Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Físico-Química
  4. Equilíbrio Químico
  5. Você sabe o que significa pH ?

Você sabe o que significa pH ?

A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico, e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

O pH é uma característica de todas as substâncias determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

Os valores de pH variam de 0 a 14, valores abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, porém muito raros e não podem ser medidos com as sondas normais.

As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas. O pH de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas e da temperatura.

A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será, veja o pH de algumas substâncias:

Ácido de bateria - < 1,0
Coca-cola - 2,5
Água Pura - 7,0
Saliva Humana - 6,5 - 7,4
Cloro - 12,5

O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução, as substâncias que revelam a presença de íons livres em uma solução são conhecidas como indicadores, esses mudam de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.

Exemplos de indicadores são o papel tornassol e a fenolftaleína. Na presença de ácidos, o papel de tornassol fica com a coloração vermelha e a solução de fenolftaleína muda da coloração vermelha para a incolor na presença de um ácido. Uma maneira mais moderna de se medir o pH de uma solução é usando o aparelho phmetro, constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro. O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência, a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Aparelho phmetro.
Aparelho phmetro.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A formação de íons provenientes de suas próprias moléculas origina o equilíbrio iônico da água
Equilíbrio iônico da água
Entenda como é formado o equilíbrio iônico da água, qual é o seu produto iônico, como este varia com a temperatura, bem como sua relação com o pH.
Combustão da madeira: Termoquímica.
Termoquímica e suas reações
Termoquímica, calor liberado, reação exotérmica, reação de combustão, reação endotérmica, reação química, troca de energia, reagentes, absorção de luz, calor, eletricidade, componentes, produtos, emissão de luz.
Análise volumétrica sendo realizada.
Análise Volumétrica
Você sabe o que é uma análise volumétrica? Clique aqui e entenda!
A soda cáustica é uma base (hidróxido de sódio) usada na fabricação de sabões
Bases no cotidiano
Conheça algumas das principais aplicações e origens das bases usadas no cotidiano.
A molalidade é mais uma forma de expressar a concentração de uma solução química
Molalidade de uma solução química
Conheça o conceito de molalidade, uma concentração em quantidade de matéria por massa muito usada quando há variação da temperatura das soluções.
O efeito do íon comum é ocasionado pela adição de um íon já presente no sistema
Efeito do Íon Comum
Entenda o efeito do íon comum que ocorre em equilíbrios iônicos e que é o princípio básico de funcionamento das soluções-tampão.
É possível calcular o pOH de uma solução de Hidróxido de Sódio (NaOH)
Cálculo do pOH de uma solução
Entenda como são aplicadas as fórmulas para o cálculo do pOH de uma solução.
A superfície de contato da palha de aço é maior, por isso ela enferruja mais rápido que o prego
Influência da superfície de contato na velocidade das reações
Quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, mais rapidamente ocorre a reação química.
Os relâmpagos fornecem a energia de ativação necessária para que ocorra a reação entre os gases oxigênio e nitrogênio na atmosfera
Energia de Ativação e Complexo Ativado
Estudo do conceito de energia de ativação em cinética química, condição indispensável para a formação do complexo ativado e ocorrência da reação.
A ordem da reação é dada pelos valores dos expoentes, que só podem ser determinados com precisão por meio de experimentos
Ordem de uma Reação
Entenda do que se trata a ordem de uma reação, que é determinada pelos expoentes (obtidos experimentalmente) das concentrações dos reagentes na lei da velocidade.
Detritos domésticos são lançados nas águas e, mesmo em pequenas quantidades (ppm), podem provocar poluição
Concentração de soluções químicas em ppm
Entenda o que é a concentração em ppm (partes por milhão), como realizar seu cálculo e confira exemplos do cotidiano que usam essa grandeza.
Cada líquido possui uma pressão de vapor diferente
Fatores que alteram a pressão de vapor de um líquido
Entenda como a natureza e a temperatura podem afetar a pressão de vapor de um líquido.
A prática da diluição de soluções é muito comum em laboratórios
Diluição de Soluções
Entenda como é realizada a diluição de soluções no cotidiano e em laboratórios, além de saber como é possível calcular a concentração da nova solução.
Imagem de Jacobus Henricus van 't Hoff Júnior, o cientista que estudou os efeitos coligativos e relacionou como calcular a pressão osmótica
Determinação da pressão osmótica
Aprenda a calcular a pressão osmótica para as soluções moleculares e iônicas.
Determinar o Nox do carbono nos compostos orgânicos é mais complexo porque, em muitos casos, as moléculas são bem extensas
Nox em compostos orgânicos
Aprenda a realizar a determinação do Nox (número de oxidação) de cada carbono nos compostos orgânicos que possuem estruturas mais complexas.