Whatsapp icon Whatsapp

Granizo

Granizos são fenômenos atmosféricos recorrentes que ocorrem mediante condições específicas de temperatura e umidade em nuvens de elevada altitude.
O granizo é uma forma de precipitação de água da chuva em pequenos blocos de gelo.
O granizo é uma forma de precipitação de água da chuva em pequenos blocos de gelo.

 Granizo é uma formação de água em estado sólido que ocorre em nuvens com condições específicas, precipitando-se dessa forma na superfície terrestre. Sua formação é concretizada em nuvens de elevada altitude mediante a ação de elementos e fatores climáticos diversos, com destaque para as baixas temperaturas.

As chuvas de granizo são formadas principalmente em zonas equatoriais e têm grande potencial de causar danos às comunidades humanas. Elas geram inúmeros prejuízos econômicos, com destaque para perdas na agricultura. O granizo possui tamanhos variados e é uma das formas de precipitação de água.

Veja também: Altitude, latitude e clima — como se relacionam?

Resumo sobre granizo

  • O granizo é uma forma de precipitação gerada pelo congelamento de água em nuvens de elevada altitude.

  • Sua formação ocorre em condições específicas na atmosfera, como as baixas temperaturas.

  • Possui características diversas em termos de diâmetro, sendo tipicamente esférico e com superfície irregular.

  • As chuvas de granizo são formadas mediante a atuação de agentes do clima, como a temperatura e a umidade.

  • Um evento atmosférico de chuva de granizo tem o potencial de causar grandes prejuízos econômicos e humanos.

  • Há o registro de blocos de granizo de grandes dimensões precipitados em eventos chuvosos ao redor do mundo.

O que é granizo?

O granizo é a precipitação de água em formato sólido, ou seja, na forma de pequenos blocos de gelo. A partir da formação do granizo em nuvens de grandes altitudes, mediante condições climáticas específicas, ocorre a sua precipitação. Essa forma de precipitação é bastante comum em diversas áreas do planeta, sendo mais frequente nas regiões equatoriais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o granizo é formado?

O granizo é formado por meio da solidificação da água, principalmente em nuvens cumulonimbus, em condições bastante específicas. A formação do granizo necessita de temperaturas muito baixas e de intensa circulação do vento. As temperaturas negativas e as correntes de ar contribuem diretamente para a solidificação da água presente nas nuvens, que, a partir da aquisição de um peso específico, precipita na superfície terrestre no formato de pequenos blocos de gelo.

Saiba mais: O que são as correntes marítimas?

Quais as características do granizo?

Granizos são corpos sólidos transparentes formados por água. Eles têm tamanhos variados e superfícies irregulares. O tamanho de um granizo pode variar de 0,5 cm a 5 cm de diâmetro. Já o seu formato é tipicamente esférico com superfícies notadamente irregulares.

Régua medindo os vários tamanhos de granizo no chão.
Os granizos têm tamanhos diversos e formatos tipicamente esféricos.

Como as chuvas de granizo são formadas?

A formação de uma chuva de granizo ocorre do mesmo modo que outros tipos de precipitação, como a da água em formato líquido ou ainda da neve, ou seja, ocorre pelo processo do ciclo da água na Terra.

Em específico, as chuvas de granizo são provocadas por um tipo de nuvem, a cumulonimbus, que ocorre prioritariamente em zonas equatoriais. Esse tipo de nuvem se situa em altas altitudes, condição que facilita o congelamento devido à baixa temperatura atmosférica.

As chuvas de granizo variam conforme a sua intensidade e durabilidade. Tais características são influenciadas por fatores climáticos e por elementos climáticos como:

Quais as precauções com o granizo?

A precipitação de granizo pode incorrer em grandes prejuízos para a população e as atividades humanas. Sua intensidade, bastante variável pela influência de aspectos geográficos, pode causar graves danos em comunidades inteiras. Desse modo, os sistemas de previsão atmosférica e de defesa civil devem contribuir para sua previsibilidade e consequente divulgação para a população, a fim de evitar maiores prejuízos.

 Grandes “pedras” de granizo caindo sobre um carro.
As chuvas de granizo causam prejuízos em objetos diversos, como os automóveis.

Em âmbito produtivo, as chuvas de granizo provocam grandes prejuízos em plantações agrícolas, incluindo a destruição completa de plantações de hortaliças e de frutíferas. Por sua vez, tal chuva tem o potencial de causar danos significativos em equipamentos urbanos, como residências e comércios. Há ainda o registro de prejuízos com granizos em objetos, como automóveis. Portanto, durante a ocorrência desse evento atmosférico, é necessário procurar um abrigo sólido, com cobertura segura, a fim de evitar maiores danos.

Leia também: Chuva ácida — as precipitações com elevado grau de acidez

Quais foram os maiores granizos já registrados?

Os granizos têm tamanhos variados, entre 0,5 cm e 5 cm de diâmetro, e considerados diminutos. Porém, ao longo do tempo, foram registrados diversos eventos atmosféricos que culminaram na queda de granizos de tamanhos muito maiores.

Um exemplo foi um granizo encontrado nos Estados Unidos (2010) que tinha 20 centímetros de diâmetro. Eventos extremos com quedas de granizo de grandes dimensões também já foram registrados em Bangladesh (1986) e na Argentina (2018).

No Brasil, as chuvas de granizo são muito comuns, especialmente no verão. Por exemplo, em 1985, uma chuva de granizo de alta magnitude atingiu o leste de Minas Gerais. Esse tipo de tempestade também é bastante comum no Sul do país. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Água: abundante no planeta, escassa para o homem
A distribuição da água no mundo
A distribuição da água no mundo em termos quantitativos e geográficos.
Zona úmida do aquífero Guarani em Entre Rios, na Argentina
Aquífero Guarani
Leia sobre as principais características do aquífero Guarani. Veja uma análise sobre as fragilidades econômicas e ambientais dessa importante reserva de água doce.
Imagem dos Alpes, na Suíça. Um exemplo de dobramento moderno
Dobramentos modernos
Entenda, de forma prática, o que são e como se originaram as estruturas geológicas conhecidas por dobramentos modernos.
O clima é a conjunção dos diferentes elementos climáticos
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Imagem de satélite de um ciclone, um tipo de fenômeno atmosférico
Fenômenos atmosféricos
Conheça alguns dos principais fenômenos atmosféricos que se manifestam, tais como o efeito estufa, a inversão térmica, os ciclones e muitos outros.
Nuvem do tipo Cumulus (Cu)
Nuvens
Entenda o que são as nuvens e confira os seus dez principais tipos, imagens ilustrativas e as suas características principais!
Esboço do processo que desenvolve o ciclo da água.
O ciclo da água
O ciclo da água, O que é o ciclo da água, estados físicos da água, etapas do ciclo da água, ciclo da água e evaporação, ciclo da água e a evapotranspiração, ciclo da água e atmosfera, ciclo da água e o lençol freático.
Oceano Pacífico
Saiba mais sobre o Oceano Pacífico, o maior e mais profundo oceano do planeta. Confira suas características, ilhas, curiosidades e mais!
Imagens de satélite importante na previsão do tempo.
Previsão do tempo
Previsão do tempo, O que é a Previsão do tempo, O que é meteorologia, O que é estação meteorológica, Os instrumentos utilizados na Previsão do tempo, A importância da Previsão do tempo.
Classificação do relevo submarino
Relevo Submarino
Clique aqui e aprenda como ocorre a divisão do relevo submarino!
Terra, lugar onde abriga vida.
Terra, o planeta da vida
Terra, o planeta da vida, A localização do planeta Terra, Terra o planeta da água, Os mistérios do interior da Terra, As energias do interior da Terra, As camadas da Terra, As contribuições provenientes das energias do interior da Terra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.