Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Agosto
  4. Dia Internacional dos Povos Indígenas – 09 de agosto

Dia Internacional dos Povos Indígenas – 09 de agosto

Criado em 1995, o Dia Internacional dos Povos Indígenas busca garantir autodeterminação e os direitos humanos às diversas etnias indígenas do planeta.

Em 09 de agosto, é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A criação da data comemorativa pela Organização das Nações Unidas (ONU) pretende garantir condições de existência minimamente dignas aos povos indígenas de todo o planeta, principalmente no que se refere aos seus direitos à autodeterminação de suas condições de vida e cultura, bem como a garantia aos direitos humanos.

A data foi criada por decreto da ONU em 09 de agosto de 1995, como resultado da atuação de representantes de povos indígenas de diversos locais do globo terrestre. Essa atuação visava criar condições para a interrupção dos ataques sofridos pelos povos indígenas em seus territórios, após mais de quinhentos anos da expansão das formas de sociabilidade impostas aos indígenas pelos povos de origem europeia, principalmente.

Após a publicação do decreto, foram constituídos grupos de trabalho para a elaboração de uma declaração da ONU sobre o tema. Em 29 de julho de 2006, o Conselho de Direitos Humanos da entidade internacional aprovou o texto da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Um ano depois, em 13 de setembro de 2007, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Declaração.

Um dos principais objetivos da declaração é garantir aos diversos povos indígenas do mundo a autodeterminação, sem que sejam forçados a tomar qualquer atitude contra a sua vontade, como expresso no artigo 3º: “Os povos indígenas têm direito à autodeterminação. Em virtude desse direito determinam livremente sua condição política e buscam livremente seu desenvolvimento econômico, social e cultural.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já no artigo 1º da Declaração é garantido às diversas etnias indígenas “o pleno desfrute de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais reconhecidos pela Carta das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o direito internacional dos direitos humanos.” Dessa forma, a ONU possibilita a equiparação dos direitos das etnias indígenas com os direitos que são garantidos pela entidade aos demais povos e etnias do mundo.

A publicação dessa declaração é um avanço para os povos indígenas, principalmente após o ataque generalizado que sofreram a mando das classes dominantes da Europa após o processo de expansão verificado com as grandes navegações, no século XV. A promulgação da Declaração é um apoio à resistência econômica, política, religiosa e cultural que as diversas etnias indígenas ainda mantêm.

No caso brasileiro, é um importante apoio aos cerca de 850 mil indígenas que habitam o território nacional, divididos em mais de 200 etnias, segundo o levantamento feito pelo Censo Demográfico do IBGE, realizado em 2010.

O direito a uma velhice digna é um dos objetivos do Dia Internacional dos Povos Indígenas
O direito a uma velhice digna é um dos objetivos do Dia Internacional dos Povos Indígenas
Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Assuntos relacionados
Dia dos Pais
Saiba como e quando surgiram as comemorações do Dia dos Pais no Brasil e no mundo.
O Dia do Folclore é celebrado, no Brasil, em 22 de agosto
22 de Agosto - Dia do Folclore
Saiba por que o Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto e o que isso tem a ver com a origem da própria palavra folclore.
A população indígena no Brasil concentra-se principalmente na Região Norte do país.
População indígena no Brasil
Conheça um pouco mais sobre a população indígena no Brasil, quantos indígenas habitam o território brasileiro, quantas são as etnias e quais as mais populosas.
O saci-pererê é um ser do folclore brasileiro conhecido por fazer inúmeras travessuras.
Saci-pererê
Clique e acesse para conhecer detalhes sobre a lenda do saci-pererê, uma das mais famosas do nosso folclore. Veja a origem e a influência de Monteiro Lobato nela.
O curupira é personagem de uma lenda do folclore brasileiro que surgiu nos povos indígenas e que foi relatada, pela primeira vez, no século XVI.
Curupira
Clique para saber mais sobre a lenda do curupira! Aprenda sobre a origem dessa lenda e qual é o significado do nome desse ser do folclore brasileiro.
Aeronáutica, Artilheiros da Marinha, Cavalaria e Infantaria do Exército
Dia do Soldado
A origem da data e importantes considerações sobre defesa.
No dia 3 de agosto, celebra-se, no Brasil, o fim da censura e o retorno da liberdade de expressão
03 de agosto – Fim da censura no Brasil
Saiba por que o Fim da censura no Brasil é celebrado em 03 de agosto e o que isso tem a ver com o fim do Regime Militar.
Selos “Olho de Boi” e "Campeões do Mundo de Futebol do século 20"
Dia do Selo
Surgimento dos serviços postais no Brasil.
A Justiça é cega para aplicar as leis em igualdade para todos
Dia do Advogado
Duas datas para comemorar o sucesso da profissão.
Trabalho de feirante – lavoura e feira livre
Dia do Feirante
Homenagem aos produtores e vendedores de hortifrutigranjeiros.