Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Mecânica
  4. Força normal

Força normal

Força normal é a força de reação que uma superfície exerce sobre qualquer corpo que lhe aplica uma força. Quando andamos, por exemplo, fazemos força contra o chão. O chão, por sua vez, aplica sobre nossos pés uma força normal, que atua sempre na direção perpendicular (ângulo de 90º) à superfície.

Veja também: Leis de Newton – fórmulas, definições e exercícios resolvidos

Fórmula da força normal

A força normal não tem uma fórmula específica, uma vez que ela pode variar de acordo com o caso estudado. Para calculá-la, é preciso aplicar a segunda lei de Newton a cada situação e determinar quais são as forças ou componentes de forças que atuam em cada direção.

O caso mais simples que envolve o cálculo da força normal é aquele em que um corpo repousa apoiado em uma superfície lisa e horizontal, em uma região onde há gravidade. Nesse caso, a força normal é igual, em módulo, ao peso desse corpo.

No plano, a força normal e peso têm o mesmo módulo, caso não haja outras forças na direção. vertical.
No plano, a força normal e peso têm o mesmo módulo, caso não haja outras forças na direção. vertical.

Força normal e força peso

Quando um objeto repousa sobre uma superfície horizontal, a força peso, que o puxa para baixo, faz com que esse objeto comprima a superfície, que “responde”, produzindo sobre tal objeto uma força de reação, chamada de força normal.

Apesar de a força normal e a força peso atuarem na mesma direção e terem sentidos opostos, essas duas forças não são um par de ação e reação, simplesmente porque atuam sobre o mesmo corpo. De acordo com a 3ª lei de Newton, as forças de ação e reação atuam sempre em corpos diferentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Força normal no plano inclinado

O plano inclinado é comum em uma grande quantidade de situações e exercícios. Ele consiste em um plano reto que é rotacionado em um ângulo em relação à direção horizontal. No plano inclinado, a força normal é menor do que na situação em que o corpo é apoiado sobre uma superfície horizontal. Isso ocorre porque, nesse caso, a força normal se cancela apenas com a componente vertical da força peso.

Nesse caso, a força normal equivale à componente vertical da força peso, ou seja:

P – força peso

Py – componente y da força peso

Leia também: Forças dissipativas — aquelas que ocasionam “perdas” de energia mecânica

Exercícios resolvidos sobre força normal

Questão 1 — Um corpo de massa igual a 5,0 kg encontra-se em repouso e apoiado sobre uma superfície perfeitamente horizontal. Determine a intensidade da força de reação normal que atua sobre esse corpo. Use g = 10 m/s².

a) 200 N

b) 100 N

c) 25 N

d) 50 N

Resolução:

Letra D.

Como o corpo encontra-se em repouso e, consequentemente, na condição de equilíbrio de forças, a resultante vertical, dada pela diferença entre as forças normal e peso, é nula. Sendo assim, a força normal tem módulo igual ao peso desse corpo.

Questão 2 — Um objeto de 5,0 kg encontra-se apoiado sobre um plano inclinado que faz um ângulo de 60º com a direção horizontal. Determine a intensidade da força normal que o plano inclinado produz sobre tal objeto. Use g = 10 m/s².

a) 100 N

b) 12,5 N

c) 50 N

d) 25 N

Resolução:

Letra D.

O objeto apoiado sobre o plano inclinado sofre a ação de uma força que é perpendicular à superfície desse plano e que, portanto, corresponde à componente vertical da força peso.

Questão 3 — Um objeto de 5,0 kg está apoiado sobre uma superfície plana e horizontal, então, uma força de 5 N passa a ser aplicada sobre esse bloco, na direção vertical e apontando para baixo. Determine a intensidade da força normal que atua sobre esse bloco. Use g = 10 m/s².

a) 15 N

b) 25 N

c) 30 N

d) 55 N

Resolução:

Letra D.

Além da força peso, há uma força de 5 N atuando para baixo e, ainda assim, o bloco continua em repouso. Portanto, a resultante das forças normal — que aponta para cima —, peso e a força de 5 N — que apontam para baixo — é nula.

Publicado por: Rafael Helerbrock
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
As leis de Newton possuem enunciados simples, porém possuem detalhes que se ignorados podem gerar erros conceituais
A terceira lei de Newton e a relação entre forças peso e normal
Clique e entenda porque a força normal não é uma reação da força peso.
Aceleração da gravidade
Descubra o que é a aceleração da gravidade, conheça as fórmulas usadas para calculá-la, e confira exercícios resolvidos sobre aceleração gravitacional.
Várias forças podem atuar sobre um corpo, e cada uma realizará o trabalho
Calculando o trabalho realizado por várias forças
Você sabe o que é trabalho em Física? Aprenda a determinar o valor dessa energia quando realizada com várias forças e entenda a importância dessa grandeza.
Conservação da energia mecânica
Descubra o que é conservação da energia mecânica. Aprenda as fórmulas usadas para calcular a energia mecânica, confira também exemplos e exercícios resolvidos.
A força peso de um salto de bungee jumping realiza um trabalho motor em que há aumento de energia cinética
Cálculo do trabalho da força peso
Você sabe determinar o trabalho da força peso? Clique aqui e conheça a equação que determina o valor dessa grandeza.
Decomposição de forças em duas componentes perpendiculares Fx e Fy
Decomposição de forças
Estudando a decomposição vetorial de forças usando métodos gráficos e análise matemática.
Energia
Você sabe o que é energia? Conheça a definição de energia segundo a física. Confira quais são os diferentes tipos de energia. Entenda o que é a conservação da energia.
Força centrípeta
Entenda o que é força centrípeta, conheça as fórmulas usadas para calculá-la, e confira alguns exemplos em que ela atua bem como exercícios resolvidos.
O simples ato de caminhar só é possível por causa da força de atrito
Força de Atrito
Clique aqui e veja a definição de força de atrito, conheça seus tipos e saiba como ela é calculada.
Força peso
Você sabe o que é a força peso? Acesse e aprenda a calculá-la, bem como entenda a relação dela com a gravitação universal. Confira ainda exercícios resolvidos.
Leis de Newton
Acesse o artigo e confira uma introdução às leis de Newton, entenda os conceitos de força e aceleração, descubra aplicações, e confira exercícios resolvidos.
Aparelho que utiliza a lâmpada estroboscópica
Lâmpada estroboscópica
Saiba mais sobre a lâmpada estroboscópica e suas aplicações clicando aqui!
A ideia de força está ligada a ações como puxar, empurrar, quebrar, entre outras
O que é força?
Você sabe definir o que é uma força? Clique aqui e veja quais são as principais características e efeitos dessa grandeza sobre os corpos.
Através do princípio de Pascal, pôde-se construir o elevador hidráulico
Prensa hidráulica
Veja como podemos aplicar o princípio de Pascal em uma prensa hidráulica.
Quem é o mais pesado? Algodão ou chumbo?
Quem é o mais pesado: 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
Quem é o mais pesado? Você sabia que, apesar de terem massas e pesos iguais, amostras contendo 1 kg de chumbo e 1 kg de algodão podem apresentar medidas diferentes quando colocadas em uma balança? Ela tende a pender para o lado do chumbo, como se esse fosse mais pesado. Ficou curioso? Acesse o artigo e saiba o porquê.
Segunda lei de Newton
Conheça mais sobre a 2ª lei de Newton. Confira qual é a fórmula usada por essa lei, conheça os conceitos de força, massa e aceleração e estude com exercícios resolvidos!
No choque de uma bola com um rosto, por exemplo, a interação entre os corpos provoca forças de ação e reação
Terceira Lei de Newton
Você conhece a lei da ação e reação ou terceira lei de Newton? Clique aqui e entenda a relação dela com as forças de interação entre corpos.