Whatsapp icon Whatsapp

22 de março - Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e tem por objetivo conscientizar as pessoas a respeito da importância da água e da sua preservação.
Mãos juntas de duas pessoas segurando uma gota de água ao lado da frase " Dia Mundial da Água".
O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março.

O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo Para o ano de 2021, o tema é “Valorizar a água”.

O objetivo do Dia Mundial da Água é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

Leia mais: Água – composição, ciclo, importância para o corpo humano e distribuição no mundo

Temas já trabalhados no Dia Mundial da Água

Anualmente a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema para ser debatido no Dia Mundial da Água.

Dentre os temas já escolhidos, destacam-se: “Não deixe ninguém para trás” (2019); “Soluções naturais para a água” (2018); “Água residual” (2017); Água e empregos: investir em água é investir em empregos” (2016); “Água e desenvolvimento sustentável” (2015); “Água e energia” (2014); “Ano internacional de cooperação pela água” (2013); “Água e segurança alimentar” (2012); “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano” (2011); “Água limpa para um mundo saudável” (2010); “Águas transfronteiriças” (2009); “Saneamento” (2008); e “Lidando com a escassez da água” (2007).

Para o ano de 2024, o tema é: "A Água nos Une, o Clima nos Move".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Declaração Universal dos Direitos da Água

No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um documento conhecido como Declaração Universal dos Direitos da Água. Nesse documento são apresentados pontos importantes sobre esse recurso hídrico, destacando sua importância e a necessidade de sua preservação. Veja, a seguir, os principais pontos dos 10 artigos dessa declaração:

  • Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.
  • Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
  • Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.
  • Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.
  • Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.
  • Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
  • Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.
  • Art. 8º - A utilização da água implica respeito à lei.
  • Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
  • Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Importância da água para os seres humanos

A água é essencial para o funcionamento adequado do nosso corpo.
A água é essencial para o funcionamento adequado do nosso corpo.

Como todos nós sabemos, sem água não existiria vida, sendo ela essencial para o funcionamento adequado do corpo dos seres vivos. No que diz respeito aos seres humanos, a água participa de uma série de processos importantes, tais como: a regulação da temperatura corpórea e a eliminação de substâncias tóxicas por meio da urina. Além disso, a água atua como solvente (dissolvendo várias substâncias); garante o meio adequado para a realização de uma série de reações químicas; permite o transporte de substâncias pelo corpo; funciona como lubrificante, por exemplo, nas articulações; e ajuda na proteção contra impactos, função desempenhada, por exemplo, pelo líquido amniótico.

Além de garantir o funcionamento adequado do nosso corpo, a água é importante para os seres humanos em vários outros aspectos, tais como: preparar alimentos; fazer a higienização da casa e do próprio corpo; e  irrigação das plantas. Ela é também usada nas atividades industriais e em atividades recreativas.

Diante da grande importância da água para as nossas atividades diárias e o funcionamento do nosso corpo, é fundamental que cuidemos desse recurso hídrico. Para isso é fundamental comprometermo-nos a economizá-la nas nossas atividades do dia a dia e que façamos a nossa parte para evitarmos a contaminação dos ambientes aquáticos, por exemplo, não lançando lixo nesses ambientes.

Leia mais sobre: Importância da água para o corpo humano

Dados importantes sobre a água no mundo

  • Cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta por água;
  • 97,5% da água do planeta é salgada e não pode ser usada para consumo humano;
  • Uma pessoa necessita de, pelo menos, 40 litros de água diariamente para fazer suas atividades, como bebê-la, tomar banho e cozinhar;
  • A quantidade de água necessária para que nosso corpo funcione adequadamente varia de uma pessoa para outra, sendo influenciada, por exemplo, pelas atividades físicas realizadas por uma pessoa e pelo clima. Entretanto, recomenda-se que, no mínimo, sejam ingeridos dois litros de água diariamente;
  • 4,5 bilhões de pessoas, de acordo com a ONU, não dispõem de saneamento seguro no mundo;
  • Cerca de 2,1 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável em casa, de acordo com a ONU;
  • De acordo com a ONU, crianças com idade inferior a cinco anos são 20 vezes mais propensas a morrer de doenças relacionadas à água imprópria para beber e à falta de saneamento do que devido a conflitos;
  • Segundo a ONU, em 2030, a população mundial necessitará de 40% a mais de água.
Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

27 de Março — Dia do Circo
Clique no link para ter detalhes a respeito do Dia do Circo. Veja quando é celebrado, entenda o porquê dessa data e saiba quando surgiu o circo.
A distribuição da água no mundo
A distribuição da água no mundo em termos quantitativos e geográficos.
Ciclo da água
Clique aqui e saiba mais sobre o ciclo da água. Neste texto falaremos a respeito da importância desse ciclo e das etapas que o compõem.
Consumo de água no mundo
Entenda o consumo de água no mundo a partir de dados, informações e uma comparação entre os maiores e menores países consumidores de recursos hídricos.
Crise da água no Brasil
Entenda a questão da crise de água no Brasil a partir do levantamento de seus principais fatores, causas e consequências.
Desperdício de água
Clique aqui, saiba quais são as principais causas do desperdício de água e entenda as consequências do desperdício desse recurso natural.
Dia Mundial da Oração
Clique no link para conhecer mais detalhes do Dia Mundial da Oração. Descubra como surgiu essa data e sua história, sua finalidade, quando chegou ao Brasil etc.
Diferentes estratégias para enfrentar a crise de água
Conheça algumas estratégias para enfrentar a crise de água e descubra se elas são ou não viáveis.
Distribuição da água no Brasil
Entenda como ocorre a distribuição da água no Brasil e conheça quais são as áreas onde os recursos hídricos são mais e menos abundantes.
Geopolítica da água
Confira uma análise geral sobre a geopolítica da água com alguns comentários sobre os principais conflitos por esse recurso em âmbito internacional.
O ciclo da água
O ciclo da água, O que é o ciclo da água, estados físicos da água, etapas do ciclo da água, ciclo da água e evaporação, ciclo da água e a evapotranspiração, ciclo da água e atmosfera, ciclo da água e o lençol freático.
Poluição da água
Saiba quais são as principais causas e consequências da poluição das águas. Veja detalhes sobre possíveis soluções para esse grave problema de cunho ambiental.
Práticas que mais consomem água
Conheça quais são as práticas que mais consomem água e como podemos diminuir o papel delas na exploração exagerada desse recurso.
Qual é a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente?
Descubra qual é a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente para manter o bom funcionamento do organismo!
Água contaminada
Entenda o que é água contaminada e os riscos que ela representa à saúde humana.
Água potável
Saiba mais sobre a água potável e as características que a tornam própria para o consumo.
video icon
"Matemática do Zero | Ângulos opostos pelo vértice" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Ângulos opostos pelo vértice
Nessa aula veremos o que são ângulos opostos pelo vértice (OPV) e como resolver exercícios desse assunto.