Whatsapp icon Whatsapp

Aurora boreal

A aurora boreal é um fenômeno atmosférico que acontece somente no norte do planeta e é caracterizado pela formação de desenhos luminosos e coloridos no céu.
Vista de uma aurora boreal em uma floresta canadense.
A aurora boreal é um fenômeno óptico que ocorre no Hemisfério Norte.

A aurora boreal é um fenômeno caracterizado pela formação de luzes coloridas no céu. A ocorrência desse fenômeno está ligada à interação entre os ventos solares e elementos químicos, especialmente na camada da atmosfera chamada de termosfera. A aurora boreal ocorre somente no Hemisfério Norte do planeta. Já a aurora austral ocorre em localidades do extremo sul do Hemisfério Sul.

Leia também: Sol da meia-noite — o fenômeno em que o Sol fica visível 24 horas por dia

Resumo sobre aurora boreal

  • A aurora boreal acontece devido à interação química entre os ventos solares e os gases atmosféricos presentes na termosfera.

  • Possui características bastante diversificadas em termos de luz e formato devido às diferentes interações químicas que ocorrem na atmosfera durante a sua formação.

  • Ocorre em localidades dos Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.

  • O fenômeno da aurora recebe o nome de aurora austral se ocorre em localidades situadas no extremo sul do Hemisfério Sul do planeta Terra.

  • O Brasil está localizado em uma zona de baixa e média latitude, logo não é possível visualizar a ocorrência da aurora boreal no país.

O que é aurora boreal?

A aurora boreal é um fenômeno de origem óptica caracterizado pela formação de desenhos luminosos no céu, com cores e formatos diversos, que ocorrem no período noturno. Ela se desenvolve na termosfera e pode ser observada em uma altura mínima de 60 km.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como acontece a aurora boreal?

O fenômeno da aurora tem origem em reações químicas oriundas do contato dos ventos solares com elementos da atmosfera terrestre. Logo, é um fenômeno produzido pela interação entre a energia emitida pelo Sol por meio dos ventos solares junto de elementos químicos presentes nos gases da atmosfera, que produzem diversas formas luminosas no céu. Essa interação ocorre especialmente na termosfera, camada da atmosfera que recebe com intensidade os ventos solares, produzindo assim as auroras boreais.

Quais são as características da aurora boreal?

 Aurora boreal no céu de Fairbanks, uma cidade no Alasca.
As auroras boreais ocorrem em formas e cores distintas.

A aurora boreal é caracterizada pela formação de eventos luminosos no céu, compostos por diferentes cores e formatos, que são fruto da interação dos gases atmosféricos com a energia solar. A diversidade de cores presente nas auroras boreais advém das reações químicas que acontecem na termosfera, em meio aos diferentes elementos químicos presentes nessa camada, que reagem com a energia solar.

As chamadas tempestades solares têm o potencial de aumentar a ocorrência das auroras boreais, visto que elas aumentam a quantidade de energia solar recebida pelo planeta. Esse fenômeno ocorre sempre nas localidades de maior latitude, sendo assim chamado de boreal. Por mais que também aconteçam durante o dia, as auroras boreais são mais facilmente visíveis à noite, mediante a ausência de luz natural.

Onde acontece a aurora boreal?

A aurora boreal ocorre somente em regiões localizadas em altas latitudes do Hemisfério Norte do planeta. O nome do fenômeno é justamente uma referência à sua localização, visto que o termo “boreal” é um dos sinônimos utilizados para “norte”. Portanto, a aurora boreal ocorre nas seguintes localidades:

Diferenças entre aurora boreal e aurora austral

A aurora boreal é um fenômeno que ocorre somente no Hemisfério Norte do globo, ou seja, em latitudes bastante elevadas no ponto boreal do planeta. Por sua vez, a aurora que ocorre na porção sul terrestre recebe o nome de aurora austral, sendo que o termo “austral” é um dos sinônimos para o ponto cardeal sul. Por causa da localização, a visualização da aurora austral é possível nos seguintes países: Chile, Argentina, Austrália e Nova Zelândia, além do continente Antártica.

Saiba mais: Física das auroras polares — dinâmica das auroras que ocorrem nos polos do planeta Terra

Podemos ver a aurora boreal no Brasil?

Em razão da localização geográfica do Brasil, em uma porção de latitude intermediária do planeta, não é possível visualizar o fenômeno da aurora boreal no país. O Brasil está situado em uma zona de baixas e médias latitudes, predominantemente na faixa tropical do globo, onde não ocorre o fenômeno da aurora.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Atmosfera terrestre
Entenda um pouco mais sobre a atmosfera, camada gasosa que circunda a Terra. Ela é composta por diferentes gases, como oxigênio e nitrogênio, que são mantidos pela gravidade. O conteúdo do texto a seguir falará sobre as principais funções da atmosfera, as características de suas camadas e sua composição.
Aurora Polar
O que é aurora polar, como se dá a formação da aurora, as características da aurora polar, as relações mitológicas envolvendo a aurora polar.
Camadas da Atmosfera
Entenda um pouco mais sobre as camadas da atmosfera, suas características gerais e o uso delas pelo homem.
Física das auroras polares
Clique aqui e compreenda o que são as auroras polares e as leis da Física envolvidas na ocorrência desse maravilhoso fenômeno.
O Sol da Meia Noite
O Sol da Meia Noite, O que é o Sol da Meia Noite, Como ocorre o Sol da Meia Noite, O Sol da Meia Noite e a incidência de sol, O Sol da Meia Noite e a inclinação da Terra, O Sol da Meia Noite e as estações do ano.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!