Whatsapp icon Whatsapp

Broncoespasmo

O broncoespasmo provoca dificuldade respiratória, pois ocorre uma contração repentina da musculatura lisa dos brônquios. Broncodilatadores são usados para tratar o problema.
Ilustração de pulmões na silhueta de uma pessoa com a mão no peito, em alusão à falta de ar causada pelo broncoespasmo.
O chiado no peito é um sintoma característico do broncoespasmo.

Broncoespasmo é uma condição clínica que se caracteriza por uma redução do ar que chega aos pulmões devido a uma contração do músculo liso dos brônquios. Essa contração dos músculos provoca sintomas como sibilos (chiado no peito), falta de ar, dor no peito e tosse.

Essa doença é decorrente de diferentes situações, incluindo a inalação de partículas, doenças cardíacas e doenças respiratórias, como a asma e bronquite. O tratamento do broncoespasmo é individual e baseia-se no uso de medicamentos, como broncodilatadores, corticoides e, em alguns casos, antibióticos.

Leia também: Pneumonia — doença grave que afeta os pulmões e compromete a respiração

Resumo sobre broncoespasmo

  • O broncoespasmo caracteriza-se pela contração repentina da musculatura lisa do brônquio.

  • O broncoespasmo pode provocar falta de ar, além de sintomas como chiado no peito, dor no peito, tosse, tontura e fraqueza.

  • Asma, bronquite, uso de cigarro, uso de determinados medicamentos e exposição a alérgenos estão relacionados com a ocorrência de broncoespasmo.

  • Tratamento do broncoespasmo varia de um indivíduo para outro e inclui uso de medicamentos, como broncodilatadores.

  • Em alguns casos, a intubação pode ser necessária.

O que é broncoespasmo?

Broncoespasmo é uma condição clínica resultante da contração repentina do músculo liso presente nos brônquios. Essa contração da musculatura lisa provoca a obstrução do fluxo aéreo para os pulmões, desencadeando dificuldade para respirar e falta de ar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que causa o broncoespasmo?

O broncoespasmo pode ocorrer devido a diferentes estímulos, tais como a exposição a agentes que podem provocar alergia, uso de medicamentos, exercício físico, tabagismo e infecção das vias aéreas. Dentre as doenças que podem cursar com broncoespasmo podemos citar a tuberculose pulmonar, pneumonias, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e cardiopatias.

Pessoa com a mão estendida para pegar um broncodilatador, que ajuda a controlar crises de broncoespasmo.
Pessoas asmáticas costumam apresentar broncoespasmo. Os broncodilatadores ajudam a controlar as crises de asma.

Quais são os sintomas do broncoespasmo?

O broncoespasmo é caracterizado, principalmente, pela presença de sibilos, ou seja, sons altos que lembram um assobio quando o indivíduo respira. É importante destacar, no entanto, que os sibilos ocorrem quando há um bloqueio parcial das vias aéreas, e em determinadas situações, como em casos graves, não há movimento de ar, não havendo, portanto, a sibilância.

Além do som de assobio, o paciente com broncoespasmo pode apresentar dificuldade respiratória, desconforto torácico, tosse, tontura e fraqueza.

Veja também: O que são alergias?

Perigos e tratamento do broncoespasmo

O broncoespasmo trata-se de uma condição clínica grave que deve ser tratada rapidamente e de maneira individualizada, baseando-se, dentre outros critérios, na gravidade do quadro apresentado pelo indivíduo. Segundo o Protocolo de Manejo de Broncoespasmo da Universidade Federal do Tocantins e Hospital de Doenças Tropicais:

“para se tratar o broncoespasmo é importante garantir a adequada saturação de oxigênio arterial através da suplementação de oxigênio, promover o alívio da obstrução do fluxo aéreo, reduzir a inflamação das vias respiratórias e garantir que futuras recidivas sejam prevenidas”.

Desse modo, o tratamento pode envolver oxigenioterapia e, em casos graves, a intubação orotraqueal. Os medicamentos utilizados em caso de broncoespasmo incluem corticoides e broncodilatadores. Para alguns pacientes, a utilização de antibióticos pode ser recomenda.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Asma
Já ouviu falar em asma? Clique aqui e saiba mais sobre essa doença conhecendo seus sintomas e os tratamentos disponíveis.
Bronquite
Bronquite, o que é bronquite, os brônquios, fatores que provocam a bronquite, bronquite aguda, bronquite crônica, tratamento para a bronquite, os sinais da bronquite.
Brônquios
Amplie seus conhecimentos sobre os brônquios clicando aqui. Veja aqui a função dessas estruturas, suas características e o que é a bronquite.
O que é alergia?
A alergia afeta uma grande parcela da população. Entenda o que causa essa resposta exagerada do corpo a determinados agentes.
Pneumonia
Aprenda mais sobre a pneumonia, uma doença que mata muitas pessoas anualmente. Veja aqui suas causas, sintomas e tratamento da inflamação.
Sistema respiratório
Aprenda um pouco mais a respeito do sistema respiratório clicando aqui. Neste texto conheceremos os órgãos desse sistema e os movimentos respiratórios.
video icon
Professora ao lado do texto"Acima ou a cima?"
Português
Acima ou a cima?
“Acima” ou “a cima”? Estão corretas as duas formas, mas é preciso saber se quem escreve tem a intenção de empregar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de artigo ou preposição. Veja esta videoaula para tirar suas dúvidas sobre o emprego correto da palavra ou expressão!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.