Princípio de Huygens
Christian Huygens (1629-1695) foi um matemático, físico e astrônomo holandês que patenteou o primeiro relógio de pêndulo (1656), produziu potentes lentes capazes de detectar uma das luas de Saturno e desenvolveu trabalhos relacionados à teoria ondulatória da luz.
O chamado princípio de Huygens diz que cada ponto em uma frente de onda funciona como uma nova fonte, produzindo ondas que se propagam com a mesma frequência, velocidade e na mesma direção das ondas originais.
A imagem acima representa ondas propagando-se na superfície da água, por exemplo. Cada linha corresponde a uma frente de onda que se desloca para a direita. De acordo com o princípio de Huygens, cada ponto destacado na frente de onda comporta-se como uma nova fonte, o que faz com que a frente de onda mantenha seu formato, desde que não existam obstáculos a serem superados.
Esse princípio está por trás da explicação do fenômeno da difração, segundo o qual as ondas possuem a capacidade de contornar obstáculos.
Ondas sofrendo difração
Na imagem acima, as frentes de ondas paralelas sofrem difração ao passar pela fenda. Pode-se perceber que as ondulações atingem as regiões opostas aos obstáculos, e isso é possível porque cada ponto das frentes de onda comporta-se como fonte de novas ondas, obedecendo ao princípio estabelecido por Huygens.