Whatsapp icon Whatsapp

Hipótese heterotrófica

A hipótese heterotrófica afirma que os primeiros seres vivos que surgiram em nosso planeta eram organismos heterotróficos, ou seja, não eram capazes de produzir seu próprio alimento. Diferentemente das hipóteses de Oparin e Haldane, da panspermia e do criacionismo, a hipótese heterotrófica não busca explicar a origem da vida, e sim a forma de nutrição dos primeiros organismos vivos, que, de acordo com essa ideia, ocorria por meio da absorção da matéria orgânica no meio. Uma das críticas feitas a essa hipótese é de que, na Terra primitiva, provavelmente, existia pouca matéria orgânica, o que dificultaria a manutenção e a reprodução dos novos organismos.

Leia também: Origem da vida: as teorias que tentam explicar como os seres vivos surgiram

Diferença entre organismos autotróficos e heterotróficos

Antes de compreendermos o que é a hipótese heterotrófica, devemos compreender o que são organismos autotróficos e heterotróficos. Esses últimos são seres incapazes de produzir seu próprio alimento, necessitando adquirir matéria orgânica, que foi formada anteriormente. Os animais são seres heterotróficos, uma vez que conseguem a matéria orgânica necessária para a sua sobrevivência alimentando-se de outros animais e plantas, por exemplo.

Os organismos autotróficos, diferentemente dos organismos heterotróficos, não necessitam consumir matéria orgânica, sendo capaz de produzi-la. Esse é o caso dos seres fotossintetizantes, como algas e plantas, que utilizam a energia luminosa para fixar o carbono em compostos orgânicos. Temos também os organismos quimiossintetizantes, que não utilizam a energia luminosa, e sim a energia proveniente da oxidação de substâncias inorgânicas. Para saber mais, leia: seres autotróficos e heterotróficos.

O que diz a hipótese heterotrófica?

A hipótese heterotrófica afirma que os primeiros organismos vivos em nosso planeta apresentavam uma nutrição heterotrófica, sendo, portanto, incapazes de produzir seu próprio alimento. Diferentemente da hipótese autotrófica, que afirma que os primeiros organismos vivos eram seres quimiossintetizantes, a hipótese heterotrófica diz que os primeiros seres vivos absorviam moléculas orgânicas simples que estavam disponíveis nos oceanos primitivos, onde provavelmente a vida surgiu.

Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos alimentavam-se de matéria orgânica presente nos oceanos primitivos.
Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos alimentavam-se de matéria orgânica presente nos oceanos primitivos.

Para obtenção de energia a partir da matéria orgânica absorvida, os primeiros organismos provavelmente realizavam fermentação, um processo em que organismos produzem energia sem a necessidade de oxigênio – elemento que não estava disponível em quantidades adequadas na Terra primitiva. Na fermentação dois processos acontecem: a quebra da molécula de glicose (glicólise) e a redução do piruvato. A partir do piruvato, diferentes produtos podem ser formados, como é o caso do álcool na fermentação alcoólica e do lactato na fermentação lática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o passar do tempo, as condições ambientais no planeta foram se modificando. O alimento disponível para os seres heterotróficos foi diminuindo à medida que os gases da atmosfera foram mudando, a Terra foi resfriando e as tempestades diminuindo, uma vez que esses fatores eram importantes para a síntese das moléculas orgânicas. Novos organismos foram surgindo e foi observado o aparecimento de organismos capazes de produzir seu próprio alimento: os seres autotróficos.

Com o surgimento dos seres autotróficos fotossintetizantes, observou-se um aumento dos níveis de oxigênio na atmosfera, uma vez que, durante a fotossíntese, esse gás é liberado. Com o aumento dos níveis de oxigênio, outros processos para obtenção de energia podiam ocorrer. O processo de respiração aeróbia surgiu nesse cenário, sendo uma forma mais eficiente de se aproveitar a energia da matéria orgânica do que a fermentação. A respiração aeróbia é um processo mais complexo, porém mais vantajoso por garantir uma maior quantidade de energia.

Veja também: Abiogênese e biogênese – teorias que tentam explicar a origem dos seres vivos

Críticas à hipótese heterotrófica

A hipótese heterotrófica, assim como a hipótese autotrófica, também possui críticas. A maior crítica é a de que os primeiros organismos vivos, provavelmente, não conseguiriam obter a quantidade de alimento necessária para o seu desenvolvimento em um ambiente em grande transformação. Segundo os críticos, a hipótese mais provável é de que os primeiros seres eram quimiossínteses, ou seja, autotróficos. Esta, porém, é uma hipótese que também recebe críticas, sendo destacado o fato de que os primeiros seres vivos eram, possivelmente, muito simples para sintetizarem seu alimento.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Na Antiguidade, acreditava-se que larvas de moscas eram vermes que nasciam a partir da matéria bruta
Abiogênese x Biogênese
Saiba mais sobre a teoria que acredita que a vida pode surgir da matéria bruta.
"Cogumelo do mel" da Floresta Nacional de Malheur, EUA: o maior ser vivo do planeta
Características dos seres vivos
Clique e saiba o que difere os seres vivos dos seres não vivos.
Experimento de Urey-Miller
Experimento de Miller
Um dos experimentos do cientista que revolucionou o pensamento sobre a evolução química.
Na figura acima podemos ver um experimento semelhante ao feito por Francesco Redi
Experimento de Redi e a teoria da biogênese
Saiba mais sobre as teorias da biogênese e abiogênese, e como Redi conseguiu provar através de experimentos a teoria da biogênese.
O planeta como conhecemos hoje é completamente diferente daquele quando as primeiras formas de vida surgiram
Hipótese de Oparin e Haldane
Entenda o que é a hipótese de Oparin e Haldane e como a vida pode ter surgido em nosso planeta milhares de anos atrás.
Os vírus são seres vivos?
Os vírus são seres vivos? Saiba mais a respeito desses organismos e das características que são utilizadas para considerá-los vivos ou não.
video icon
Filosofia
Blaise Pascal
Conhece o filósofo Blaise Pascal? Talvez você conheça uma famosa frase dele: “o coração tem razões que a própria razão desconhece”. Assista a nossa videoaula para descobrir quem foi Pascal e qual é o sentido dessa frase.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.