Whatsapp icon Whatsapp

Centro da Terra

O centro da Terra é sólido, com uma aparência possivelmente semelhante à de uma bola de ferro, com altas temperaturas e rotação acelerada.
O centro da Terra possui elevadas temperaturas e é inatingível para o ser humano
O centro da Terra possui elevadas temperaturas e é inatingível para o ser humano

O centro da Terra – ou, mais precisamente, o núcleo terrestre – encontra-se a uma profundidade que vai de 5100 km até 6370 km. Ele costuma ser dividido em núcleo externo e núcleo interno, em virtude de suas variações em termos de composição do seu estado físico.

Ao contrário do que muitos imaginam, o núcleo interno é sólido, constituído basicamente por NIFE (Níquel e Ferro). Por isso, os indícios apontam que o centro da Terra seja uma grande bola de ferro envolvida por uma camada de rochas em estado líquido.

Por que o centro da Terra é sólido?

O centro da Terra é sólido porque a força da pressão é tão esmagadora que os seus efeitos sobrepõem-se aos das temperaturas, evitando com que as moléculas permaneçam em estado de agitação. Essa pressão elevada contribuiu para o registro de médias térmicas semelhantes às existentes no sol.

Até pouco tempo, os cientistas acreditavam que a temperatura do centro da Terra era de 5.000ºC, mas, em 2013, descobriu-se que essa temperatura é, na verdade, de 6.000ºC, mil a mais do que o estimado.

Qual é a influência que o centro da Terra possui sobre nós?

O comportamento do núcleo terrestre atua de diferentes formas sobre nós. A primeira delas é o movimento das placas tectônicas. Como o núcleo é muito quente, ele aquece o magma que se encontra mais próximo, tornando-o menos denso e fazendo com que ele suba, enquanto o magma mais superior, que é mais “frio”, desce.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse processo é cíclico e atua como se fosse uma esteira, fazendo com que as placas movimentem-se, interferindo, assim, na moldura do nosso relevo. Outro efeito desse processo é a ação do vulcanismo, que está relacionada com o tectonismo.

Somam-se a isso os efeitos do magnetismo da Terra. É a partir da movimentação e composição do núcleo interno que os polos magnéticos do nosso planeta existem, atuando na proteção de nossa atmosfera da radiação solar, contribuindo, portanto, para a manutenção da vida.

Análises realizadas através do emprego de instrumentos, como alguns modernos sismógrafos, apontam que o núcleo interno gira em uma velocidade maior que a do movimento de rotação terrestre, o que indica que a Terra girava mais rapidamente bilhões de anos atrás. Como o núcleo interno está submerso em uma camada líquida (o núcleo externo), ele manteve a sua velocidade anterior.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Camadas da Terra
Conheça as três grandes camadas que formam o Planeta Terra. Saiba mais sobre a formação, a estruturação e a composição da crosta terrestre, do manto e do núcleo.
Campo Magnético Terrestre
Conheça mais sobre o campo magnético terrestre, que impede a entrada de partículas solares capazes de prejudicar as telecomunicações.
Campo gravitacional
Veja aqui as características básicas do campo gravitacional gerado pela Terra e como calculá-lo.
O interior da Terra
Conhecer o que existe no interior da Terra é um questionamento antigo, confira!
Planeta Terra
Conheça algumas curiosidades sobre nosso planeta. Entenda como são formadas as estruturas interna e externa da Terra. Identifique os movimentos terrestres.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.