Whatsapp icon Whatsapp

Degelo

O degelo é uma das consequências do aquecimento global. A Groenlândia é um exemplo de área que está sendo bastante afetada por esse fenômeno.

O constante processo de elevação da temperatura média global, desencadeado principalmente pela intensificação do efeito estufa, está provocando uma série de fenômenos maléficos ao meio ambiente, como é o caso do degelo, uma das consequências do aquecimento global.

As regiões polares são as mais atingidas pelo degelo, pois o derretimento dessas áreas está ocorrendo de forma muito rápida. Conforme cientistas ambientais, o degelo agrava ainda mais o aquecimento da Terra, haja vista que durante esse processo ocorre a liberação de gases prejudiciais ao meio ambiente.

Pesquisas realizadas confirmam que o Oceano Ártico teve sua área reduzida em 14%, além da camada de gelo ter se tornado 40% mais fina. A Antártida, por sua vez, perdeu 3 mil quilômetros quadrados de extensão, em consequência de uma elevação de 2,5 °C desde 1940. Com o derretimento das calotas do Ártico e da Antártica, uma grande camada de água, proveniente do gelo, fluirá para os oceanos, podendo contribuir para a elevação do nível do mar. Tal ocorrência ameaça milhões de pessoas em todo o mundo

Outra área bastante afetada pelo degelo é a Groelândia. Conforme pesquisa divulgada pela revista Science, o degelo na Groelândia triplicou nos últimos anos. Atualmente, o gelo dessa região derrete a um ritmo muito acelerado, sendo que esse processo tem se intensificado desde 2004.


Degelo na Groelândia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conforme dados da Worldwatch Institute, as principais cordilheiras do mundo estão sofrendo significativas reduções em massa de gelo e neve. Monitoramentos revelam que as geleiras dos Alpes recuaram cerca de 35%. Um artigo da revista britânica Science, de outubro de 2002, afirma que a capa de neve a qual cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer em 20 anos.

De acordo com cientistas da Universidade de Edimburgo e da Universidade de Londres, a quantidade de gelo derretido chega a 125 trilhões de toneladas por ano. Fato que proporciona um aumento no nível do mar, que, apesar de ser de poucos centímetros em algumas regiões, já é o suficiente para promover um desequilíbrio ambiental. Em 2010, o nível dos oceanos deverá estar aproximadamente um metro acima do que estava previsto pelo Painel do Clima das Nações Unidas (IPCC).

A elevação da temperatura global está afetando o equilíbrio ambiental, atingindo todos os tipos de vida. Várias espécies de animais marinhos e peixes estão ameaçadas pelo degelo. Um exemplo bastante representativo é a redução do gelo na Antártica, a qual fez com que a população de pinguins diminuísse em 33%.

Calcula-se que aproximadamente 200 milhões de indivíduos serão afetados com o aumento do nível do mar, e que 60% da população residente em áreas costeiras terão que migrar para outras regiões.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Temperaturas negativas, baixa umidade e precipitações são características do clima polar
Clima polar
Conheça o clima polar, que apresenta belíssimas paisagens e baixíssimas temperaturas.
Em vermelho, a influência do El Niño.
El Niño
El Niño, o que é El Niño, influência do El Niño sobre a temperatura mundial, efeitos do El Niño no clima.
Localização da Fossa Oceânica mais Profunda
Fossa Oceânica
Fossa Oceânica, o que é fossa oceânica, as principais fossas oceânicas, a fossa oceânica mais profunda, a formação de fossas oceânicas, características das fossas oceânicas, moradores das fossas oceânicas.
As frentes de ar podem ser decisivas para determinar as condições meteorológicas de um local
Frentes de ar
Como se formam e quais são os tipos de frentes de ar? Leia e aprenda!
O mundo estaria entrando em um novo período de glaciação?
Glaciação
Você já ouviu falar em Glaciação? Quais são as suas causas? Clique e confira uma síntese explicativa!
Oceano Pacífico
Saiba mais sobre o Oceano Pacífico, o maior e mais profundo oceano do planeta. Confira suas características, ilhas, curiosidades e mais!
O continente europeu possui diversas penínsulas, como a Península Itálica e a Península Ibérica
Península
Clique aqui e entenda o que é uma península, como ela se forma e as principais ocorrências.
Os polos norte e sul da Terra
Polos da Terra
Conheça os polos da Terra e saiba mais sobre a região do Ártico e o continente antártico.
O movimento de rotação terrestre é responsável pela sucessão dos dias e das noites
Rotação da Terra
Entenda como funciona a rotação terrestre e compreenda a importância e as causas desse movimento.
Tornado: redemoinhos atmosféricos
Tornado
Clique aqui e conheça as características de formação de um tornado!
video icon
Filosofia
“Elogio da Loucura”, de Erasmo de Roterdã
Erasmo de Roterdã escreveu um dos livros mais influentes de nossa cultura moderna: “Elogio da Loucura”. Em tom satírico, Roterdã conseguiu tecer duras críticas à Igreja Católica. Confira a nossa aula sobre esse livro!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!