Arquimedes

Arquimedes foi um físico, inventor e matemático grego. Suas invenções ficaram famosas em todo o mundo, e algumas delas foram utilizadas como arma de guerra.

Arquimedes foi um físico, matemático e inventor nascido em 287 a.C na colônia grega de Siracusa, na Sicília. Filho do astrônomo Fídeas, ele estudou na escola de Matemática de Alexandria, na qual teve contato com o que havia de mais tecnológico na época.

Concluídos seus estudos, Arquimedes retornou a Siracusa e iniciou o desenvolvimento de seus projetos. O cientista ficou muito famoso por causa de suas revolucionárias invenções. O Parafuso de Arquimedes, utilizado para elevar água, e as catapultas, armas de guerra, são exemplos de criações desenvolvidas pelo físico. Outro importante invento do estudioso foi o uso das alavancas para mover cargas pesadas. A respeito disso, o próprio Arquimedes disse: “Deem-me um ponto de apoio e uma alavanca e eu moverei o mundo.”

História do empuxo

Uma das histórias mais famosas a respeito das descobertas de Arquimedes talvez seja a do Teorema de Arquimedes, também chamado de empuxo. Certa vez, o rei Híeron desejou oferecer uma coroa aos seus deuses. Para isso, ele contratou um ourives e deu-lhe uma porção de prata e outra de ouro em pó para que fosse feita uma coroa digna de uma oferta. Ao receber o ornamento, Híeron desconfiou da quantidade de ouro utilizada em sua fabricação e, como não havia provas para incriminar o ourives, pediu a Arquimedes que encontrasse a verdade.

Durante seu momento de banho, o cientista percebeu que, ao mergulhar seu corpo na banheira, o nível da água subia. Então, Arquimedes compreendeu que poderia encontrar a verdade a respeito da coroa. Conta ainda a história que, ao perceber que poderia solucionar a dúvida do rei, o cientista saiu correndo, completamente nu, gritando “Eureka!”, “Eureka!” (“Encontrei!”, “Encontrei!”).

Arquimedes preparou blocos de prata e ouro com o mesmo peso da coroa e, mergulhando um de cada vez em um recipiente com água, observou o aumento nos níveis do líquido. Percebendo que o volume de água deslocado pelos dois blocos era diferente, Arquimedes conseguiu determinar as massas aproximadas de ouro e prata utilizadas na confecção da coroa.

Esse experimento levou o cientista à definição do que hoje chamamos de princípio de Arquimedes: todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de uma força, vertical e ascendente, que é igual ao peso do volume de líquido deslocado pelo corpo. A força a que Arquimedes se referiu é chamada de empuxo.

Arquimedes morreu no ano de 212 a.C., durante a Segunda Guerra Púnica, quando os romanos invadiram sua cidade. Mesmo sob ordens de mantê-lo vivo, um soldado desferiu um golpe de espada contra o inventor.

Pintura de Domenico Fetti (1620) retrata Arquimedes, um dos maiores inventores do mundo
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Alberto Santos Dumont
Acesse e conheça detalhes da vida de Alberto Santos Dumont. Saiba como foi o início da sua vida, sua estandia na Europa e seus feitos na aviação!
Comprimento da Circunferência
Determinando o comprimento da circunferência de acordo com a medida do raio e do valor de π.
Uso das proporções na teoria de alavancas
Uma aplicação das proporções na disciplina de Física; teoria das alavancas
Alavanca utilizada para mover objetos pesados
Alavancas
Alavanca é uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio.
Homem flutuando na superfície da piscina
Três casos importantes do empuxo
Veja aqui os três casos importantes do empuxo e suas características gerais.
Cerca de 90% do volume total de um iceberg fica abaixo da superfície do mar
A ponta de um iceberg
Veja aqui o que é um iceberg e veja também a equação que nos permite determinar o volume da parte submersa de um iceberg.
Os grandes navios flutuam por causa do equilíbrio entre peso e empuxo
Empuxo
Clique aqui e entenda o Empuxo, força descoberta por Arquimedes e que surge sobre objetos mergulhados em fluidos.