Whatsapp icon Whatsapp

África do Sul: o primeiro país africano a sediar uma Copa do Mundo de Futebol

África do Sul 2010, a Copa da superação
África do Sul 2010, a Copa da superação

Com 1.219.090 quilômetros quadrados e 50,1 milhões de habitantes, a África do Sul está localizada no extremo sul do continente africano. Esse país apresenta grande diversidade cultural e belezas naturais, no entanto, os noticiários dão mais destaque aos problemas socioeconômicos que atingem a população (fome, aids, desemprego, elevadas taxas de homicídios, etc.).

No dia 15 de maio de 2004, todas as atenções estavam voltadas para a África do Sul (dessa vez de forma positiva), pois a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) divulgou uma notícia que entrou para a história – a África do Sul foi a grande eleita para sediar a Copa do Mundo de Futebol em 2010.

Pela primeira vez o maior evento de futebol será realizado em uma nação africana, outras edições já foram organizadas em países da América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa. A edição de 2010 proporcionará a oportunidade de romper com concepções preconceituosas sobre a África do Sul, que está superando mais de quatro décadas de política racial (apartheid).

O apartheid consistiu numa política racial que não permitia o acesso dos negros às urnas, além de proibir a aquisição de terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico. Essa política de segregação racial foi promovida entre os anos de 1948 a 1994, onde se destacou a figura de Nelson Mandela como principal líder político de oposição ao apartheid. Após 16 anos do fim desse regime político, a população sul-africana comemora mais uma vitória do país – a realização da Copa do Mundo de Futebol.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Nelson Mandela segurando a taça do mundo de futebol

Esse torneio de futebol é a chance de provar que países em desenvolvimento têm plenas condições de sediar eventos dessa magnitude. A nação sul-africana tem tudo para promover um belo espetáculo, pois altos investimentos foram realizados em aeroportos, estádios de futebol, segurança e infraestrutura.

Após a Copa do Mundo, as melhorias promovidas no país devem beneficiar todos os sul-africanos e, se possível, outros países da África, através da realização de torneios continentais.

Independentemente do país campeão, a nação sul-africana será a grande vencedora, demonstrando capacidade e provando que não é apenas um país de miséria e violência, e sim uma nação rica em diversidade étnica, cultural e em biodiversidade.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
Assista às nossas videoaulas

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.