Whatsapp icon Whatsapp

Langya henipavirus

Langya henipavirus é um novo vírus identificado na China em 2022. Até o momento, ele não provocou nenhuma infecção fatal.
Pessoa da área da saúde segurando tubos de amostra de sangue que testaram positivo para Langya henipavirus.
O Langya henipavirus foi descoberto na China.

Langya henipavirus (LayV) é um vírus descrito, no ano de 2022, em um estudo publicado no New England Journal of Medicine. O vírus foi descoberto na China e pertence ao gênero Henipavirus, conhecido por incluir representantes que causaram surtos e infecções muito letais nos seres humanos no passado.

Até o momento, conhece-se 35 casos de infecções por Langya henipavirus, as quais provocaram sintomas como febre, fadiga e tosse. Até agora, não se sabe se a transmissão de uma pessoa para outra é possível, e acredita-se que as infecções descritas iniciaram-se por meio do contato com animais. Provavelmente, o musaranho é o reservatório natural do vírus.

Veja também: Varíola dos macacos — uma doença viral de sintomas semelhantes aos da varíola humana

O que é o Langya henipavirus?

Langya henipavirus é um vírus identificado no leste da China e pertencente ao gênero Henipavirus e à família Paramyxoviridae. Foi descrito no ano de 2022, em um estudo publicado no New England Journal of Medicine. A denominação Langya henipavirus ocorreu devido ao primeiro paciente identificado com o vírus ser da cidade de Langya, em Shandong.

Entre os anos de 2018 e 2021, o vírus infectou ao menos 35 pessoas. Esses 35 casos não apresentam relação entre si, entretanto, compartilham o fato de a maioria ter sido observada em agricultores, os quais, por meio de questionários, afirmaram ter tido contato com animais antes do início dos sintomas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os sintomas da infecção por Langya henipavirus?

O Langya henipavirus provoca uma infecção respiratória que desencadeia sintomas como febre, tosse, fadiga, dor de cabeça e vômito. Além desses sintomas, alterações no funcionamento dos rins e fígado foram observadas em alguns casos. A febre foi um sintoma observado em todos os casos analisados detalhadamente no estudo.

Nenhuma morte devido à infecção pelo Langya henipavirus foi registrada. Vale salientar, no entanto, que esse vírus está muito relacionado com outros dois vírus conhecidos por provocarem doenças que podem ser fatais: Hendra henipavirus (HeV) e Nipah henipavirus (NiV).

Leia também: Citomegalovírus — um vírus pertencente à mesma família do vírus da herpes

Como o Langya henipavirus é transmitido?

A transmissão do Langya henipavirus, atualmente, não é compreendida. No estudo em que foi descrito o vírus, os pesquisadores analisaram 35 casos, não sendo observadas relações entre eles.

Acredita-se que o vírus foi transmitido de outros animais para os seres humanos, sendo os musaranhos os principais suspeitos de serem o seu reservatório. Até o momento, não se sabe se o musaranho pode ter infectado diretamente uma pessoa ou se algum animal intermediário está envolvido.

Os pesquisadores acreditam que a transmissão de uma pessoa para outra não ocorre facilmente. Em um rastreamento de contato entre nove pacientes e seus parentes, não se observou a transmissão de uma pessoa para outra. A amostragem, no entanto, é pequena, necessitando-se ampliar o estudo.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Os vírus são seres vivos?
Os vírus são seres vivos? Saiba mais a respeito desses organismos e das características que são utilizadas para considerá-los vivos ou não.
Vírus
Clique aqui e conheça as principais características dos vírus. Entenda sua estrutura e como ocorre sua replicação. Veja algumas doenças causadas por vírus.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.