibilidade de alimento para as espécies daquele habitat.

c) Reprodução exagerada das espécies exóticas em virtude da falta de predadores naturais.

d) Poluição e contaminação do ambiente em que as espécies exóticas vivem.

e) Equilíbrio na cadeia alimentar daquele local.

A Amazônia é um importantíssimo patrimônio natural.
05 de setembro – Dia da Amazônia
Entenda por que o dia da Amazônia é comemorado em 05 de setembro e aprenda um pouco mais sobre esse importante bioma. Neste texto falaremos a respeito da escolha da data do Dia da Amazônia, as consequências da destruição dessa importante riqueza natural e a necessidade de preservação.
Hora do Planeta 2020
A Hora do Planeta é um movimento conhecido mundialmente que ocorrerá no dia 28 de março. Aproveite nosso texto para conhecer essa ação e seu objetivo.
O que é biodiversidade?
Você sabe o que é biodiversidade? Clique aqui, conheça melhor esse conceito e entenda a importância de preservar-se as espécies de um ecossistema.
As cores da biodiversidade.
Biodiversidade
Biodiversidade, O que é Biodiversidade, Como desenvolve a Biodiversidade, Qual a importância da Biodiversidade, As riquezas da Biodiversidade, Os problemas que atingem a Biodiversidade.
As categorias taxonômicas: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, com ênfase no gênero Canis.
Biodiversidade e Classificação
A nomenclatura binária e a ordenação dos organismos em táxons.
A gradativa configuração biótica dos ambientes.
A biodiversidade evolutiva do ambiente marinho e terrestre
A diferença entre os ecossistemas e a estrutura das populações.