Jaguatirica
Jaguatirica (Leopardus pardalis) é uma espécie do gênero Leopardus que se destaca por ser um felídeo de médio porte. Apresenta o corpo com pelagem amarelada e uma série de manchas escuras. Além disso, possui, na região do dorso, a fusão das rosetas formando listras.
Trata-se de uma espécie com ampla distribuição geográfica e que ocorre em diferentes hábitats. É um animal carnívoro que se alimenta, principalmente, de pequenos mamíferos. A espécie dá à luz, geralmente, um filhote a cada dois anos. Entretanto, a ninhada pode apresentar de 1 a 4 filhotes.
A espécie já foi muito ameaçada pela caça e, atualmente, sofre também com outros problemas, como a destruição de seu habitat.
Leia também: Leão — o segundo maior felino do mundo
Resumo sobre a jaguatirica
-
Jaguatirica é um felino com grande distribuição geográfica.
-
Apresenta uma pelagem com padrão que lembra a onça-pintada, diferenciando-se pela presença de listras no dorso.
-
É um mamífero de médio porte.
-
Jaguatiricas que vivem em áreas florestais tendem a ser maiores.
-
São solitárias, territoriais e carnívoras.
-
Apresentam atividade tipicamente noturna/crepuscular.
-
A ninhada desse animal apresenta entre 1 e 4 filhotes.
Classificação taxonômica da jaguatirica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Leopardus
Espécie: Leopardus pardalis
Características gerais da jaguatirica
Jaguatirica é um felídeo de porte médio que se destaca por apresentar uma pelagem amarelada com manchas que formam rosetas, lembrando a pelagem da onça-pintada. Nas jaguatiricas, no entanto, observamos as rosetas dispostas, principalmente, nas laterais do corpo. No dorso do animal, as rosetas fundem-se e formam listras que se estendem desde o topo dos olhos até a cauda.
A jaguatirica apresenta um peso que varia entre 6,6 kg e 18,6 kg, sendo os machos mais pesados que as fêmeas. O peso ainda se diferencia de acordo com o local que o animal habita, sendo maiores os indivíduos que ocorrem em áreas florestais.
Em relação ao comprimento do corpo, as jaguatiricas possuem entre 67 cm e 101,5 cm de comprimento. A cauda é relativamente curta quando comparada ao restante do corpo.
Comportamento da jaguatirica
A jaguatirica é um animal que apresenta hábito solitário, sendo observada com outros indivíduos apenas no período reprodutivo e após o nascimento dos filhotes.
A espécie apresenta um padrão de atividade noturno e crepuscular. Durante o dia, costuma dormir em ocos de árvores ou em arbustos.
Trata-se de um animal territorial, com os adultos evitando indivíduos do mesmo sexo. Muito habilidosa em escalar árvores, a jaguatirica também se destaca pelo nado e saltos.
Veja também: Hibernação — por que alguns animais dormem por um longo período no inverno?
Habitat da jaguatirica
A jaguatirica é um animal que apresenta uma distribuição geográfica relativamente grande. Segundo o ICMBio, ela é encontrada desde o sudoeste do Texas, oeste do México, até o norte da Argentina e noroeste do Uruguai. No Brasil, a jaguatirica não ocorre nos Pampas.
A espécie é encontrada nessas regiões habitando diferentes hábitats, indo desde áreas de Cerrado até áreas florestais. Vale salientar que seus padrões de movimento indicam que a espécie possui uma associação forte com ambientes com cobertura vegetal densa.
Como é a alimentação da jaguatirica?
A jaguatirica é um mamífero carnívoro, ou seja, que se alimenta de outros animais. A dieta é composta principalmente por pequenos mamíferos, mas outros animais podem fazer parte de sua alimentação, tais como aves e répteis. Algumas de suas presas são tatus, macacos, pacas, capivaras e gambás.
Reprodução da jaguatirica
Jaguatiricas apresentam gestação que dura entre 70 e 85 dias. Normalmente, apenas um filhote nasce por ninhada, porém as ninhadas podem ter entre um e quatro indivíduos. A partir do quarto mês de vida, o filhote começa a acompanhar a mãe na caçada.
A ingestão de alimentos sólidos incia-se aos oito meses, e a independência é conseguida com um ano de idade. Até cerca de dois anos, os filhotes permanecem com a mãe. O intervalo entre uma gestação e outra na natureza é de dois anos.
As jaguatiricas podem viver até cerca de 20 anos em cativeiro. Na natureza, a expectativa de vida é muito menor, vivendo cerca de 10 anos.
Saiba mais: Animais silvestres podem viver em cativeiro?
A jaguatirica corre risco de extinção?
As jaguatiricas sofreram muito no passado com a caça, principalmente na busca por pele para suprir o comércio internacional. Com isso, observou-se um intenso declínio da espécie nos anos 1950 e meados dos anos 1980. Apesar de hoje a caça ser proibida, essa ameaça ainda existe, mesmo que em menor proporção que no passado.
Além disso, as jaguatiricas sofrem com problemas como a destruição de seu habitat e atividades madeireiras. Atualmente, a espécie está classificada como pouco preocupante na lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN.