Whatsapp icon Whatsapp

Bluetooth e infravermelho

Bluetooth e infravermelho são tecnologias de transferências de dados a distância que utilizam ondas eletromagnéticas para transportar informações.
O headset é um exemplo de tecnologia que utiliza transmissão de dados a distância
O headset é um exemplo de tecnologia que utiliza transmissão de dados a distância

Bluetooth e infravermelho são as tecnologias mais utilizadas para a transferência de dados entre dispositivos diversos, e seu uso facilita o transporte de informações e elimina a necessidade de cabos ou fios. Por mais que possuam a mesma finalidade, o Bluetooth e o infravermelho são utilizados em formas distintas.

As transferências de informações feitas por essas tecnologias são executadas a partir do uso de ondas eletromagnéticas. Essas ondas propagam-se na velocidade da luz (3,0 x108 m/s) e não necessitam de um meio para propagar-se.

Bluetooth

Nessa tecnologia, as informações são transferidas por meio de ondas de radiofrequência. Assim, após parear os dispositivos que a utilizam, os dados são enviados através de ondas que possuem frequência de 2,4 G Hz (2,4 bilhões de ondas por segundo).

As caixas de som, os fones e os headsets sem fio são exemplos de aplicações de transferências de informações feitas a partir do Bluetooth.

A empresa desenvolvedora dessa tecnologia escolheu esse nome, Bluetooth (que significa dente azul), em homenagem ao rei dinamarquês Harald Bluetooth, famoso por unir seu país à Noruega. Assim como o rei uniu duas nações, a proposta da tecnologia é conectar dispositivos na troca de informações a distância.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Infravermelho

O infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética que possui frequência menor que a da luz vermelha, por isso, não está dentro do espectro de luz visível e não pode ser percebido pelo olho humano. Os aparelhos que utilizam essa tecnologia são munidos de um emissor e um receptor de infravermelho, assim, as informações são trocadas em distâncias máximas de até 5 metros. Os controles remotos dos televisores são exemplos de transferências de informação via infravermelho.

O baixo custo dos componentes de transmissão pode ser adotado como uma vantagem do uso dessa tecnologia. A desvantagem é que qualquer objeto opaco, colocado entre o emissor e o receptor das ondas, impedirá a comunicação entre os aparelhos.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Energia das ondas eletromagnéticas
Em uma onda eletromagnética, os valores do campo elétrico e magnético variam com o tempo, oscilando entre um valor máximo e mínimo. Veja aqui como determinar a energia das ondas eletromagnéticas.
Espectro eletromagnético
Acesse e descubra o que é espectro eletromagnético. Confira aplicações cotidianas dos tipos de ondas eletromagnéticas, e aprenda mais com definições e fórmulas.
Ondas
Clique aqui e aprenda o conceito de ondas e como classificá-las de acordo com a natureza e o tipo!
Ondas de rádio
Descubra o que são ondas de rádio e quais são suas características. Confira alguns exemplos de dispositivos que fazem uso dessa radiação.
Ondas eletromagnéticas
Clique aqui e entenda o que são as ondas eletromagnéticas, aplicadas no cotidiano em celulares e na transmissão via satélite.
Ondas eletromagnéticas de Rádio
Veja o que diferencia as ondas de rádio das demais ondas eletromagnéticas e saiba o comprimento e a frequência de suas ondas.
Raios ultravioleta e raios X
Veja aqui o que são raios ultravioleta e raios X e suas principais características.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.