Próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela produz uma secreção que faz parte do sêmen e que ajuda, entre outras funções, na nutrição do espermatozoide. Apresenta um tamanho que varia de acordo com a idade, sendo possível observar, em vários homens, um aumento benigno na velhice. Algumas vezes esse aumento pode afetar a saúde do paciente, sendo necessárias intervenções cirúrgicas. A próstata pode também ser acometida por câncer, sendo o câncer de próstata, no Brasil, o segundo mais comum em homens de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Leia também: Sistema reprodutor masculino

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que apresenta tamanho aproximado de uma noz, pesa cerca de 20 gramas e está localizada na região abaixo da bexiga e em frente ao reto. Ela é pequena na infância e aumenta de tamanho durante o desenvolvimento do homem graças à ação da testosterona. Essa glândula circunda a primeira porção da uretra, que é um tubo por onde passa o sêmen e a urina. A porção da uretra que atravessa a próstata é denominada de uretra prostática.

A próstata localiza-se abaixo da bexiga e circunda a uretra.
A próstata localiza-se abaixo da bexiga e circunda a uretra.

Função da próstata

A próstata produz uma secreção leitosa que participa da formação do sêmen, sendo responsável por cerca de 30% do total. Essa secreção é lançada diretamente na uretra e contém cálcio, fosfato, substâncias anticoagulantes e citrato, o qual atua como nutriente para o espermatozoide. A secreção produzida pela próstata é levemente alcalina, o que ajuda a neutralizar a acidez de outros líquidos seminais. Para que os espermatozoides adquiram sua mobilidade ideal, precisam estar em um ambiente com pH aproximado de 6,0 a 6,5. Sendo assim, a secreção prostática, com sua leve alcalinidade, ajuda na mobilidade dos espermatozoides.

Aumento benigno da próstata

A próstata tende, em grande parte dos homens, a aumentar de tamanho com a idade, sendo esse um aumento benigno. Mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos apresenta esse crescimento, o qual é conhecido como hipertrofia prostática benigna ou hiperplasia prostática benigna. Essa hiperplasia ocorre graças a um crescimento anormal do tecido prostático, não estando relacionado, portanto, com a ação da testosterona.

Apesar de ser uma condição benigna, em 5% a 10% dos casos, a hiperplasia pode desencadear obstrução da uretra, uma vez que o aumento de tamanho comprime a porção da uretra que passa no interior da glândula. O paciente pode apresentar, nesses casos, dificuldade para urinar. Além desse sintoma, a hiperplasia prostática benigna pode provocar diminuição da força do jato urinário, necessidade de urinar várias vezes durante o dia e noite e gotejamento no final da micção.

Leia também: Câncer de mama masculino

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Câncer de próstata

O câncer de próstata é um tipo de câncer relativamente comum nos homens. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, ele é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, estando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Ainda de acordo com esse instituto, ele é considerado um câncer da terceira idade, uma vez que 75% dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

O câncer de próstata é mais comum em homens da terceira idade.
O câncer de próstata é mais comum em homens da terceira idade.

O câncer de próstata, geralmente, ocorre de maneira lenta, podendo demorar mais de 10 anos para atingir 1 cm3. O diagnóstico precoce é importante para se obter uma maior chance de cura. O Inca recomenda que a investigação seja feita em pessoas com sinais e sintomas que sugerem a doença ou que haja rastreamento de pessoas com maior chance de desenvolver esse tipo de câncer.

Vale destacar que, nas fases iniciais, o câncer de próstata normalmente não gera sintomas. Quando os sintomas surgem, são os seguintes: dificuldade de urinar, jato urinário fraco, necessidade de urinar várias vezes durante o dia ou noite e sangue na urina. O tratamento do câncer de próstata depende de cada caso, podendo ser recomendadas, por exemplo, cirurgia e radioterapia. Para saber mais sobre, leia: câncer de próstata.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer em homens. Clique aqui e saiba mais sobre essa doença, seus sintomas, tratamento e prevenção.
A testosterona relaciona-se com o aumento da massa muscular
Testosterona
Que tal conhecer um pouco mais a respeito da testosterona? Clique aqui e saiba mais sobre esse importante hormônio, conhecido como hormônio masculino. Nesse texto falaremos onde a testosterona é produzida, quais são as suas principais funções no organismo e os danos ocasionados por sua redução em homens idosos.
O aumento do preço das passagens foi o estopim para a revolta da população no Brasil ¹
A qualidade do transporte público no Brasil e os protestos
Compreenda os problemas do transporte público no Brasil que vêm gerando uma série de protestos no país.
O principal hormônio do sistema genital masculino é a testosterona
Hormônios e o sistema genital masculino
Saiba quais são os hormônios produzidos pelo sistema genital masculino.
Sistema reprodutor masculino
Clique aqui para entender melhor o sistema reprodutor masculino, os órgãos que o compõem, bem como as funções por eles desempenhadas.