Whatsapp icon Whatsapp

Onça-pintada

A onça-pintada é um mamífero carnívoro da família Felidae. Geralmente, apresenta pelagem amarelada com manchas em formato de rosetas pretas.
A onça-pintada é o maior felino das Américas.
A onça-pintada é o maior felino das Américas.

A onça-pintada (Panthera onca) é um mamífero pertencente ao gênero Panthera, o mesmo gênero ao qual pertence o leão. É considerado o maior felino das Américas e, no Brasil, pode ser observado em praticamente todos os biomas. As onças-pintadas são animais carnívoros e se caracterizam por serem caçadores oportunistas.

A espécie apresenta como padrão de pelagem mais conhecido a coloração amarelada com rosetas pretas. Há também indivíduos com pelos enegrecidos, uma condição conhecida como melanismo. Apresentam hábito solitário, com machos e fêmeas encontrando-se apenas durante a época reprodutiva. As onças-pintadas, predominantemente, apresentam hábito crepuscular-noturno.

Veja também: Fauna e flora da Floresta Amazônica — ambiente de maior biodiversidade do mundo

Resumo sobre onça-pintada

  • A onça-pintada (Panthera onca) é um felino pertencente ao gênero Panthera.

  • No Brasil, ocorre em praticamente todos os biomas.

  • As maiores onças-pintadas são encontradas no Pantanal.

  • Onças-pintadas apresentam dois padrões de pelagem, sendo o mais conhecido a coloração amarelada com rosetas pretas.

  • São caçadoras oportunistas e são estritamente carnívoras.

  • Ocasionalmente, as onças-pintadas se alimentam de animais domésticos.

  • Atualmente, a onça-pintada está classificada na Lista Vermelha da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) como quase ameaçada de extinção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Classificação taxonômica da onça-pintada

A onça-pintada é uma espécie de felino pertencente ao gênero Panthera. Destaca-se como o único representante vivo do gênero em nosso continente. Veja abaixo a classificação taxonômica completa da espécie.

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Felidae

Gênero: Panthera

Espécie: Panthera onca

Acesse também: Leopardo — animal de mesma família e gênero que lembra muito a onça-pintada

Características da onça-pintada

A onça-pintada é um animal de corpo musculoso e compacto, com membros curtos e maciços. Seu comprimento varia entre 1,10 m e 2,41 m, e sua massa corporal fica em torno de 35 kg a 148 kg, sendo as fêmeas menores que os machos. Vale destacar que o peso corporal da espécie varia de acordo com a área em que se desenvolve, sendo observados animais maiores em locais mais distantes da Linha do Equador.

O Pantanal brasileiro é um dos locais onde ocorrem as maiores onças-pintadas. Esses animais apresentam mandíbulas grandes e poderosas. Seus caninos são robustos e capazes de perfurar até mesmo a pele espessa de répteis.

Geralmente, a onça-pintada possui pelagem que varia do amarelo-claro ao marrom-avermelhado, com presença de manchas pretas e ventre esbranquiçado. Na região da cabeça, pescoço e patas, as manchas pretas são como pintas, enquanto nos ombros, costas e flancos as manchas formam rosetas que possuem um ou mais pontos em seu interior.

Alguns indivíduos apresentam uma mutação genética que configura um aumento na produção de melanina em seu corpo, uma condição conhecida como melanismo. Esses animais apresentam o pelo enegrecido, e as rosetas são pouco evidentes. São conhecidos popularmente como onças-pretas e são mais comuns em ambientes florestais, onde há menos luminosidade.

As onças-pintadas se destacam como excelentes nadadoras, sendo encontradas, geralmente, em hábitats próximos a lagoas, rios e córregos. São animais que apresentam hábito predominantemente crepuscular-noturno, entretanto, a depender da atividade de suas presas, pode ser diurno. Em geral, as onças apresentam hábitos solitários.

Onça-pintada na margem de um rio.
A onça-pintada é encontrada, geralmente, próxima a corpos d’água.

Machos e fêmeas se encontram apenas durante a época reprodutiva. Após o acasalamento, as fêmeas não toleram a presença do macho. As onças-pintadas apresentam uma gestação que varia de 90 a 100 dias. Geralmente, a fêmea dá à luz dois filhotes, entretanto, pode haver uma variação de um a quatro filhotes.

Os filhotes nascem com os olhos fechados e são dependentes de suas mães. As fêmeas amamentam suas crias até os cinco ou seis meses, idade em que começam a caçar. Filhotes permanecem com as mães até cerca de 24 meses de idade. As fêmeas atingem a maturidade reprodutiva entre 12 e 24 meses, enquanto os machos a atingem entre 24 e 36 meses.

Saiba também: Elefante — o mamífero que possui o maior período gestacional do mundo

Habitat da onça-pintada

A onça-pintada ocorria desde o sudoeste dos Estados Unidos até o sul da Argentina. Atualmente, ocupa somente cerca de 50% de sua distribuição histórica. Quando consideramos apenas o Brasil, a espécie pode ser observada em praticamente todos os biomas, com exceção do Pampa. Esses animais preferem regiões de florestas, com presença de corpos d’água e grande quantidade de presas. Entretanto, podem ocorrer em outros ambientes, como áreas de pântano sazonalmente inundadas e pastagens.

Alimentação da onça-pintada

As onças-pintadas são animais carnívoros considerados caçadores oportunistas, atacando presas que, geralmente, estão distraídas. Podem se alimentar de uma grande variedade de animais, com mais de 85 espécies diferentes identificadas como partes da sua dieta. Como apresentam uma distribuição geográfica grande, a dieta está relacionada com o local onde o indivíduo se desenvolve.

Alguns dos animais que fazem parte da dieta da onça são as capivaras, antas e queixadas. É importante destacar que em locais onde as onças estão perdendo significativamente seu habitat, é comum relatos de onças-pintadas alimentando-se de animais domésticos.

Saiba mais: Lobo — outro mamífero que possui alimentação carnívora

A onça-pintada está ameaçada de extinção?

Onça-pintada deitada com seus filhotes.
Atualmente, a onça-pintada está classificada como quase ameaçada.

Atualmente, a onça-pintada está classificada globalmente na Lista Vermelha da IUCN como quase ameaçada. Isso significa que se nada for feito para a preservação da espécie, em um futuro próximo, ela poderá ser classificada em categorias de ameaça. Os principais fatores que podem contribuir para a mudança de categoria da espécie são:

  • fragmentação de habitat;

  • caça;

  • retaliação por causa da predação de animais domésticos.

Leia também: Pangolim — um animal em risco de extinção

Curiosidades sobre a onça-pintada

  • As manchas da onça-pintada, apesar de parecerem muito semelhantes, são diferentes em cada indivíduo, podendo ser comparadas à impressão digital dos seres humanos.

  • Onças-pintadas apresentam a mordida mais forte dentre todos os grandes felinos.

  • Apesar de ser um felino, a onça não mia. Ela emite roncos fortes, assim como o tigre, o leopardo e o leão.

  • Os machos emitem sons mais poderosos que as fêmeas, as quais costumam vocalizar mais suavemente, com exceção do período do estro (cio).

  • Na natureza, as onças podem viver de 11 a 12 anos. Em cativeiro, as onças podem viver mais de 20 anos. 

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Ararinha azul (<i>Cyanopsitta spixii</i>): espécie que se encontra criticamente em perigo de extinção.
Animais Extintos
Ação predatória e a extinção de animais silvestres.
Animais silvestres
Você sabe o que são animais silvestres? Clique aqui e saiba o que são esses animais, veja exemplos e entenda por que o comércio ilegal prejudica essas espécies.
A ariranha é um mamífero carnívoro da família Mustelidae.
Ariranha
Conheça mais sobre a ariranha, um mamífero carnívoro de hábitos semiaquáticos que atualmente é encontrado principalmente na Bacia Amazônica e no Pantanal.
As baleias francas, também conhecidas como baleias certas pelos antigos baleeiros, eram assim chamadas por serem consideradas fáceis de caçar
Baleia franca (Eubalaena australis)
Descubra quem são as baleias francas, à qual grupo pertencem, suas principais características e aspectos do comportamento da espécie.
Mula: fêmea resultante do cruzamento entre jumento e égua.
Burros e mulas (Gênero Equus)
Animais resultantes do cruzamento entre a égua e o jumento.
Achatina fulica e seus ovos.
Caramujo-africano-gigante (Achatina fulica)
Espécie exótica invasora, responsável por grandes impactos econômicos e ambientais.
Corujas
As corujas são animais cercados de mitos. Clique aqui, conheça mais sobre esses animais, e entenda que não há motivos para temê-los.
Fauna e flora da Floresta Amazônica
Conheça mais sobre a fauna e flora da Floresta Amazônica clicando aqui! Neste texto abordaremos uma série de espécies encontradas nessa importante floresta tropical.
Leopardos
Vamos conhecer mais sobre os leopardos? Clique aqui e conheça as principais características desses felinos que vivem na Ásia e África.
Leão
Amplie seus conhecimentos sobre o leão aqui. Veja algumas características básicas desses animais, como habitat, alimentação e reprodução.
O elefante africano é considerado vulnerável pela Lista Vermelha da IUCN
Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN
Entenda o que é a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN e conheça as nove categorias em que um animal pode ser classificado.
Os mamíferos têm capacidade de inteligência, memória e aprendizado maior que a dos outros vertebrados
Mamíferos
Clique aqui e veja quais são as principais características dos mamíferos.
Até segunda ordem, o ornitorrinco é classificado  como um mamífero monotremado
Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)
Saiba sobre este animal que tem características de répteis, aves e mamíferos.
Os tamanduás são animais que apresentam um focinho estreito e comprido.
Tamanduá
Você já ouviu falar a respeito do animal chamado tamanduá? Clique aqui e conheça mais sobre as três espécies de tamanduá existentes no Brasil.
Rebanho bovino.
Vaca (Bos taurus)
As características desses animais, domesticados há mais de 5000 anos.
Vaca-marinha: animal extinto no século dezessete.
Vaca-marinha (Hydrodamalis gigas)
Animal extinto no século dezessete em decorrência de sua caça indiscriminada.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.