Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. As Metrópoles Norte Americanas

As Metrópoles Norte Americanas

Nos Estados Unidos o nordeste é a região mais urbanizada, área que compreende o Sun Belt no qual deu origem a grandes metrópoles como Boston e Washington.

As metrópoles têm uma configuração espacial, a cidade é dividida em centro, centro periférico e periferia. O centro corresponde à área onde estão os principais centros comerciais, as repartições públicas, os shoppings, as instituições financeiras etc., o centro periférico são lugares onde estão presentes as pessoas marginalizadas, os cortiços, as gangues, os traficantes, as prostitutas, os mendigos, enfim, os excluídos, a periferia corresponde aos bairros residenciais com ruas largas e providas de infra-estrutura onde vivem pessoas com bom poder aquisitivo. Percebe-se claramente uma segregação espacial e social no arranjo dos núcleos urbanos norte americanos.

Tendo em vista o estágio econômico e a condição de maior potência mundial, os EUA enfrentam problemas relacionados à pobreza, atualmente são aproximadamente 48 milhões de americanos pobres, geralmente são os negros e imigrantes, os dois são extremamente discriminados, pois existe no país um grande sentimento racista.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 Um problema constante enfrentado pelos Estados Unidos é a questão dos imigrantes que entram ilegalmente e desenvolvem atividades informais, pois não podem ser descobertos por que correm o risco de ser deportados, hoje o país tem adotado uma rigorosa política de imigração, um exemplo é a intensa fiscalização nas fronteiras, principalmente com o México.

O modelo de desenvolvimento norte americano é bastante questionável por ser incompatível com a preservação ambiental, além de constituir uma constante marginalização e discriminação em várias estâncias.

Em suma o modelo de desenvolvimento é questionável, pois estimula o aumento constante do consumo, mesmo que isso resulte na degradação ambiental e social.

A configuração das grandes cidades brasileiras
A configuração das grandes cidades brasileiras
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Tsunami provocado pelo terremoto no Japão
O Terremoto no Japão
As consequências do pior terremoto já registrado no Japão.
Nova York, o principal exemplo de metrópole no mundo
Metrópole
Você conhece a definição de metrópole? Gostaria de conferir alguns exemplos? Clique e informe-se sobre o conceito e os tipos de metrópoles no Brasil e no mundo.
Guerrilheiros sudanenses armados
Conflito de Darfur
Conflito de Darfur, O que é o Conflito de Darfur, Como se desenvolveu o Conflito de Darfur, Quais os motivos que levaram ao Conflito de Darfur, Conflito de Darfur e as rivalidades étnicas, Conflito de Darfur e as diversões religiosas.
Bandeira da Áustria
Áustria
Clique aqui e conheça as principais características da Áustria!
Bandeira da Bolívia
Bolívia
O país que possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano da América do Sul.
Copenhague, capital da dinamarquesa
Dinamarca
Clique aqui e conheça os principais aspectos referentes à Dinamarca, um país europeu!
Bucareste, capital da Romênia
Romênia
Localizada nos Bálcãs, a Romênia é o único país do Leste Europeu de língua neolatina.