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Samba

Surgido no Rio de Janeiro no começo do século XX, o samba é um dos gêneros musicais mais populares da música brasileira e é reconhecido como símbolo de nosso país no exterior.
Mulheres tocando pandeiro em desfile de escola de samba no Carnaval brasileiro.
O samba é um dos gêneros musicais mais populares do Brasil.

O samba é um gênero musical e uma dança tradicionais do Brasil, tendo surgido na cidade do Rio de Janeiro no começo do século XX. O samba se originou da cultura afro-brasileira, mais precisamente nos batuques e nas rodas, que eram local de encontro e de lazer para os negros no Brasil no começo do século XX.

O samba foi bastante estigmatizado na sociedade brasileira durante as primeiras décadas do século XX, fruto do forte racismo presente na sociedade. A partir da década de 1930, o samba se transformou em um símbolo da cultura nacional e um dos gêneros mais populares e de maior sucesso em nosso país.

Leia também: Carnaval — detalhes sobre a principal festividade do Brasil

Resumo sobre o samba

  • O samba é um gênero musical e uma dança que são tradicionais do Brasil.
  • O samba surgiu no Rio de Janeiro no começo do século XX, sendo originário dos batuques e das rodas nos terreiros.
  • Foi muito estigmatizado nas primeiras décadas do século XX, sendo perseguido pelas autoridades.
  • A partir da década de 1930, tornou-se uma importante manifestação cultural brasileira.
  • Entre grandes sambistas da história brasileira estão Cartola, Noel Rosa e Alcione.

O que é o samba?

O samba é uma expressão cultural típica do Brasil que é conhecida como um gênero musical e como uma dança praticada ao som de canções do gênero. Esse gênero surgiu nas comunidades de afro-brasileiros que moravam no Rio de Janeiro no começo do século XX.

Atualmente, o samba (tanto o gênero musical como a dança) é um elemento muito tradicional da cultura popular brasileira e é um dos grandes símbolos culturais de nosso país no exterior. Ele é tradicionalmente relacionado com o Carnaval brasileiro, sobretudo com os desfiles das escolas de samba, que acontecem, principalmente, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A popularização do samba aconteceu a partir da década de 1930, e, antes disso, o gênero era visto com muito preconceito pela sociedade. Depois que se tornou popular, outros subgêneros surgiram, como o samba-canção, o samba-enredo, a bossa nova, o pagode, o samba-de-breque, entre outros.

A importância do samba na cultura brasileira é tamanha que, além de fazer parte da cultura e da identidade do brasileiro, é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Além disso, existe uma data comemorativa que foi criada na década de 1960 e que se popularizou como o Dia Nacional do Samba. Essa data é celebrada no dia 2 de dezembro.

Uma composição de samba utiliza, principalmente, instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo, o tamborim, o ganzá e o agogô, e instrumentos de corda, como o cavaquinho e o violão. A cuíca, um instrumento de que se obtém som pela fricção de uma haste, também é importantíssima para esse gênero.

Quando falamos de samba, imediatamente nos remetemos ao Carnaval e aos desfiles das escolas de samba. Veremos como ambos contribuíram para que o samba se tornasse cada vez mais popular. A ligação do samba com o Carnaval deu origem ao samba-enredo, o subgênero que é utilizado para puxar os desfiles que as escolas de samba realizam.

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Origem e história do samba

O samba surgiu no começo do século XX e é uma influência da cultura africana em nosso país. Tem uma ligação com as rodas de dança que os negros escravizados realizavam nos seus poucos momentos livres. Essas rodas de dança, geralmente, eram puxadas por um ritmo musical obtido por meio dos batuques. Uma das danças mais praticadas era o lundu, que, acredita-se, foi introduzida aqui por africanos trazidos da Angola.

Uma das variantes dessas rodas de dança era o samba de roda, um estilo musical que reunia africanos escravizados para praticar danças e capoeira. Esse estilo musical surgiu na Bahia, em meados do século XIX, e foi um dos precursores do samba tradicional (conhecido como samba urbano carioca). O samba de roda também tem uma ligação direta com as práticas rituais de culto aos orixás.

As práticas do samba de roda foram levadas ao Rio de Janeiro no fim do século XIX e no começo do século XX. A abolição do trabalho escravo, anunciada em 1888, possibilitou que milhares de africanos e seus descendentes escravizados conquistassem sua liberdade. A nova condição e a falta de perspectivas fizeram com que muitos deles se mudassem para a capital do Brasil: a cidade do Rio de Janeiro.

Por isso que, no começo do século XX, o Rio de Janeiro tinha uma grande população negra. Nessa cidade, muitos dos afro-brasileiros, libertos ou filhos deles, reuniram-se em bairros como Saúde, Gamboa, Cidade Nova e Estácio. Nesses locais, a figura das tias baianas se tornou extremamente importante para as comunidades de negros.

Nas primeiras décadas do século XX, as festividades realizadas pelos negros, como as rodas de capoeira e de samba, eram proibidas pelas autoridades, que encaravam com temor as manifestações culturais dos afro-brasileiros. Era uma manifestação aberta de racismo da sociedade brasileira no começo desse século.

Assim, as tias baianas que se mudaram para o Rio de Janeiro foram as responsáveis por criar espaços onde os negros poderiam se reunir para realizar as suas festividades e seus rituais religiosos sem que fossem incomodados e reprimidos pela polícia. Esses eram os terreiros, locais que se estabeleceram como ponto de encontro comunitário, local de festividade e de culto aos orixás.

Nos terreiros localizados nos bairros onde os negros residiam, surgiu o samba urbano carioca, a forma mais tradicional do samba no Brasil. Os historiadores estabeleceram que o marco da história do samba no Brasil foi a composição de Pelo Telefone, canção que surgiu em encontros de sambistas como Donga e Mauro de Almeida no ano de 1916.

Os ritmos de origem afro-brasileira já estavam sendo popularizados no Rio de Janeiro desde o final do século XIX. O samba, por sua vez, começou a conquistar cada vez mais espaço com o surgimento das escolas de samba, o que aconteceu na década de 1920. Os desfiles realizados por essas agremiações ampliaram a aceitação do samba pela sociedade carioca.

Características do samba

Entre as características do samba, destacam-se as seguintes:

  • o uso de instrumentos de percussão é importante no samba;
  • o samba aborda muitos elementos da cultura de origem africana;
  • o improviso é um elemento muito importante no samba, sendo muito encontrado nas rodas de samba.

Quais são os tipos de samba?

A origem e a popularização do samba no começo do século XX contribuíram para o surgimento de diversos tipos de samba, como:

  • samba-enredo;
  • samba-jongo;
  • pagode;
  • samba-reggae;
  • samba-choro.

Veja também: Samba-enredo — detalhes sobre um dos tipos de samba mais conhecidos

O samba já foi proibido?

Na história brasileira, o samba foi um gênero musical que sofreu enorme perseguição das autoridades e que foi estigmatizado pela população brasileira por décadas. Os primeiros anos da existência do samba foram muito marcados por essa perseguição, com autoridades policiais sendo mobilizadas para prender sambistas e acabar com rodas de samba.

Essa perseguição se estendeu durante todo o período da Primeira República e só foi reduzida durante a Era Vargas, quando o samba foi promovido a símbolo da cultura brasileira. Essa estigmatização do samba se explica pelo fato de que esse gênero musical tem origem africana, e o forte preconceito racial que existia no período fez com que esse gênero fosse alvo desse preconceito.

Samba no Brasil

A utilização do samba nos desfiles promovidos pelas escolas de samba ajudou na difusão desse gênero pelo Rio de Janeiro e ampliou sua aceitação. Esse foi um dos fatores que contribuíram para a popularização desse gênero musical no Brasil. Outro fator foi a utilização do rádio como principal meio de comunicação em nosso país.

Na década de 1930, o samba conquistou espaço na indústria fonográfica brasileira e passou a ser reproduzido nas rádios, sendo enxergado cada vez mais como opção de lazer pela população. A popularização do samba e o espaço que esse gênero ganhou nas rádios também foram explorados por Getúlio Vargas para promover a construção da identidade e da nacionalidade do brasileiro naquela década.

Assim, a repressão ao samba perdeu força, e essa manifestação cultural começou a ser exaltada a ponto de ser exportada como parte da cultura brasileira. No entanto, a popularização do samba na década de 1930 contou com iniciativas de “desafricanização” do gênero, isto é, ele passou a ser apresentado por muitos como uma manifestação da miscigenação do Brasil, mas as influências africanas eram diminuídas.

A popularização do samba consolidou o gênero musical e a dança como marcas da cultura brasileira, permitindo que ele entrasse no lar das pessoas pelo rádio. Da década de 1950, em diante, o samba passou a sofrer novas influências musicais, dando origem a novas manifestações. Na década de 1960, o samba tornou-se um importante gênero na indústria fonográfica brasileira. Esse grande sucesso comercial se estendeu até a década de 1990, com o pagode — surgido na década de 1970 — sendo o grande subgênero do samba.

Lista dos maiores sambas do Brasil

A história do samba e a produção musical desse gênero são riquíssimas, e diversas canções se consolidaram como grandes símbolos do samba em nosso país, tais como:

  • O que é, o que é – Gonzaguinha
  • O mundo é um moinho – Cartola
  • Aquarela brasileira – Martinho da Vila
  • O trem das onze – Adoniran Barbosa/Demônios da Garoa
  • Conversa de botequim – Noel Rosa
  • As rosas não falam – Cartola
  • O samba da minha terra – Dorival Caymmi
  • Não deixe o samba morrer – Alcione
  • Saudosa maloca – Adoniran Barbosa
  • O mar serenou – Clara Nunes
  • Foi um rio que passou em minha vida – Paulinho da Viola
  • Folhas Secas – Nelson Cavaquinho
  • A voz do morro – Zé Keti
  • Se você jurar – Ismael Silva
  • Conselho – Almir Guineto

Nomes famosos do samba

O samba é um dos gêneros musicais mais influentes do Brasil e é conhecidíssimo no exterior. Na década de 1930, com a popularização do samba, alguns nomes se destacaram, mas, com a modernização e a evolução do gênero, dezenas de outros sambistas conseguiram consolidar carreiras de destaque. Alguns desses nomes são:

  • Dorival Caymmi
  • Noel Rosa
  • Ataulfo Alves
  • Cartola
  • Carmen Miranda
  • Beth Carvalho
  • Zeca Pagodinho
  • Jorge Aragão
  • Alcione.

Instrumentos utilizados no samba

Pessoa tocando tambor, um dos instrumentos do samba.
O tambor é um dos instrumentos do samba. [1]

O samba é um gênero musical que pode ser reproduzido a partir de instrumentos como:

  • pandeiro;
  • violão;
  • cuíca;
  • cavaquinho;
  • reco-reco;
  • surdo;
  • tambor;
  • pandeiro;
  • tamborim;
  • agogô.

Escolas de samba

Desfile da escola de samba Vila Isabel no Carnaval 2024.
O surgimento das escolas na década de 1920 contribuiu para a popularização do samba. [2]

Escolas de samba são associações populares que surgiram no Rio de Janeiro no fim da década de 1920. Seu surgimento marca diretamente a história do samba. Essas associações surgiram como uma evolução dos ranchos carnavalescos que eram comuns no Brasil no começo do século XX.

As escolas de samba tiveram o seu surgimento diretamente relacionado com o Carnaval, estabelecendo os desfiles que passaram a ser acompanhados por um samba-enredo. Esses desfiles ganharam notoriedade na década de 1930 com apoio de Getúlio Vargas, tornando-se grandes competições e espetáculos. Os desfiles realizados nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro atraem turistas de todo o planeta.

Para saber mais sobre as escolas de samba, clique aqui.

Curiosidades sobre o samba

  • O Dia Nacional do Samba é celebrado em 2 de dezembro como forma de homenagem a Ary Barroso, um importante compositor.
  • O primeiro samba-enredo da história foi criado pela Portela, em 1939.
  • A Deixa Falar foi a primeira escola de samba da história brasileira.

Créditos de imagem

[1] Bruno Martins Imagens / Shutterstock

[2] Celso Pupo / Shutterstock

Fontes

ALVITO, Marcos. Professor samba. In: Revista de história da Biblioteca Nacional. Ano 9. nº 97. Outubro, 2013, p. 78-83.

REDAÇÃO. Quando tocar samba dava cadeia no Brasil. Disponível em: https://g1.globo.com/carnaval/2020/noticia/2020/02/21/quando-tocar-samba-dava-cadeia-no-brasil.ghtml

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: Uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

Publicado por Daniel Neves Silva

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