Whatsapp icon Whatsapp

Ingurgitamento mamário

O ingurgitamento mamário, ou leite empedrado, ocorre quando há uma produção exagerada de leite e seu acúmulo nas mamas.
Amamentar o bebê constantemente pode evitar o ingurgitamento mamário
Amamentar o bebê constantemente pode evitar o ingurgitamento mamário

Apesar do nome estranho e aparentemente desconhecido por grande parte das mulheres, o ingurgitamento mamário é muito comum na fase da amamentação. Conhecido também como “leite empedrado”, essa situação é frequente logo após o nascimento do bebê, normalmente entre o 2º e 5º dia depois do nascimento.


→ O que causa essa condição?

O ingurgitamento mamário surge em decorrência da retenção e acúmulo de leite nas mamas. Esse leite acumulado torna-se mais viscoso que o normal, por isso o nome de leite empedrado. Essa situação frequentemente é acompanhada de dor nas mamas, que podem também ficar quentes, vermelhas, tensas e com pele brilhante.


→ Classificação do ingurgitamento mamário

O ingurgitamento pode ser fisiológico ou patológico. No primeiro caso, normalmente há saída do leite, diferentemente do tipo patológico, que inclusive pode causar febre e mal-estar.

O ingurgitamento pode ser classificado, de acordo com o local da mama acometido, em lobular, lobar, ampolar, glandular obstrutivo e glandular não obstrutivo. No tipo lobular, um ou mais lóbulos estão cheios de leite, sendo assim, a dor pode ser sentida em pontos espalhados da mama. No tipo lobar, a dor é sentida na região da aréola até a base da mama. No ingurgitamento ampolar, a dor é na região da aréola e ocorre edema. Já no ingurgitamento glandular, a dor é sentida em toda a mama, uma vez que todos os lobos estão cheios de leite. Nesse caso, pode ocorrer a ejeção do leite normalmente (não obstrutivo) ou não (obstrutivo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Como fazer a prevenção?

Para a prevenção dessa condição, recomenda-se que a amamentação seja feita sempre que o bebê quiser e de maneira correta, pois o ingurgitamento é consequência da produção exagerada de leite, início tardio da amamentação, espaço longo de tempo entre uma mamada e outra e a sucção ineficaz da criança.


→ Há tratamento para o caso?

O tratamento do ingurgitamento inclui a ordenha manual, o aumento da frequência das mamadas, massagens delicadas no local das mamas, uso de anti-inflamatórios e analgésicos, além do uso frequente de sutiãs para aumentar a sustentação. É muito importante o esvaziamento da mama através da ordenha, uma vez que o procedimento ajuda a diminuir a dor da mãe e as chances de ocorrer mastite.

Lembre-se de que o ingurgitamento mamário é uma condição normalmente temporária, com sintomas que acabam em poucos dias. Sendo assim, não há motivo para pânico.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Durante a gestação, o cuidado com a alimentação deve ser constante
Alimentação na Gravidez
Entenda como deve ser a alimentação na gravidez, conheça a importância de alguns nutrientes e saiba por que alguns hábitos devem ser evitados.
Amamentação
Clique aqui e aprenda qual é a importância da amamentação tanto para mãe como para o bebê. Saiba também quais cuidados devem ser tomados durante a lactação.
Gestantes são mais propensas ao estresse devido às preocupações próprias da gravidez.
Estresse Durante a Gravidez
Estresse Durante a Gravidez, motivos que ocasionam o estresse, preocupações peculiares da gravidez, fator biológico do estresse durante a gestação, indícios de estresse durante a gravidez, adaptação da gestante frente aos fatores estressores.
Exercícios durante a gravidez são recomendados em gestações sem complicação
Exercícios físicos na gravidez
Entenda quando os exercícios na gravidez são recomendados e que sinais indicam que a atividade deve ser imediatamente interrompida.
Cuidados básicos podem tornar a gravidez mais tranqüila.
Gravidez Mais Agradável
Gravidez Mais Agradável, calor excessivo provoca desconforto, primeiro e último trimestre da gravidez, sintomas sentidos pela gestante durante o verão, cuidados básicos tomados pelas gestantes durante o verão, dieta da gestante.
Gravidez na Adolescência
A cada ano são registrados cerca de um milhão de casos de gravidez na adolescência. Confira!
A mastite é uma inflamação nas glândulas mamárias que pode acometer qualquer fêmea dos mamíferos
Mastite
Conheça aqui as causas, sintomas e tratamento da mastite.
video icon
Português
Carta de Achamento do Brasil
Assista à nossa videoaula para compreender um pouco mais sobre a Carta de Achamento do Brasil, escrita pelo fidalgo Pero Vaz de Caminha. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!