Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Dezembro
  4. 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado, desde o ano de 1950, em 10 de dezembro. Nessa data, celebra-se a oficialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU), fato que ocorreu em 1948.

Leia também: Revolução Francesa – quando os Direitos Humanos foram reconhecidos mundialmente pela primeira vez

Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos

Todos os anos uma temática específica é escolhida para ser abordada no Dia Internacional dos Direitos Humanos. A escolha dessas temáticas centra-se na divulgação dos Direitos Humanos e na necessidade de reivindicar os direitos ainda não garantidos pelo Estado e pela sociedade.

Em todo o mundo, diversas entidades relacionadas com os Direitos Humanos promovem, no dia 10 de dezembro, eventos culturais, passeatas, manifestações populares e exposições com a finalidade de informar os cidadãos a respeito da necessidade da garantia dos direitos fundamentais contidos na Declaração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além de um período de comemoração, a data serve essencialmente para recordar a necessidade de lutar por ações concretas dos Estados e da sociedade no sentido de garantir os direitos civis, políticos, sociais e ambientais de toda a população mundial, e não apenas de algumas nações e indivíduos privilegiados.

Veja também: Minorias – parcela da sociedade que não usufrui dos Direitos Humanos 

Declaração Universal dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado na data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi oficializada.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado na data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi oficializada.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Abalados com as experiências das Guerras Mundiais anteriores, a Declaração Universal marcou a primeira ocasião em que os países chegaram a um acordo sobre uma declaração abrangente de direitos humanos inalienáveis.

A Declaração Universal principia reconhecendo que "a dignidade é inerente à pessoa humana e é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo". Além disso, declara que os Direitos Humanos são universais independentemente de cor, raça, credo, orientação política, sexual ou religiosa.

A Declaração Universal inclui direitos civis e políticos, como o direito à vida, à liberdade, liberdade de expressão e privacidade. Ela também inclui os direitos econômicos, sociais e culturais, como o direito à segurança social, saúde e educação.

Publicado por: Amarolina Ribeiro
Assuntos relacionados
13 de maio – Dia da Abolição da Escravatura
Conheça detalhes sobre o processo que culminou na abolição da escravatura no Brasil, oficializado por lei, em 13 de maio de 1888, após muita luta dos abolicionistas.
A constituição federal brasileira
A Constituição de 1988
A constituição de 1988, O que é a constituição de 1988, Qual é a importância da constituição de 1988, Quando foi promulgada a constituição de 1988, O que mudou com a constituição de 1988, Quem foi os relatores da constituição de 1988.
A atuação da ONU no mundo
A influência da ONU
A influência da ONU, O que significa a sigla ONU, Qual é a finalidade da ONU, A influência da ONU nas guerras, A influência da ONU nas catástrofe, A influência da ONU e as instituições supranacionais.
Asilo Político
Asilo Político, o que é Asilo Político, direito, estrangeiro, em quais situações pode-se pedir Asilo Político, Cidadania, lei.
A cidadania plena nem sempre pode ser exercida. É preciso que o Estado e a sociedade ofereçam condições para esse exercício
Cidadania
Clique aqui e entenda o que é cidadania, bem como os direitos e deveres que envolvem esse conceito.
Os integrantes de uma comunidade se aproximam uns dos outros ao se diferenciarem do restante da sociedade
Comunidade e Sociedade
Em nossa sociedade, as comunidades estão a nossa volta e podemos fazer parte de muitas, mesmo sem perceber. Entenda como e por quê aqui!
As bandeiras são símbolos da autoridade dos Estados sobre os seus territórios
Conceito de Estado
Conheça a definição de Estado e as diferenças existentes em relação aos conceitos de governo, nação e país.
Espaço de realização do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York (EUA)
Conselho de Segurança da ONU
Entenda o que é o Conselho de Segurança da ONU e o porquê de ele ser considerado um dos principais centros da geopolítica da atualidade.
Ulysses Guimarães, presidente da Constituinte, apresentando o texto final da Constituição de 1988.*
Constituição de 1988
Clique aqui e acesse o texto sobre a Constituição de 1988, a Constituição Cidadã. Veja como aconteceu sua elaboração. Conheça o contexto histórico e saiba como foi o processo de luta por uma nova Constituição no Brasil. Veja ainda algumas das conquistas obtidas com esse texto constitucional.
A ONU foi criada para evitar a eclosão de novos conflitos como as Guerras Mundiais
Criação da ONU após a II Guerra Mundial
Conheça como se deu a criação da ONU e quais seus órgãos componentes.
Cruz Vermelha
Acesse e conheça a Cruz Vermelha, organização que surgiu no século XIX para atender às pessoas que sofrem as consequências dos conflitos armados.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos fundamenta-se no respeito aos direitos e às liberdades individuais e coletivas
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Clique aqui e conheça a Declaração Universal dos Direitos Humanos, um documento importantíssimo que foi criado em 1948.
O trabalho escravo e a exploração do trabalho infantil são exemplos de violações contra os direitos humanos.
Direitos Humanos
Clique e conheça a história da defesa e do reconhecimento dos Direitos Humanos, a atuação da ONU, além de ter acesso à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A inclusão social representa a promoção do exercício da cidadania para todas as pessoas
Inclusão Social
Diferenças que nos fazem crescer. O conceito de inclusão social e uma discussão introdutória sobre esse tema importante para a sociedade.
Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Clique no link e conheça detalhes sobre a Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Veja um pouco de suas características e história. Saiba sobre a história da surdez.
Minorias
Clique aqui para entender o conceito sociológico de minoria social, que designa determinados grupos excluídos do poder e da obtenção de direitos básicos.
O que é feminismo?
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o feminismo. Aprenda qual é a sua história e saiba quais são as pautas, conquistas e desafios.
Logomarca da ONU, criada a partir de projeção cartográfica azimutal
ONU
A criação, os objetivos, a estruturação e as principais atividades da ONU, a Organização das Nações Unidas.