Whatsapp icon Whatsapp

Camadas da Terra

As camadas da Terra são a crosta terrestre, o manto e o núcleo. Essas três camadas formam a composição do planeta Terra e possuem características distintas entre si.

A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta. Nela ocorre o desenvolvimento das atividades humanas. Já o manto é a camada intermediária terrestre, formado por rochas de densidade mediana e responsável pela formação do magma. Por fim, o núcleo é a camada mais interna do planeta, sendo formado basicamente por ferro e níquel.

As camadas da Terra, em especial o manto e o núcleo, ainda são pouco conhecidas pela ciência, uma vez que as suas características naturais, além das limitações técnicas dos equipamentos humanos, não permitem a sua exploração por completo.

Veja também: Movimentos da Terra — quais são e efeitos

Quais são as camadas da Terra?

O planeta Terra possui três grandes camadas:

  • crosta terrestre;
  • manto;
  • núcleo.

No caso do manto e do núcleo, eles ainda podem ser divididos em manto superior e inferior, assim como em núcleo externo e núcleo interno. Essas divisões ocorrem em razão da grande espessura dessas camadas e pelas particularidades que caracterizam cada uma delas. A ilustração abaixo mostra a divisão das camadas da Terra.

O Planeta Terra possui três grandes camadas: crosta terrestre, manto e núcleo.
O Planeta Terra possui três grandes camadas: crosta terrestre, manto e núcleo.

O estudo das camadas da Terra, comumente empregado na Geografia, na Biologia e na Geologia, é realizado por meio de sondagens subterrâneas. Porém, como é sabido, a grande espessura das camadas, assim como as dificuldades técnicas de exploração impossibilitam um maior conhecimento dessas estruturas, em especial do manto e do núcleo. Desse modo, os cientistas procuram alternativas viáveis para uma melhor compreensão das camadas terrestres, como o estudo das ondas sísmicas internas do planeta, que permitem, a partir das suas medições e análises, traçar hipóteses sobre a formação, a espessura e a composição de cada uma dessas camadas. Segue abaixo as principais características de cada uma das camadas da Terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Crosta terrestre

A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta Terra. É considerada a camada terrestre mais importante, uma vez que é na crosta que são desenvolvidas as atividades humanas, assim como são registradas as ocorrências dos diferentes fenômenos geográficos.

Ela é a menor camada em espessura, quando comparada com as demais, e o seu tamanho é variável, podendo chegar até 40 quilômetros de profundidade. A sua composição é predominantemente de material rochoso, sendo as rochas da crosta formadas por minerais, como a sílica e o alumínio.

A crosta pode ser dividida entre partes continentais e oceânicas, e a sua estrutura é toda fragmentada, formando as chamadas placas tectônicas. Essas placas flutuam sobre o manto, mais precisamente na astenosfera, camada de transição entre a crosta e o manto superior. A partir da movimentação dessas placas na astenosfera, ocorrem diversos fenômenos geológicos, como os terremotos. A separação entre a crosta terrestre e o manto é dada pela Descontinuidade de Mohorovicic. Para saber mais sobre essa camada, leia: Crosta terrestre.

  • Manto

Logo abaixo da crosta, há a camada do manto terrestre. O manto é a camada mais profunda do planeta e é comumente dividido em manto superior e manto inferior. As temperaturas no manto podem chegar até a 2.000 ºC.

Essa camada é composta basicamente por rochas com densidade intermediária, compostas por minerais como silício e magnésio. No caso do manto superior, essas rochas possuem um estado pastoso, em razão do calor que irradia do manto inferior e do núcleo. É a partir do manto superior que o magma é expelido pelos vulcões. O manto superior é responsável ainda pela movimentação das placas tectônicas que formam a crosta.

Já em relação ao manto inferior, a sua estruturação é basicamente líquida, uma vez que as rochas presentes nessa camada se dissolvem, em razão do calor proveniente do núcleo. A Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg marca a passagem do manto inferior para o núcleo. Para saber mais sobre essa camada, leia: Manto terrestre.

A lava expelida pelos vulcões têm sua origem no manto terrestre.
A lava expelida pelos vulcões têm sua origem no manto terrestre.
  • Núcleo

O núcleo é a camada mais interna do planeta Terra. Ele é basicamente formado por ferro e níquel, sendo dividido em núcleo externo e interno. A parte externa do núcleo possui temperaturas próximas a 3.000 ºC e possui uma composição líquida, em razão das altas temperaturas registradas no interior da Terra. Já o núcleo interno, apesar de registrar temperaturas de até 6.000ºC, é sólido, devido à alta pressão no ponto mais interno da Terra.

Essa é a camada menos conhecida do planeta, já que, em razão das suas características naturais e de limitações técnicas, é a mais difícil de ser estudada. O núcleo é apontado por muitos cientistas como o ponto de origem do magnetismo terrestre, uma vez que a sua movimentação gera uma corrente elétrica, resultando na formação de um campo magnético. Para saber mais sobre essa camada, leia: Núcleo terrestre.

Leia também: Por que vulcões entram em erupção?

Exercícios resolvidos

Questão 1

(UFJF) Leia o fragmento de texto a seguir:

Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.

Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbé J. L. Giraud-Soulavie in PRESS, frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se AFIRMAR que:

a) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica, dividida em duas seções.

b) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas.

c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas descontinuidade.

d) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.

e) o núcleo divide-se em duas partes — superior e inferior — e seu material é o magma.

Resolução: Alternativa C. A Descontinuidade de Mohorovicic marca a separação entre a crosta terrestre e o manto. Já a Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg indica a divisão entre o manto e o núcleo. Essas descontinuidades possuem características específicas, que marcam a passagem de uma camada para a outra, sendo descobertas por meio do estudo das ondas sísmicas produzidas pelo planeta.

Questão 2

(UFCG) […] a crosta terrestre está para a Terra na mesma proporção que a casca de ovo está para o ovo. A clara e a gema do ovo podem ser comparadas às camadas internas da Terra, representadas pelo manto e pelo núcleo.

ROSS, Jurandyr L. S. Geografia do Brasil. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2005.

Analisando as características e a dinâmica da estrutura geológica da Terra, é CORRETO afirmar que:

a) a litosfera compreende um corpo não estático. Ela é constituída pela crosta continental e pela crosta oceânica.

b) a crosta terrestre, chamada de litosfera, corresponde à camada mais superficial, fluida e espessa da Terra.

c) o manto de composição sólida dominante e de elevada temperatura compreende a camada mais susceptível a abalos sísmicos.

d) o núcleo, chamado de orosfera, de composição magmática, corresponde à camada mais rígida e complexa da Terra.

e) o manto da Terra, formado por rochas basálticas graníticas, estrutura-se a partir de combinações físico-químicas estáticas.

Resolução: Alternativa A. A litosfera, também chamada de crosta terrestre, é a camada mais externa da Terra. Ela é formada por porções terrestres e oceânicas, sendo não estática, uma vez que nela ocorrem diversos fenômenos geológicos, como o tectonismo e o vulcanismo.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A Terra é plana?
A Terra é plana ou esférica? Clique aqui e conheça algumas evidências que comprovam qual é o real formato do nosso planeta.
As principais Placas Tectônicas
Clique aqui e conheça quais são as principais placas tectônicas da Terra!
Centro da Terra
Conheça o centro da Terra e entenda a sua composição, características e demais dinâmicas.
Crosta terrestre
Saiba quais são as principais características da crosta terrestre. Veja como funciona a dinâmica estrutural dessa porção importante da formação do planeta.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Fósseis
Clique aqui e saiba quais são as principais características dos fósseis. Descubra como são formados e entenda a importância que possuem.
Manto terrestre
Clique aqui, saiba quais são as principais características do manto e descubra a composição, as partes e a dinâmica da camada intermediária do planeta.
Movimentos da Terra
Aprenda mais sobre os movimentos da Terra. Descubra quais são os principais movimentos realizados pelo planeta e suas principais características.
Núcleo terrestre
Clique aqui, descubra como é formado o núcleo terrestre, saiba quais são suas principais características e entenda qual é a sua dinâmica e a sua importância.
video icon
"Matemática do Zero | Terno Pitagórico" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Terno Pitagórico
Nessa aula veremos que o terno pitagórico são os triângulos retângulos que possuem as medidas dos lados sendo números inteiros. A ideia dos ternos pitagóricos é facilitar a resolução de questões e diminuir os cálculos aplicando semelhança de triângulos.