Whatsapp icon Whatsapp

Tundra

A tundra é um bioma localizado em áreas de alta latitude, no extremo norte do planeta, em regiões como o Canadá e a Rússia. A vegetação da tundra é marcada pela presença de espécies vegetais de pequeno porte, como musgos e líquens. Suas plantas apresentam grande resistência às baixas temperaturas típicas desse bioma. Além disso, os animais que habitam a tundra também possuem mecanismos de sobrevivência ao clima frio.

 Na tundra, há a existência de dois tipos climáticos: o polar, típico da tundra ártica, e o frio de montanha, registrado na tundra alpina. Uma singularidade desse bioma é o processo de congelamento do seu solo. Também vale destacar que a tundra é recorrentemente confundida com a taiga, porém são biomas distintos, que possuem grandes diferenças em aspectos climáticos e vegetacionais.

Leia também: Quais são os principais biomas brasileiros?

Características da tundra

  • Localização da tundra

A tundra é um bioma típico de ambientes frios. Dessa maneira, está localizada em partes das áreas temperadas e polares da superfície terrestre, ou seja, em regiões de elevada latitude. Logo, a vegetação da tundra está distribuída ao longo do extremo norte do planeta, em áreas de clima polar e também de clima frio de montanha, nas porções setentrionais da América, Europa e Ásia, assim como em toda a região do Ártico.

No caso da tundra ártica, caracterizada pelo clima polar, a sua ocorrência é registrada em países como:

- Canadá,

- Noruega,

- Suécia,

- Finlândia,

- Dinamarca e

- Rússia.

Já a tundra alpina, de clima frio de montanha, está presente nos Alpes, região de elevada altitude na porção central da Europa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Vegetação da tundra

O nome tundra, que tem origem na língua finlandesa, é traduzido como “planície sem árvores”. Dessa maneira, remete às características vegetais do bioma, formado unicamente por gramíneas e arbustos. A vegetação da tundra é caracterizada por espécies vegetais de pequeno porte e é formada por plantas rasteiras que possuem alta adaptabilidade às baixas temperaturas e ao congelamento de suas folhas.

A vegetação da tundra permanece por cerca de nove meses congelada. Durante o período de verão, a pequena elevação das temperaturas permite o descongelamento das plantas. Ademais, são plantas extremamente resistentes aos períodos secos, assim como à ocorrência de ventos fortes e precipitações de neve.

  • Flora da tundra

As plantas da tundra possuem uma grande adaptabilidade às características climáticas desse bioma, marcado pelas baixas temperaturas, baixo volume de incidência solar e também pela pequena quantidade de chuvas. Ademais, são plantas de pequeno porte, uma vez que as condições climáticas impedem o desenvolvimento de espécies vegetais de maior porte, como as árvores. São exemplos de espécies vegetais da tundra:

- musgos;

- quens;

- gramíneas;

- arbustos;

- charneca.

No verão, em razão do descongelamento do solo, crescem sobre a tundra diversas espécies de gramíneas. [1]
No verão, em razão do descongelamento do solo, crescem sobre a tundra diversas espécies de gramíneas. [1]
  • Fauna da tundra

As espécies animais da tundra possuem como principal característica a grande resistência às condições climáticas e alimentícias inóspitas, marcadas pelo clima extremamente frio e pela baixa disponibilidade de recursos alimentícios. Dessa maneira, os animais da tundra apresentam estratégias de sobrevivência às condições locais, como o processo de hibernação, realizado por alguns insetos, por exemplo. Além disso, é comum a migração de aves para regiões mais quentes, especialmente durante o rigoroso inverno da tundra. São animais que habitam o bioma tundra:

- urso-polar;

- lobo-ártico;

- lebre-ártica;

- lêmingues;

- coruja-das-neves.

  • Solo da tundra

O tipo de solo que ocorre na tundra é chamado de pergelissolo, também conhecido pelo nome de permafrost. A sua principal característica é o seu congelamento. O pergelissolo fica congelado por até nove meses, e o seu processo de descongelamento ocorre no verão, quando as temperaturas na tundra sofrem uma pequena elevação.

Além desse aspecto, são elementos pedológicos desse solo a pequena profundidade e a baixa capacidade de filtragem. Portanto, o solo da tundra é considerado de baixa fertilidade, em razão dos seus elementos naturais, mas também pela baixa presença de matéria orgânica. As plantas presentes na tundra são de pequeno porte, com raízes pouco desenvolvidas em razão do solo raso, cenário que resulta em um baixíssimo acúmulo de matéria orgânica vegetal.

O solo da tundra permanece a maior parte do ano congelado. No verão, com o ligeiro aumento das temperaturas, ocorre o seu descongelamento.
O solo da tundra permanece a maior parte do ano congelado. No verão, com o ligeiro aumento das temperaturas, ocorre o seu descongelamento.
  • Clima da tundra

A tundra é considerada o bioma mais frio da Terra. Os tipos climáticos da tundra são o polar, no caso da tundra ártica; e o frio de montanha, no caso da tundra alpina. No geral, são tipos climáticos marcados por baixíssimas temperaturas. No inverno, a temperatura pode atingir -30 ºC; no verão, estação mais quente do ano, as temperaturas máximas atingem 10 ºC.

Ademais, são aspectos climáticos da tundra:

- o baixo volume de precipitação;

- a baixa umidade do ar;

- a pequena amplitude térmica; e

- a baixa capacidade de evaporação das porções de água.

São comuns ainda a formação de fortes correntes de ar, provocando ventos intensos, assim como volumes elevados e constantes de precipitação de neve.

Veja também: Qual a diferença entre tempo e clima?

Tipos de tundra

O bioma tundra é dividido de acordo com dois elementos naturais, sendo eles a sua localização geográfica e o seu tipo climático. Os dois tipos de tundra são:

  • tundra ártica: localiza-se nas regiões de clima polar, situadas no extremo norte da América, da Europa e da Ásia;

  • tundra alpina: situa-se em regiões de clima frio de montanha, em especial nos Alpes, cadeia montanhosa localizada na região central do continente europeu.

A tundra alpina ocorre em regiões de elevada altitude e de clima frio de montanha, como os Alpes Suíços.
A tundra alpina ocorre em regiões de elevada altitude e de clima frio de montanha, como os Alpes Suíços.

Diferenças entre tundra e taiga

Os biomas tundra e taiga são típicos de regiões frias e marcados por características como baixas temperaturas, recorrentes precipitações de neve, grande uniformidade vegetal, entre outras. Porém, eles são biomas distintos e apresentam diferenças significativas de localização, clima e vegetação. A tundra está localizada no extremo norte do planeta, enquanto a taiga está situada em faixas de latitude intermediária, notadamente na faixa temperada do globo.

Por sua vez, a tundra apresenta temperaturas muito baixas, típicas de clima polar, sendo o inverno longo e muito rigoroso. Já a taiga apresenta clima frio, mas com temperaturas um pouco mais elevadas, principalmente no verão.

Além disso, na taiga, há um maior índice de luminosidade e de precipitação. Por fim, a vegetação da tundra é rasteira. Já a taiga é formada por espécies vegetais de grande porte, principalmente árvores, como pinheiros.

Para saber mais detalhes sobre esse outro bioma presente no Hemisfério Norte, leia: Taiga.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (Unemat) Leia o texto:

É o bioma mais jovem da Terra. Suas áreas de ocorrência são as regiões próximas ao oceano ártico [...]. Possui ecossistemas cuja composição botânica é influenciada pelas condições do solo e do clima. O solo fica congelado a maior parte do ano [...] a temperatura mais alta não ultrapassa os 10ºC. Suas principais espécies são os musgos e os líquens, plantas rasteiras, pois as árvores não sobrevivem nesse tipo de clima.

(ALMEIDA e RIGOLIN, 2006).

A que bioma terrestre o texto se refere?

A) Floresta temperada.

B) Pradarias.

C) Tundra.

D) Estepes.

E) Taiga ou floresta boreal.

Resolução

Alternativa C. A tundra está localizada em regiões de alta latitude, no norte do planeta. Ela possui como solo o pergelissolo, caracterizado pelo seu processo de congelamento. O seu clima é marcado por temperaturas muito baixas, e sua vegetação, por espécies de pequeno porte.

Questão 2 – (IFTO 2017) “Nesses locais, a vegetação é constituída por musgos e líquens. A neve cobre o solo durante quase todo o ano, exceto nos três meses de verão, quando a temperatura chega, no máximo, a 10 ºC”.

Entre os biomas abaixo, qual deles se refere ao texto acima?

A) Floresta tropical.

B) Taiga.

C) Deserto.

D) Savana.

E) Tundra.

Resolução

Alternativa E. O bioma tundra é marcado pelo congelamento do seu solo na maior parte do ano. Essa característica impede o crescimento de espécies vegetais de maior porte, por isso a vegetação da tundra é formada tipicamente por gramíneas.

Crédito da imagem

[1] Linda Szeto / Shutterstock  

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Área da Patagônia argentina coberta pela vegetação do tipo estepe.
Estepes
Formação vegetal constituída basicamente por gramíneas.
Água: abundante no planeta, escassa para o homem
A distribuição da água no mundo
A distribuição da água no mundo em termos quantitativos e geográficos.
O Alasca é cheio de peculiaridades
Alasca
Conheça as principais características do Alasca, estado dos Estados Unidos que é cheio de particularidades interessantes.
O planeta Terra apresenta uma grande variedade de biomas
Biomas
Clique aqui e conheça os biomas aquáticos e terrestres do planeta Terra!
Temperaturas negativas, baixa umidade e precipitações são características do clima polar
Clima polar
Conheça o clima polar, que apresenta belíssimas paisagens e baixíssimas temperaturas.
Constelação Órion conhecida como Três Marias
Constelações
Constelações, o que é constelação, as constelações antigamente, a determinação do zodíaco, o que é o zodíaco, as constelações boreais, a utilização das constelações, a constelação mais popular do Brasil.
Deserto.
Desertos
Clique aqui e conheça as características e os principais desertos do mundo!
O relevo corresponde a irregularidade da superfície terrestre
Formação e Transformação do Relevo
Formação e Transformação do Relevo, O que é relevo, Quais são os fatores de formação do relevo, Como o relevo pode ser transformado, Os processos erosivos sofridos pelo relevo, A classificação de erosão.
Planície do Pampa, localizada entre Brasil e Argentina
Planícies
Aprenda mais sobre a forma de relevo conhecida como planície, que é encontrada não só em território brasileiro, mas também em todo o mundo. Este texto abordará a definição de planície, os processos que a originaram e suas particularidades. Venha conhecer também a maior planície alagável do mundo.
Cobertura vegetal de pradarias.
Pradarias
Formação vegetal desprovida de espécie arbórea.
A vegetação da savana apresenta arbustos, árvores de pequeno porte e plantas rasteiras
Savanas
Saiba mais sobre a savana, uma vegetação rica e diversa presente na África e também no Brasil.
Taiga
Veja os principais aspectos físicos da taiga. Entenda mais sobre a vegetação característica desse bioma e o seu emprego em diversas atividades industriais.
video icon
Filosofia
O Esquadrão Suicida: contrato social e valores morais
O Esquadrão Suicida (meio continuação e meio reboot de Esquadrão Suicida) estreia com grandes promessas. Vem comigo e vamos fazer uma análise desse filme com base na filosofia, pois tem muita coisa legal para a gente falar!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.