Tornado
Tornado é um fenômeno natural meteorológico que se forma em grandes nuvens de tempestade com forte cisalhamento dos ventos. Eles são caracterizados por um funil de ventos giratórios e em alta velocidade que apresentam elevado poder de destruição. O tornado somente é chamado assim se o seu funil toca o solo. Por se formar em nuvens de tempestade, podemos dizer que o encontro de massas de ar com aspectos opostos é a principal causa dos tornados.
Com ventos entre 117 e 511 km/h, os tornados podem destelhar edifícios, destruir residências, arrancar árvores do solo e provocar perdas humanas, por isso a prevenção contra seus danos, seguindo as orientações da autoridade local, é de extrema importância.
Leia também: Furacão — um tipo de ciclone caracterizado pela ocorrência de movimentos giratórios de ar
Resumo sobre tornados
- Tornado é um fenômeno natural meteorológico caracterizado pela formação de uma coluna de ventos que rotacionam em alta velocidade ao redor de um centro de baixa pressão.
- A coluna do tornado tem formato de funil, e se forma a partir de uma nuvem de tempestade. Somente quando o funil toca o solo é que o fenômeno recebe o nome de tornado.
- O encontro de duas massas de ar com características opostas (uma quente e a outra fria) e o cisalhamento do vento são as causas da formação do tornado.
- Os tornados têm entre 100 metros e 2 quilômetros de diâmetro, enquanto a velocidade de seus ventos varia entre 117 e 511 km/h.
- A classificação dos tornados é feita por meio da Escala Fujita, criada em 1971, que leva em consideração a velocidade e o potencial de destruição do tornado.
- As consequências de um tornado variam desde o destelhamento parcial de residências até o arranque de árvores e postes do solo, a destruição de casas e as perdas humanas.
- Prevenir-se de tornados é fundamental em áreas de risco, e isso é feito indo para áreas rebaixadas, mantendo-se longe de portas e janelas de vidro e se protegendo em cômodos com paredes de concreto.
O que é tornado?
Tornado é um tipo de fenômeno natural meteorológico caracterizado por ventos em alta velocidade que giram em torno de um centro de baixa pressão atmosférica, formando uma estrutura que se assemelha a um funil. Essa estrutura é também chamada de vórtex, e se origina em grandes nuvens de tempestade. Cabe salientar que os tornados apenas recebem esse nome quanto a ponta do funil toca o solo. Portanto, trata-se de um fenômeno típico de áreas continentais.
Como o tornado é formado?
Um tornado é formado a partir de nuvens de tempestade que são denominadas supercélulas de tempestade. Essas nuvens, como as cumulonimbus, são oriundas do encontro de duas massas de ar com temperaturas distintas, ou seja, uma massa de ar quente se choca com uma massa de ar fria e dá início aos processos de condensação e convecção que são típicos das formações de nuvens. Entretanto, quando uma parte do ar quente consegue, de fato, entrar na massa de ar frio, ele inicia um movimento rotativo no seu interior.
O ar quente rotaciona, em um primeiro momento, na posição horizontal, e à medida que ele ganha velocidade, ele se desloca gradualmente até ficar na vertical. A mudança de planos em que a coluna de ar está é um fenômeno denominado cisalhamento. À medida que esse ar quente rotaciona, ele acaba atraindo o ar subjacente, que se junta a essa coluna e ganha mais velocidade. Tem-se, assim, a formação de um centro de baixa pressão.
Em concomitância com a formação de um funil de ar giratório em alta velocidade, que passa a ser observado na base na nuvem, acontece a condensação das partículas de gelo em suspensão na atmosfera em sua porção mais elevada, dando corpo a essa célula de tempestade. O funil se torna mais longo à medida que a velocidade dos ventos aumenta, e novas porções de ar se aglutinam a ele. Quando ele se torna longa o suficiente para tocar o solo, essa estrutura recebe o nome de tornado.
Quais as causas do tornado?
Os tornados são causados pelos mesmos fatores que dão origem às grandes células de tempestade:
- Encontro massas de ar com características opostas: uma massa fria e densa e outra massa quente e de menor densidade.
- Formação de um centro de baixa pressão atmosférica: o qual atrai o ar de áreas com elevada pressão e dá origem às correntes de vento que passam a girar em torno desse centro.
Características do tornado
Os tornados são fenômenos muito particulares e que podem ser facilmente identificados na natureza, o que se deve a características como:
- Estrutura em forma de funil que se estende da base de uma nuvem de tempestade até o solo, com altura máxima de um quilômetro.
- Diâmetro que varia entre 100 metros e 2 quilômetros, sempre apesentando sua base menor do que o topo.
- Ventos com velocidades que variam entre 117 km/h e 530 km/h.
- Diminuição gradual da velocidade dos ventos a partir do momento em que o funil toca o solo, com tempo de dissipação que chega até 20 minutos no máximo.
- Fenômeno natural com elevado poder de destruição, apesar de sua curta duração.
Classificação do tornado
Os tornados são classificados de acordo com a Escala Fujita, criada pelo meteorologista nipo-estadunidense Tetsuya Theodore Fujita (1920-1998) no ano de 1971. Essa escala leva em consideração a velocidade dos ventos e o seu potencial de destruição, dividindo-os nos seis diferentes níveis que estão descritos na tabela abaixo.
Escala Fujita |
|||
Classificação dos tornados |
Intensidade do tornado |
Velocidade dos ventos |
Potencial de destruição |
F0 |
Fraco |
Até 116 km/h |
Muito baixo |
F1 |
Fraco |
117 a 180 km/h |
Moderado |
F2 |
Forte |
181 a 252 km/h |
Considerável |
F3 |
Forte |
253 a 331 km/h |
Severo |
F4 |
Violento |
332 a 418 km/h |
Devastador |
F5 |
Violento |
419 a 511 km/h |
Extremo |
Quais os tipos de tornado?
Segundo a sua área de formação e o formato, identificam-se sete diferentes tipos de tornado:
- Tornado corda: apresenta um funil muito fino e contorcido, semelhante a uma corda.
- Tornado de cone: a base do funil, que se encontra na base da nuvem, apresenta maior amplitude do que o topo do funil (que toca o solo), dando origem a um cone.
- Tornado cunha: também apresenta formato de cone, mas é maior e mais destrutivo.
- Tornado de vórtex duplo: apresenta vários funis (ou vórtex) que giram em torno de um principal, que é maior do que os demais.
- Tornado satélite: semelhante ao tornado de vórtex duplo, o tornado satélite apresenta outros tornados menores no seu entorno, mas eles giram de maneira independente do tornado de maior dimensão (ou principal).
- Tromba d’água: tornados que se formam sobre um corpo d’água (desde lagos e rios a oceanos), mas que não estão ligados a nenhuma célula de tempestade. Sua duração é menor que a de um tornado convencional.
- Landspout: pode-se dizer que o landspout é um tipo de tromba d’água que se forma sobre a terra firme, e que não apresenta a estrutura visível de um vórtex.
Quais as diferenças entre tornado, ciclone, furacão e tufão?
Os tornados podem ser compreendidos como um tipo específico de ciclone. Nesse sentido, o termo “ciclone” designa todos os fenômenos caracterizados por uma coluna de ar giratório que se movimenta em torno de um centro de baixa pressão atmosférica. Na definição de ciclone, portanto, estão inclusos os furacões, os tufões e os tornados. O que diferencia esses três é o seu local de formação e/ou de atuação, bem como suas dimensões:
- Os tornados atuam sobre a terra firme, e só recebem esse nome quando o funil toca o solo. Têm entre 100 metros e 2 quilômetros de diâmetro.
- Os furacões se formam sobre os oceanos tropicais e depois se deslocam até atingir, eventualmente, a terra firme. Podem chegar a mais de mil quilômetros de diâmetro.
- Os tufões são iguais aos furacões, mas, nesse caso, eles se formam no Oceano Pacífico.
Para saber mais detalhes sobre o assunto, clique aqui.
Consequências do tornado
As consequências do tornado dependem de um conjunto de fatores como a sua intensidade, seu tempo de duração e as áreas atingidas. No caso de áreas habitadas, o resultado de um tornado pode ser devastador para a população principalmente. Entre as consequências da passagem de um tornado estão:
- Queda de árvores, de postes e de placas em estradas e vias públicas.
- Destelhamento parcial ou total de casas e prédios comerciais.
- Arraste de veículos no caso de ventos moderados. Durante ventos intensos, os carros podem ser virados e deslocados a grandes distâncias.
- Danos à infraestrutura urbana em tornados mais intensos, com postes e placas sendo arrancados do solo juntamente com árvores.
- Destruição de residências e enorme perda material para famílias.
- Perdas humanas pelos fortes ventos ou pelos eventos que eles desencadeiam, conforme acima listado.
Medidas de prevenção contra tornados
Prevenir-se de um tornado é essencial para as pessoas que habitam em áreas mais suscetíveis à formação desse tipo de fenômeno, como é o caso dos moradores do corredor de tornados nos Estados Unidos. Em casos como esse, existem órgãos meteorológicos e de defesa civil locais que emitem alertas de ventos fortes e formação de tornados, juntamente com instruções de como se proteger e impedir maiores danos.
Algumas das ações que podem ser tomadas para se prevenir de tornados são:
- Ir para locais rebaixados, abaixo do nível do solo, se possível, como porões.
- Proteger-se em áreas com paredes de concreto, e distante de janelas de vidro. No caso de casas sem porão, cercar-se com o máximo de paredes de concreto possível, protegendo-se em quartos menores, banheiros, etc.
- Nunca ficar próximo de janelas e portas de vidro. Colocar tábuas de madeira em janelas e portas não tem o efeito desejado, e é inútil em caso de tornados muito intensos.
- Formar uma proteção entre você e os possíveis detritos a serem produzidos quando da passagem do tornado com travesseiros, cobertores, casacos pesados, etc.
- Caso seja pego de surpresa fora de casa, e no interior de um veículo, procure áreas mais baixas para estacionar e posicione-se de modo a proteger a cabeça. Não se deve jamais parar em estradas vicinais ou túneis.
- Confiar nos alertas das autoridades locais, e não esperar até ouvir a chegada dos ventos.
Lista dos maiores tornados
Maiores tornados já registrados |
||
Data |
Local |
Consequências |
26 de abril de 1989 |
Manikganj (Bangladesh) |
O tornado de Daulatpur – Saturia, de classe F3, fez 1.300 vítimas fatais e deixou milhares de desabrigados. |
18 de março de 1925 |
Indiana, Illinois e Missouri (Estados Unidos) |
O tornado dos três estados durou mais de 3,5 horas, fazendo 695 vítimas fatais. Os ventos foram classificados na categoria F5. |
17 de abril de 1973 |
Manikganj, Singair, e Nawabganj (Bangladesh) |
Esse tornado fez 681 vítimas fatais, e mais de 12 mil pessoas foram diretamente prejudicadas pela sua passagem. |
14 de abril de 1969 |
Leste do Paquistão, hoje território de Bangladesh |
Mais de 660 pessoas perderam suas vidas com o tornado de 1969 com ventos de categoria F1. |
Década de 1550 |
Ilha de Malta |
Aproximadamente 600 pessoas morreram em decorrência do tornado que foi considerado o pior desastre natural da ilha. |
Exercícios resolvidos sobre tornados
Questão 1
(Unioeste)
Após tornado, meteorologia alerta para chuvas fortes no Paraná
De São Paulo / Da Agência Brasil - 14/07/2015 - 13h18
Os moradores do município de Francisco Beltrão (a 386 km de Curitiba, no Paraná) enfrentaram na noite desta segunda-feira (13) um tornado com ventos que podem ter superado os 100 km/h, segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). A Somar Meteorologia, com sede em São Paulo, estimou a velocidade dos ventos em até 115 km/h. De acordo com levantamento da prefeitura local, houve danos em pelo menos 76 casas no município, e 227 pessoas foram afetadas. "Dados do radar meteorológico instalado na cidade de Cascavel, relatos de moradores e da defesa civil local permitem confirmar a ocorrência do tornado, com ventos de 80 a 100 km/h ou até mais", explicou o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/07/1655530-meteorologistas-confirmam-tornado-no-interiordo-parana.shtml
A ocorrência de tornados no Brasil tem sido constatada e noticiada em escalas nacional e internacional.
Com relação aos tornados, assinale abaixo a afirmativa CORRETA.
A) São fenômenos recentes no tempo histórico, que começaram a ocorrer devido ao aquecimento global.
B) São ciclones que atuam em grandes áreas, com velocidade média de deslocamento de 30 km/h.
C) Ocorrem predominantemente na região Sul do Brasil em virtude do encontro de massas de ar com características diferentes quanto à temperatura e umidade; normalmente são associados ao deslocamento de frentes frias.
D) Apesar de ser um fenômeno endêmico do Hemisfério Norte, o qual ocorre mais precisamente no chamado "corredor dos tornados" nos EUA, no Brasil a ocorrência recente de tornados é uma consequência do desmatamento.
E) Constituem os principais efeitos do fenômeno El Niño, que está ativo no Oceano Pacífico Equatorial desde abril de 2014.
Resolução:
Alternativa C.
O encontro de massas de ar de temperaturas distintas proporciona a formação de tornados mais frequentemente no Sul do Brasil, já que as massas ainda mantêm suas características mais preservadas nessa área, e as perdem gradualmente à medida que se deslocam.
Questão 2
(CAP) Sobre os tornados, é INCORRETO afirmar que:
A) sua severidade pode ser classificada de acordo com a Escala Fujita, que varia entre FO até F5.
B) podem ser identificados, exclusivamente, por meio das imagens de satélites no canal do Infravermelho (IR).
C) a Escala Fujita classifica os tornados de acordo com a velocidade do vento rotacional.
D) são frequentemente formados a partir de supercélula, em um ambiente com forte cisalhamento vertical do vento.
E) a rotação do ar do tornado pode começar dentro da tempestade ou pode iniciar da superfície e se estender verticalmente.
Resolução:
Alternativa B.
As imagens no canal IR são usadas para identificar tornados, mas não são o único método. Radares meteorológicos e outras tecnologias também conseguem detectar esse fenômeno.
Fontes
HIRSCHLAG, Ally. 9 Record-Breaking Tornado Stats. The Weather Channel, 13 dez. 2021. Disponível em: https://weather.com/safety/tornado/news/2021-03-19-record-breaking-tornadoes-us.
MARTINS, Samantha. Como se formam os tornados? Meteorópole, 12 nov. 2011. Disponível em: https://meteoropole.com.br/2011/11/como-se-formam-os-tornados/.
NOAA. Tornado satefy rules. National Weather Service, [s.d.]. Disponível em: https://www.weather.gov/bmx/sps_torsafetyrules.
REDAÇÃO. Tornadoes, explained. National Geographic, 28 ago. 2019. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/environment/article/tornadoes.
SNOW, John. The tornado. In: Scientific American, 1984, 19p. Disponível em: https://www.academia.edu/14084400/The_Tornado.