Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Impactos da produção agrícola

Impactos da produção agrícola

Os impactos da produção agrícola podem ser mais ou menos expressivos de acordo com as técnicas e insumos utilizados no cultivo.

A agricultura é uma atividade milenar que primariamente visa à produção de alimentos. É fato que sua importância não é alvo de questionamento, no que diz respeito ao atendimento de uma das necessidades básicas dos seres humanos.

Desde a Pré-história, a humanidade utiliza os frutos da produção agrícola para a subsistência e, mais tarde, para a produção de excedentes. O que mudou, e muito, foi a maneira como os agricultores cultivam a terra. Os resultados dessa mudança não foram apenas positivos. No que diz respeito aos recursos naturais e ao meio ambiente, existe uma grande preocupação.

A inovação nas técnicas produtivas, a mecanização e a utilização de insumos para melhorar a produtividade e diminuir as perdas por causas naturais provocaram significativos impactos no meio ambiente.

A mecanização da agricultura aumentou a produtividade e reduziu custos de produção, mas também trouxe consigo impactos ambientais
A mecanização da agricultura aumentou a produtividade e reduziu custos de produção, mas também trouxe consigo impactos ambientais

Agricultura e meio ambiente

O desmatamento da área a ser cultivada constitui talvez o primeiro impacto da produção agrícola. O terreno a ser cultivado precisa estar limpo para que se possa fazer a preparação do solo e o plantio das sementes e mudas. Entretanto, esse é apenas um dos impactos ambientais possíveis de ser gerados pela agricultura.

Vejamos outros impactos da produção agrícola sobre o meio ambiente:

  • A mecanização da agricultura trouxe agilidade à produção, além de diminuir muito a necessidade de mão de obra. Todavia, para a utilização desses maquinários agrícolas, é preciso queimar combustíveis fósseis, como o óleo diesel, o que prejudica a qualidade do ar, ampliando a poluição atmosférica;

  • Poluição dos solos e da água em virtude da utilização de insumos agrícolas, como adubos químicos, corretores do solo, pesticidas (os chamados agrotóxicos) etc. Quando a lavoura recebe a chuva ou é irrigada, esses insumos podem escoar para os rios, contaminar os solos e o lençol freático;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As técnicas aplicadas à agricultura, como a utilização de agrotóxicos, podem causar impactos ao meio ambiente
As técnicas aplicadas à agricultura, como a utilização de agrotóxicos, podem causar impactos ao meio ambiente

  • Diminuição da biodiversidade por causa do uso agrotóxicos (pesticidas), que, muitas vezes, são pulverizados por aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento também contribui para a diminuição da biodiversidade;

  • Erosão causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos. A retirada da cobertura vegetal que protege o solo também contribui para que surjam erosões. Além disso, a retirada da mata ciliar para o plantio pode ocasionar o assoreamento dos rios;

  • Exaustão dos mananciais de água doce – O maior responsável pelo consumo de água doce é a atividade agrícola. Ela responde por mais da metade do consumo. Em tempos de diminuição crescente de rios e córregos limpos, essa é uma questão preocupante.

Apesar de existirem muitas questões relacionadas com a produção agrícola e os impactos por ela causados ao meio ambiente, tem havido uma crescente preocupação com essa questão. Estudos e criação de técnicas que buscam diminuir os impactos ao meio ambiente são cada vez mais comuns, como o reúso da água na agricultura e o incentivo à produção de alimentos e matéria-prima por meio da agricultura orgânica, além do incentivo à utilização de fertilizantes e defensivos biológicos. Essas iniciativas alimentam a esperança de que a produção agrícola possa ter uma convivência mais amistosa com o meio ambiente.

O uso inadequado e ininterrupto do solo pode causar impactos ao meio ambiente como erosão e assoreamento dos rios

O uso inadequado e ininterrupto do solo pode causar impactos ao meio ambiente como erosão e assoreamento dos rios

Publicado por: Amarolina Ribeiro
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

A inovação nas técnicas produtivas, a mecanização e a utilização de insumos para melhorar a produtividade e diminuir as perdas por causas naturais provocaram significativos impactos no meio ambiente.

São impactos ambientais decorrentes da produção agrícola, exceto:

a) desmatamento

b) contaminação do solo

c) poluição da água

d) reúso da água

e) assoreamento

Questão 2

(Mackenzie-SP) O modelo de desenvolvimento agrícola, adotado atualmente em boa parte dos países, tem levado à ocupação de áreas territoriais cada vez maiores. Como consequência, desencadeou-se uma série de problemas ambientais.

A esse respeito, analise as afirmações I, II, III e IV a seguir:

I. A utilização indiscriminada de agrotóxicos pode eliminar insetos não nocivos, rompendo a cadeia alimentar.

II. Os solos poderão tornar-se estéreis, já que a biota contaminada desses solos poderá até desaparecer.

III. A intensa contaminação das águas subsuperficiais por produtos químicos se disseminará, atingindo animais de águas superficiais.

IV. A implantação de monoculturas favorece o desenvolvimento de muitas espécies de seres vivos, como insetos, bactérias e fungos, que atacam as plantações, aumentando os predadores naturais.

Dessa forma,

a) apenas I e II estão corretas.

b) apenas III e IV estão corretas.

c) apenas I e IV estão corretas.

d) apenas I, II e III estão corretas.

e) I, II, III e IV estão corretas.

Mais Questões
Assuntos relacionados
O desenvolvimento sustentável procura conciliar crescimento econômico e preservação natural
Desenvolvimento sustentável
Compreenda o conceito de desenvolvimento sustentável, o debate sobre a sustentabilidade e as medidas para promover essa política ambiental.
Na agricultura extensiva as técnicas aplicadas são rudimentares.
Os sistemas agrícolas
Os sistemas agrícolas, O que são os sistemas agrícolas, Quais são os dois tipos de sistemas agrícolas, A agricultura extensiva, A agricultura intensiva.
Agricultura Orgânica: agricultura em harmonia com a natureza
Agricultura Orgânica
Clique aqui e conheça as características e o objetivo da agricultura orgânica!
O desmatamento é um dos grandes problemas ambientais provocados pela agropecuária
A agropecuária e os problemas ambientais
Os impactos ambientais causados por essa atividade.
A agricultura é uma das principais formas de construção e transformação do espaço geográfico
Agricultura
As principais características da agricultura: conceito, histórico, transformações, tipos e importância para a sociedade.
Mangueiras de gotejamento em uma lavoura de milho
Economia de água na agricultura
As atividades agrícolas são as que mais consomem e desperdiçam recursos hídricos. Conheça algumas formas de praticar a economia de água na agricultura!