Whatsapp icon Whatsapp

Diferença entre rochas e minerais

Rochas e minerais são estruturas sólidas que compõem a litosfera terrestre. Diferenciar essas duas formas é extremamente importante para as Ciências da Terra.
Rochas e minerais: qual será a diferença?
Rochas e minerais: qual será a diferença?

É comum haver confusão por parte de muitas pessoas sobre a diferença entre rochas e minerais. Muitos acreditam ser a mesma coisa, outros até sabem que são diferentes, mas não conseguem definir o que torna um objeto distinto do outro. Por esse motivo, é necessário conhecer os seus respectivos conceitos sob o ponto de vista das Ciências da Terra.

Uma rocha – na literatura especializada nunca se utiliza o termo “pedra” – corresponde a um agregado de minerais. Portanto, os minerais são apenas composições que estruturam as rochas. Um exemplo é o granito, em que uma de suas variações apresenta uma composição de quartzo, mica e feldspato.

Granito, uma rocha formada por vários minerais
Granito, uma rocha formada por vários minerais

Já os minerais são compostos químicos quase sempre inorgânicos e presentes na forma sólida. Costumam ser homogêneos e subclassificados conforme suas diferentes propriedades, tais como textura, dureza, opacidade, brilho, cor, entre outras. Existem rochas que são formadas por um único tipo de mineral. Essas nada mais são do que um mineral agrupado em grande quantidade, como é caso do quartzito, que é formado apenas por quartzo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quartzito Rosa, uma rocha formada apenas por quartzo
Quartzito Rosa, uma rocha formada apenas por quartzo

As rochas são classificadas em três diferentes tipos, que variam conforme a sua gênese: sedimentares, ígneas e metamórficas. As sedimentares formam-se a partir da cimentação ou junção sob alta pressão de restos de rochas preexistentes (sedimentos); as ígneas surgem a partir da solidificação do magma tanto na superfície (extrusivas) quanto no interior da Terra (intrusivas); e as rochas metamórficas surgem do metamorfismo de outras rochas anteriormente existentes, em que essas se modificam sem antes se transformarem em magma ou sedimentos.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Extração mineral e os impactos ambientais
Os danos provocados pela extração mineral são irreversíveis
Hulha
A hulha é um tipo de carvão mineral ou carvão natural que é rico em carbono (80%).
Intemperismo
Clique aqui e saiba quais são os tipos de intemperismo. Descubra quais são os agentes que atuam sobre ele, e entenda a diferença entre intemperismo e erosão.
Mármore
Mármore, rocha metamórfica proveniente do calcário, mica, feldspato, transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão, jazidas de mármore se encontram em regiões de atividade vulcânica, rocha matriz calcária, grau metamórfico, composição química do mineral, estátua Vênus de Milo, material rentável na indústria de rochas ornamentais.
Tipos de Rochas
Conheça os três principais tipos de rochas, suas características e os respectivos processos de formação.
Uso econômico das rochas
Conheça a importância da utilização das rochas tanto na atualidade quanto ao longo da história.
video icon
Professora ao lado do texto"Infligir ou infringir?".
Português
Infligir ou infringir?
Infligir ou infringir? As duas palavras existem na língua portuguesa, mas possuem significados distintos entre si: são chamadas, por isso, de parônimas. Assista a esta videoaula para aprender a diferenciá-las.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?