Whatsapp icon Whatsapp

Mitologia grega

Mitologia grega é o conjunto de mitos dos gregos que explicavam a sua realidade, formando os conceitos da religião politeísta que possuíam.
Ruínas de um templo construído em homenagem a Zeus, em Atenas.
Ruínas de um templo construído em homenagem a Zeus, em Atenas.

A mitologia grega é o conjunto de mitos que eram narrados, a princípio, oralmente na Grécia Antiga. Esses mitos explicavam fenômenos da natureza e valores da sociedade e também formavam a religiosidade dos gregos antigos. Os principais deuses gregos eram conhecidos como deuses olímpicos.

Saiba mais: Como é a mitologia nórdica?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Resumo sobre a mitologia grega

  • A mitologia grega reunia os mitos que eram narrados de geração para geração na Grécia Antiga.

  • Esses mitos gregos explicavam fenômenos da natureza, características de sua sociedade e origem de seus deuses.

  • Eram transmitidos oralmente, mas também foram registrados pela escrita e manifestados por meio das artes.

  • Os principais deuses gregos eram os deuses que habitavam o monte Olimpo.

  • Os gregos também acreditavam na existência de seres míticos, como a Medusa.

O que é mitologia grega?

Quando falamos em mitologia grega, estamos falando do conjunto de mitos que eram narrados na sociedade grega e que explicavam fenômenos da natureza e outros eventos, como o surgimento da Terra e dos homens, por exemplo. Naturalmente, os mitos que faziam parte da mitologia grega tinham relação direta com a religiosidade dos gregos antigos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses mitos serviam como base para a narração de eventos grandiosos da Antiguidade e aproximavam os deuses gregos da realidade material, pois eram dadas características humanas às divindades. Além disso, os mitos traziam histórias com uma lição moral, demonstrando condutas que eram aprovadas ou desaprovadas.

Como mencionado, uma das características marcantes desses mitos é a explicação que eles davam à realidade dos gregos antigos. Assim, eles serviam como justificativa para certas práticas, mas também explicavam fenômenos que estavam fora do alcance do entendimento humano.

Esses mitos eram extremamente importantes para a sociedade grega, e isso é percebido pela quantidade de pinturas e esculturas que foram realizadas em sua referência. De início, eles foram transmitidos pela oralidade de geração para geração e acredita-se que tenham se estruturado no período Pré-Homérico.

A partir do período Homérico é que alguns desses mitos foram registrados pela escrita, com destaque para as obras realizadas por Homero e Hesíodo. Homero se tornou célebre por escrever Ilíada e Odisseia, poemas que narraram a Guerra de Troia e o retorno do herói Ulisses para sua terra natal, a ilha de Ítaca.

Hesíodo, por sua vez, escreveu Teogonia e Trabalhos e Dias, poemas que narraram o surgimento dos deuses gregos e dos homens. É importante mencionar que, apesar de os mitos serem muito populares e de terem sido fundamentais para a sociedade grega antiga, existiam pessoas céticas que procuravam explicações mais racionais aos fenômenos da natureza.

Ainda assim, não podemos descartar sua importância, pois além das pinturas e esculturas que retratavam cenas da mitologia, existiam poemas (como os mencionados) e rituais de veneração realizados para diferentes divindades, além da construção de templos.

Acesse também: Micênicos — o povo que habitou a Grécia durante o período Pré-Homérico

Quem são os deuses da mitologia grega?

Um elemento central da mitologia grega eram as histórias que envolviam os deuses que formavam o panteão e que tinham papel importante na religiosidade grega. Como podemos perceber, a religião grega era politeísta, porque os gregos acreditavam em mais de um deus. Os deuses influenciavam a vida dos humanos em diferentes aspectos.

 Ilustração de todos os deuses gregos.
 Os deuses gregos possuíam forma humana e tinham os mesmos sentimentos que um humano poderia ter.

Os gregos acreditavam que os fenômenos da natureza tinham relação com os deuses, assim como os valores que faziam parte de sua vida, como justiça, sabedoria, paz, entre outros. Além disso, os gregos acreditavam que os deuses, apesar de imortais, eram parecidos com os humanos física e comportamentalmente. Assim, os deuses poderiam se apaixonar, sentir ódio, inveja, desejo, compaixão etc.

Os principais deuses da religiosidade grega eram aqueles que habitavam o Monte Olimpo e, por isso, ficaram conhecidos como deuses olímpicos. Esses deuses lá se estabeleceram depois que Zeus se rebelou contra seu pai, o titã Cronos. Esse titã era conhecido por devorar seus filhos, pois sabia que um deles se rebelaria contra ele.

Zeus escapou de ser devorado com a ajuda de sua mãe, cresceu em segurança e retornou para se vingar de seu pai e resgatar seus irmãos. Depois disso, Zeus e os outros deuses procederam com a criação da Terra, sendo que Zeus recebeu o céu, Poseidon recebeu as águas e Hades, o submundo.

Bastante conhecido e temido pelos gregos, Hades era um deus que não residia no Olimpo. Ele era reconhecido como o senhor do submundo, o local para onde iam todos que morriam. Além dele, como vimos, haviam os deuses olímpicos, cultuados pelos gregos. Vejamos quem eram esses deuses:

  • Zeus: rei dos deuses, governante do Monte Olimpo, deus do céu, do raio e do trovão.

  • Hera: rainha dos deuses, deusa do casamento, das mulheres e da família.

  • Poseidon: deus dos mares, da água e das tempestades.

  • Atena: deusa da sabedoria e do artesanato.

  • Ares: deus da guerra/violência.

  • Deméter: deusa da colheita, da agricultura e das estações.

  • Apolo: deus da luz, do Sol, da profecia, da filosofia, da poesia, da música, da arte e da praga.

  • Ártemis: deusa da caça, da virgindade e da Lua.

  • Hefesto: deus da metalurgia, do fogo, da invenção e dos vulcões.

  • Afrodite: deusa do amor, da paixão, da fertilidade e da beleza.

  • Hermes: mensageiro dos deuses, deus da viagem, do comércio, da comunicação e da diplomacia.

  • Dionísio: deus do vinho, das festas e do teatro.

Leia também: Esparta importante cidade-Estado da Grécia no período clássico

Outros seres da mitologia grega

Além dos deuses, a mitologia grega trazia uma série de outros seres míticos que estavam nas diferentes lendas. Havia os heróis, também conhecidos como semideuses por serem filhos de deuses com mortais. Esses heróis se destacavam por possuírem força ou habilidades superiores às dos seres humanos, embora também fossem mortais. Entre os heróis mais conhecidos, destacam-se:

  • Herácles (Hércules): conhecido por possuir uma superforça e por ter realizado 12 trabalhos impossíveis.

  • Teseu: conhecido por ter matado o minotauro.

  • Perseu: conhecido por decapitar Medusa.

  • Aquiles: conhecido por sua força como guerreiro e por ter sido derrotado com uma flecha no calcanhar.

Ilustração de um dos doze trabalhos de Hércules.
Hércules era um dos heróis da mitologia grega.

Além dos heróis, havia também outros seres míticos presentes na mitologia grega, como:

  • Centauros: seres com o corpo parte cavalo, parte homem.

  • Ciclopes: gigantes que possuíam apenas um olho.

  • Sereias: seres com o corpo parte ave, parte mulher que possuíam o dom de encantar os homens.

  • Medusa: monstro com forma de mulher e cabelos de serpentes que transformava em pedra aqueles que a encarassem.

  • Hidra: monstro que possuía corpo de serpente com o poder de regenerar-se quando sua cabeça era cortada. A cada vez que uma cabeça da Hidra era cortada, outras duas nasciam no lugar.

  • Esfinge: ser alado que possuía corpo de leão e cabeça de mulher conhecido por devorar todos os que não decifravam os seus enigmas.

  • Pégaso: um cavalo alado.

  • Quimera: monstro que possuía cabeça de leão, corpo de bode e cauda de dragão e que tinha o poder de soltar fogo pelas narinas.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos de Mitologia grega

Afrodite foi a deusa grega do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade.
Afrodite
Clique para conhecer mais sobre Afrodite, deusa grega do amor e da beleza. Conheça histórias dela na mitologia grega e como era o seu culto na Grécia.
Ilustração de Ares sendo ferido por Diomedes.
Ares
Clique para acessar e conhecer mais sobre Ares, deus da guerra. Entenda como ele era visto pelos gregos e como era apresentado na mitologia.
Ilustração da deusa Ártemis segurando um arco e flecha e ao lado de um veado
Ártemis
Clique no link para saber mais sobre Ártemis, deusa grega da caça e da vida selvagem. Veja detalhes sobre ela na mitologia e na religiosidade dos gregos.
Estátua da deusa Atena
Atena
Acesse o texto para saber mais sobre Atena, a deusa grega da sabedoria. Aprenda sobre seu culto e conheça menções a ela nos mitos gregos.
Ilustração da deusa grega Deméter em meio a uma plantação de trigo.
Deméter
Clique aqui e saiba detalhes sobre Deméter, a deusa grega da fertilidade. Conheça também a história do rapto de sua filha Perséfone.
Ilustração do deus Hefesto
Hefesto
Acesse o texto para conhecer mais sobre Hefesto, deus do fogo e da metalurgia para os gregos antigos. Descubra como ele é mencionado nos mitos gregos.
Hera era uma deusa respeitada entre os gregos, e existiam estátuas, santuários e templos em sua homenagem espalhados pela Grécia.
Hera
Clique e saiba mais sobre Hera, importante deusa da mitologia grega. Veja as histórias que envolviam essa divindade nos mitos gregos.
Ilustração da deusa grega Héstia, na frente de uma lareira, segurando utensílios domésticos.
Héstia
Clique aqui e saiba detalhes sobre Héstia, a deusa grega pouco mencionada nos mitos gregos que possuía grande relação com a vida doméstica.
: Medusa era uma górgona capaz de transformar em pedra aqueles que a olhavam diretamente.
Medusa
Clique aqui e saiba detalhes sobre Medusa, uma górgona presente na mitologia grega. Conheça o famoso mito a respeito de sua morte.
Estátua de Poseidon
Poseidon
Clique e acesse para conhecer mais sobre Poseidon, deus grego dos mares e dos oceanos. Veja quando se iniciou o culto a esse deus e o que a mitologia fala dele.
Zeus era o deus supremo do panteão grego e residia no Monte Olimpo.
Zeus
Saiba mais sobre Zeus, o deus supremo na religiosidade dos gregos antigos. Entenda como ele se tornou uma divindade de tamanha importância para essa civilização.
video icon
Biologia
Peroxissomos
Peroxissomos são organelas membranosas de contorno arredondado que ocorrem em células animais e de plantas. Estão diretamente ligados à oxidação de certas substâncias orgânicas, em especial ácidos graxos. São famosos por estarem relacionados com processos de desintoxicação da célula e, assim, do organismo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!