Whatsapp icon Whatsapp

Retrovírus

Retrovírus, como o HIV e o HTLV, são vírus que possuem RNA e a enzima transcriptase reversa. Destacam-se por produzirem DNA a partir do RNA.
Ilustração 3D do vírus HIV, que é um retrovírus, companhado de glóbulos vermelhos.
Retrovírus são vírus capazes de sintetizar DNA a partir da molécula de RNA.

Retrovírus é o nome dado aos vírus que se destacam por terem RNA e a enzima transcriptase reversa. A transcriptase reversa catalisa a síntese de uma fita de DNA complementar ao RNA viral. Esse DNA será incorporado ao DNA da célula hospedeira, e os genes serão transcritos em moléculas de RNA. Como exemplo de retrovírus, podemos citar o HIV e o HTLV.

Leia também: Epstein-Barr — vírus presente, mas não manifesto, em, pelo menos, 90% da população

Resumo sobre retrovírus

  • Retrovírus são vírus que possuem uma enzima chamada transcriptase reversa.

  • A transcriptase reversa garante o fluxo de informação no sentido RNADNA.

  • Os retrovírus são vírus de RNA e envelopados.

  • A aids é uma doença provocada por um retrovírus, o HIV.

  • Outro exemplo de retrovírus é o HTLV.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são retrovírus?

Retrovírus são vírus envelopados que possuem RNA associado à enzima transcriptase reversa. A enzima destaca-se por atuar na produção de DNA usando como modelo o RNA do vírus. Esse fluxo de informações ocorre contrariamente ao que se observa normalmente nas células, nas quais o RNA é produzido usando-se como modelo o DNA.

Ilustração da estrutura de um retrovírus.
Retrovírus são vírus de RNA envelopados e possuem a enzima transcriptase reversa.

Ciclo replicativo do retrovírus

Ilustração do ciclo de replicação do retrovírus.
Observe que a transcriptase reversa é responsável por catalisar a síntese do DNA viral, que se integra ao DNA cromossômico.

Para exemplificar o ciclo replicativo dos retrovírus, usaremos o HIV como exemplo. Veja as principais etapas a seguir:

  1. O retrovírus se conecta a um receptor específico.

  2. O retrovírus se fusiona com a membrana plasmática.

  3. O RNA e as proteínas virais são liberados no interior da célula.

  4. O RNA viral é transcrito para DNA viral devido à ação da transcriptase reversa.

  5. O DNA viral é transportado para o núcleo.

  6. O DNA viral é integrado ao genoma da célula hospedeira.

  7. O DNA viral será transcrito para RNA, podendo atuar como RNA genômico e RNA mensageiro.

Veja também: HPV — papiloma vírus humano que pode ser transmitido por via sexual

Doenças causadas por retrovírus

Quando falamos em doenças causadas por retrovírus, dois vírus merecem destaque: o HIV e o HTLV.

  • Infecção por HIV: O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um vírus que afeta as células CD4, do sistema imunológico, provocando uma queda na imunidade do indivíduo, o qual se torna cada vez mais suscetível a infecções e doenças. De acordo com a Unaids, quando o número de células CD4 cai abaixo de 200 células por milímetro cúbico de sangue (200 células/mm3), é considerado que se progrediu do HIV para a aids. Isso significa, portanto, que um indivíduo pode ter a infecção por HIV e não necessariamente ter aids. O HIV é transmitido por meio da relação sexual desprotegida com pessoa infectada, compartilhamento de objetos perfurocortantes, como agulhas, da mãe para o filho, entre outros.

  • Infecção por HTLV: O HTLV (vírus linfotrópico de células T humanas) é um vírus que, assim como o HIV, também infecta células do sistema imunológico. A transmissão pode ocorrer por via vertical (da mãe para o bebê) durante o aleitamento e durante a gestação; relação sexual desprotegida com parceiro infectado pelo vírus; e compartilhamento de seringas e agulhas. De acordo com o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, o subtipo 1 desse vírus está associado à oncogênese e a doenças inflamatórias crônicas, tais como a leucemia/linfoma de células T do adulto (ATLL) e a mielopatia associada ao HTLV-1 (HAM). Além disso, segundo o departamento, outras manifestações, como dermatite infecciosa, uveíte, síndrome de sicca, ceratite intersticial, síndrome de Sjögren, tireoidite de Hashimoto, miosite e artrite, estão associadas com o vírus.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Aids
Você sabe o que é aids? Clique aqui e entenda o que é essa síndrome, o que é o HIV, como ele é transmitido e os tratamentos disponíveis nos dias atuais.
Doenças virais
Doenças provocadas por sistemas biológicos que só apresentam metabolismo quando estão no interior de células hospedeiras adequadas.
Infecção por rotavírus
Saiba mais sobre a infecção por rotavírus, um vírus causador de diarreia grave.
Infecções sexualmente transmissíveis
Você sabe o que são infecções sexualmente transmissíveis? Clique aqui e conheça mais sobre essas infecções transmitidas, principalmente, por contato sexual.
Vírus
Clique aqui e conheça as principais características dos vírus. Entenda sua estrutura e como ocorre sua replicação. Veja algumas doenças causadas por vírus.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.