Região Norte

O território brasileiro além de ser dividido em estados também é regionalizado. O país possui cinco Regiões: Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

A Região Norte ocupa uma extensa área Amazônica que relativamente se encontra preservada, além de apresentar porções de outros tipos de vegetações, tais como o cerrado, mata dos cocais, campos e vegetação litorânea. Contudo, a formação vegetal que mais se destaca é a floresta Amazônica.

A Região em questão possui a maior extensão territorial, ocupa uma área de 3.853 327,2 km2, isso representa cerca de 45% de todo território brasileiro no qual abriga aproximadamente 7,6% da população nacional, ou seja, 15.864.454 habitantes. Somente o estado de São Paulo possui cerca de 41,2 milhões de habitantes, isso deixa explícita a irregularidade na distribuição da população no território nacional.

Na área estão presentes os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins. Todos os estados que compõem a região Norte detém uma baixíssima densidade demográfica, algo em torno de 4,1 hab/Km2.

Uma característica marcante dessa Região é o clima equatorial no qual desenvolve elevadas temperaturas o ano todo, chuvas abundantes, além da predominância de planície que é cortada por um grande número de rios.

O processo de ocupação na Região Norte ocorreu de forma efetiva no decorrer do século XX, a partir da iniciativa governamental de povoamento que instituiu diversos projetos de desenvolvimento. Apesar dos esforços empregados, esse processo tem ocorrido sem nenhum tipo de planejamento, fugindo das mãos do poder político e dos órgãos de fiscalização, isso vem produzindo prejuízos e problemas socioambientais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Mapa da região Norte com seus respectivos estados e capitais.
Mapa da região Norte com seus respectivos estados e capitais.
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A importância da atividade agropecuária para a economia e a sociedade.
Agronegócios
Agronegócios, O que é Agronegócio, O que desenvolve o Agronegócio, Quais atividades fazem parte do Agronegócio, A participação econômica do Agronegócios, Onde atua os Agronegócios.
O Brasil é dividido em cinco regiões segundo suas particularidades.
Regiões do Brasil
Saiba quais são as cinco regiões do Brasil e suas principais características físicas, econômicas e sociais. Conheça também os estados pertencentes a cada região.
Acre
Você sabia que o Acre foi o último território anexado ao Brasil? Clique e confira!
Bairro da Liberdade, em São Paulo
A população da região Sudeste
Clique aqui e conheça as características da população do Sudeste do Brasil!
A cidade de Manaus teve um grande crescimento após a criação da Zona Franca
Zona Franca de Manaus
Entenda o que é a Zona Franca de Manaus, os tipos de indústria que ela abriga e alguns dos seus aspectos históricos e gerais.
O Aquífero Alter do Chão encontra-se entre os recursos hídricos da Região Amazônica
Aquífero Alter do Chão
Confira os aspectos gerais do Aquífero Alter do Chão, como localização, utilização e as medidas necessárias para a sua conservação.
O mapa político do Brasil representa as unidades federativas que compõem o território brasileiro.
Mapa do Brasil
Veja vários tipos de mapas do Brasil, com diferentes focos e informações. Aqui você conferirá o mapa político, o mapa com estados e capitais e muito mais!
Brasil
Aprenda mais sobre o Brasil. Conheça mais sobre seus aspectos geográficos, como vegetação, relevo, clima. Relembre quais são os seus estados e regiões.
O trabalho no campo brasileiro
O Trabalho e a Terra no Brasil
O Trabalho e a Terra no Brasil, Como ocorre o Trabalho e a Terra no Brasil, As lutas de trabalhadores no campo, As lutas pela posse da terra no Brasil, As divergências entre trabalho e capital no campo brasileiro.
O Agreste se localiza entre o litoral e o sertão
Agreste
Conheça as características gerais do Agreste, sub-região do nordeste brasileiro.