As Metrópoles Norte Americanas
Nos Estados Unidos o nordeste é a região mais urbanizada, área que compreende o Sun Belt no qual deu origem a grandes metrópoles como Boston e Washington.
As metrópoles têm uma configuração espacial, a cidade é dividida em centro, centro periférico e periferia. O centro corresponde à área onde estão os principais centros comerciais, as repartições públicas, os shoppings, as instituições financeiras etc., o centro periférico são lugares onde estão presentes as pessoas marginalizadas, os cortiços, as gangues, os traficantes, as prostitutas, os mendigos, enfim, os excluídos, a periferia corresponde aos bairros residenciais com ruas largas e providas de infra-estrutura onde vivem pessoas com bom poder aquisitivo. Percebe-se claramente uma segregação espacial e social no arranjo dos núcleos urbanos norte americanos.
Tendo em vista o estágio econômico e a condição de maior potência mundial, os EUA enfrentam problemas relacionados à pobreza, atualmente são aproximadamente 48 milhões de americanos pobres, geralmente são os negros e imigrantes, os dois são extremamente discriminados, pois existe no país um grande sentimento racista.
Um problema constante enfrentado pelos Estados Unidos é a questão dos imigrantes que entram ilegalmente e desenvolvem atividades informais, pois não podem ser descobertos por que correm o risco de ser deportados, hoje o país tem adotado uma rigorosa política de imigração, um exemplo é a intensa fiscalização nas fronteiras, principalmente com o México.
O modelo de desenvolvimento norte americano é bastante questionável por ser incompatível com a preservação ambiental, além de constituir uma constante marginalização e discriminação em várias estâncias.
Em suma o modelo de desenvolvimento é questionável, pois estimula o aumento constante do consumo, mesmo que isso resulte na degradação ambiental e social.