Whatsapp icon Whatsapp

Freios ABS

Os freios ABS são mais eficientes que os convencionais, pois não geram travamento das rodas, mas trabalham com a redução da rotação, evitando deslizamento.
Os freios ABS evitam o travamento das rodas, impedindo o deslizamento do veículo
Os freios ABS evitam o travamento das rodas, impedindo o deslizamento do veículo

O sistema de freios do tipo ABS (Antilock Brake System – Sistema de freio antibloqueio) é mais eficiente que os freios convencionais, a tambor ou a disco, pois não travam as rodas, o que evita o deslizamento dos pneus sobre o asfalto.

O espaço de frenagem, espaço necessário para que o veículo possa parar, é significativamente reduzido com o uso de freios ABS, o que torna esse tipo de equipamento mais seguro. Tendo isso em vista, em 2014, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu que todos os carros fabricados no Brasil devem conter airbag e freios ABS.

Espaço de frenagem

O espaço de frenagem é a distância necessária para que, após acionados os freios, um veículo consiga parar. O travamento das rodas faz com que os pneus deslizem sobre o asfalto, deixando o espaço de frenagem mais elevado. Os freios ABS trabalham com a diminuição da rotação das rodas e impedem seu travamento, assim, o deslizamento sobre o solo é impedido e o espaço de frenagem é reduzido.

A determinação do espaço de frenagem é feita por meio da equação de Torricelli:

Os termos dessa equação possuem a seguinte definição:

v = Velocidade final do móvel (m/s);

v0 = Velocidade inicial do móvel (m/s);

a = Aceleração (m/s2);

Δs = Espaço percorrido (m).

A velocidade final do automóvel após a frenagem é zero, a aceleração deve ser negativa, pois o veículo sofre uma desaceleração, e o espaço percorrido é justamente o chamado espaço de frenagem. Dessa forma, tem-se que:

A partir da definição da segunda lei de Newton e conhecendo a ideia de força de atrito, podemos determinar a aceleração da seguinte forma:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabendo que, nesse caso, a força normal (N) pode ser substituída pela força peso, pode-se substituir a definição anterior de aceleração na equação que determina o espaço de frenagem. Assim, teremos:

A grandeza representada por μ corresponde ao coeficiente de atrito, grandeza adimensional que caracteriza uma superfície, indicando se ela oferece muito ou pouco atrito. Se um objeto estiver em repouso sobre determinada superfície, o coeficiente de atrito será chamado de estático (μE). Se o objeto estiver movimentando-se, as forças de atrito possuirão menor valor e o coeficiente será definido como coeficiente de atrito cinético (μC).

Os valores dos coeficientes de atrito estático são sempre maiores que os valores do coeficiente de atrito cinético. Percebe-se que o esforço necessário para colocar um objeto em movimento é maior que aquele feito para mantê-lo em movimento, o que evidencia essa diferença. Dessa forma, podemos escrever que:

Caso exista deslizamento entre os pneus e o solo, o atrito será classificado como dinâmico, pois um único ponto do pneu é arrastado. Os freios ABS não permitem o travamento das rodas, assim, a cada instante, um ponto diferente do pneu está no solo, o que determina a existência de atrito estático. Perceba que o espaço de frenagem é inversamente proporcional ao coeficiente de atrito, sendo assim, o atrito estático, por ser maior, determina um menor espaço de frenagem.

O funcionamento dos freios ABS proporciona a prevalência do atrito estático, o que faz com que o espaço de frenagem seja reduzido, traz segurança aos passageiros dos veículos e evita acidentes de trânsito.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A diferença entre frear e parar
A Física faz parte do nosso cotidiano até mesmo no ato de frear um automóvel. Você sabe qual é a diferença entre frear e parar? Confira!
A força de atrito do ar sobre carros
Entenda o que entra em jogo quando se trata de calcular a força de resistência do ar.
Consumo de combustível de um automóvel
Clique e aprenda a calcular o consumo médio de combustível de um automóvel por meio de exemplos simples!
Mecanismo dos Airbags
Conheça a reação química presente neste salva-vidas.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.