Whatsapp icon Whatsapp

Metrópole

As metrópoles são cidades que centralizam diversos tipos de indústrias, comércios e serviços, logo, possuem grande influência na hierarquia urbana de uma região geográfica.
Vista da cidade de São Paulo, metrópole brasileira.
A cidade de São Paulo é considerada a principal metrópole do Brasil.

As metrópoles são grandes cidades que exercem vasta influência em termos políticos, econômicos e culturais. Elas apresentam singularidades complexas, mas, no geral, concentram grandes volumes de populações e serviços. São exemplos de tipologias de metrópoles: metrópole global, metrópole nacional e metrópole regional.

O Brasil, por exemplo, conta com 15 metrópoles. A maior metrópole do mundo é a cidade de Tóquio (Japão). As metrópoles são grandes polos de atração de população e investimento, portanto, são favoráveis à formação de regiões metropolitanas e, até mesmo, de cidades globais.

Leia também: Qual é a diferença entre cidade e município?

Resumo sobre metrópole

  • As metrópoles são cidades que exercem grande influência urbana em determinada região geográfica.

  • São tipologias de metrópoles: metrópole global, metrópole nacional e metrópole regional.

  • No Brasil, considera-se como classificação delas: grande metrópole nacional, metrópole nacional e metrópole.

  • As regiões metropolitanas, no contexto brasileiro, são recortes espaciais definidos para fins de planejamento urbano.

  • As cidades globais são localidades geográficas que exercem influência política, econômica e cultural em nível internacional.

  • O Brasil conta com 15 metrópoles. A principal metrópole do país, classificada como grande metrópole nacional, é São Paulo.

O que é metrópole?

As metrópoles são cidades, no geral, com grandes populações que apresentam diversos tipos de indústrias, comércios e serviços. Portanto, são centros urbanos que possuem grande influência, em nível regional, nacional e, até mesmo, internacional. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as metrópoles são as principais cidades de um país, logo, exercem influência sobre todos os outros municípios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os tipos de metrópole?

Há distintas classificações das metrópoles, tanto em nível brasileiro quanto no âmbito mundial, que demonstram a diversidade urbana presente em todo o globo. Tradicionalmente, conforme critérios econômicos e o panorama mundial, as metrópoles são classificadas em:

  • Metrópoles globais: são cidades que possuem influência em uma vasta região geográfica, notadamente para além das fronteiras nacionais do seu país de localização, logo, são regiões urbanas que detêm certo protagonismo em nível internacional. São exemplos de metrópoles globais: Nova York (Estados Unidos), Pequim (China) e Paris (França).

Vista aérea da cidade de Paris, França, uma metrópole global.
A cidade de Paris (França) é uma das principais metrópoles da Europa.
  • Metrópoles nacionais: são cidades que têm influência restrita às fronteiras de determinado país, mas, mesmo assim, englobam consideráveis regiões geográficas. Essas cidades centralizam os serviços dentro de um contexto nacional. São exemplos de metrópoles nacionais: Rio de Janeiro (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Lagos (Nigéria).

Vista aérea da cidade do Rio de Janeiro, metrópole nacional.
O Rio de Janeiro é uma das metrópoles nacionais do Brasil.
  • Metrópoles regionais: assim como as nacionais, elas têm influência urbana restrita ao território nacional de um país, porém possuem menos população, serviços e influência, quando comparadas às metrópoles nacionais. São exemplos de metrópoles regionais: Campinas (Brasil), Vitória (Brasil) e Florianópolis (Brasil).

Vista da cidade de Campinas (SP), uma metrópole brasileira.
A cidade de Campinas (SP) é a única metrópole brasileira que não é uma capital estadual.

Importante: No Brasil, a tipologia de classificação considerada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que representa o cenário nacional, estabelece três tipos de metrópoles: grande metrópole nacional, metrópole nacional e metrópole.

Região metropolitana

A região metropolitana é um recorte espacial, notadamente delimitado por legislações estaduais no caso brasileiro, realizado para fins de planejamento urbano. Essas regiões, tradicionalmente, envolvem uma ou mais metrópoles, e apresentam características como: elevada concentração populacional, grande oferta de comércios e serviços, presença de instituições públicas diversas, concentração de estabelecimentos industriais, entre outras.

Em regiões metropolitanas, é comum a movimentação de mercadorias e serviços, além de pessoas, comumente conhecida como migração pendular. Também há nelas o favorecimento da ocorrência de fenômenos urbanos, como a conurbação — a junção da área urbana de uma ou mais cidades. O Brasil, por exemplo, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em levantamento feito em 2020, possui um total de 74 regiões metropolitanas.

Leia também: Mobilidade urbana — um dos maiores desafios existentes no espaço das cidades

Importância da metrópole

A importância das metrópoles está na sua centralidade em termos urbanos, ocupando o topo da hierarquia urbana local, apresentando uma grande oferta de comércios e serviços para as populações. Essas cidades possuem grandes órgãos públicos e privados, em áreas como saúde, educação, finanças, entre outras, que oferecem uma gama muito grande de serviços para a população.

Ademais, essas cidades são grandes geradoras de emprego e renda em nível nacional, visto que concentram uma grande quantidade de estabelecimentos comerciais e industriais. O volume de renda gerado pelas metrópoles é importante para a economia local e, ainda, favorece o desenvolvimento regional por meio da oferta de diversos serviços necessários para a qualidade de vida da população.

Metrópoles brasileiras

O Brasil, conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), datada de 2018, possui 15 metrópoles. São elas:

METRÓPOLE

ESTADO

CLASSIFICAÇÃO

São Paulo

São Paulo

Grande metrópole nacional

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Metrópole nacional

Brasília

Distrito Federal

Metrópole nacional

Recife

Pernambuco

Metrópole

Belo Horizonte

Minas Gerais

Metrópole

Fortaleza

Ceará

Metrópole

Salvador

Bahia

Metrópole

Curitiba

Paraná

Metrópole

Porto Alegre

Rio Grande do Sul

Metrópole

Belém

Pará

Metrópole

Goiânia

Goiás

Metrópole

Florianópolis

Santa Catarina

Metrópole

Manaus

Amazonas

Metrópole

Vitória

Espírito Santo

Metrópole

Campinas

São Paulo

Metrópole

Qual a maior metrópole do mundo?

A cidade de Tóquio, localizada no Japão, é considerada a maior metrópole do mundo. A referida cidade, uma metrópole global, possui cerca de 38 milhões de habitantes, sendo um dos principais polos políticos, econômicos e culturais da Ásia.

Vista aérea da Tóquio, uma cidade global.
A cidade de Tóquio (Japão) é a maior metrópole do mundo.

Diferenças entre metrópoles e cidades globais

O conceito de metrópole, assim como o de cidade global ou metrópole global, possui as suas particularidades. Tradicionalmente, uma cidade global possui uma importância em termos mundiais, devido às questões políticas, econômicas e culturais. Por sua vez, uma metrópole, com destaque para as nacionais e regionais, possui menor abrangência em termos de influência, ou seja, menor protagonismo na hierarquia urbana mundial.

A cidade de São Paulo (Brasil), por exemplo, é frequentemente apontada como uma cidade global em razão da sua grande importância, principalmente política. Ela também é uma metrópole brasileira, classificada como grande metrópole nacional. Já outra cidade brasileira, Belo Horizonte, é classificada somente como metrópole, dada a sua zona de influência geográfica restrita, atrelada somente à parte do território brasileiro.

Leia também: Metropolização e desmetropolização no Brasil

Exercícios resolvidos sobre metrópoles

Questão 1

(Enem 2020) A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil foram marcadas pela produção industrial, e pela consolidação das metrópoles como locais de seu desenvolvimento. Na segunda metade do século XX, as metrópoles brasileiras estenderam-se por áreas de ocupação contínua, configurando densas regiões urbanizadas.

MOURA. R. Arranjos urbano-regionais no Brasil: especificidades e reprodução de padrões. Disponível em: www.http://www.ub.edu. Acesso em: 11 fev. 2015.

O resultado do processo geográfico descrito foi o(a)

a) valorização da escala local.

b) crescimento das áreas periféricas.

c) densificação do transporte ferroviário.

d) predomínio do planejamento estadual.

e) inibição de consórcios intermunicipais.

Resolução: Alternativa B

O crescimento das metrópoles e a formação das áreas metropolitanas culminaram no crescimento desordenado das áreas periféricas dessas zonas geográficas, em razão da grande atração populacional exercida por essas cidades.

Questão 2

(Enem 2022) Macrocefalia urbana pode ser entendida como a massiva concentração das atividades econômicas em algumas metrópoles que propicia o desencadeamento de processos descompassados: redirecionamento e convergência de fluxos migratórios, déficit no número de empregos, ocupação desordenada de determinadas regiões da cidade e estigmatização de estratos sociais, que comprometem substancialmente a segurança pública urbana.

SANTOS, M. O espaço dividido: Os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2004.

O processo de concentração espacial apresentado foi estimulado por qual fator geográfico?

a) Limitação da área ocupada

b) Êxodo da população do campo

c) Ampliação do risco habitacional

d) Deficiência do transporte alternativo

e) Crescimento da taxa de fecundidade

Resolução: Alternativa B

O êxodo da população do campo para a cidade é um dos principais formadores de grandes cidades, como as metrópoles, ocasionando fenômenos urbanos como a região metropolitana e a macrocefalia urbana.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A poluição nas grandes cidades
A poluição nas grandes cidades , O que é poluição nas grandes cidades, Como ocorre a poluição nas grandes cidades , Quando iniciou a poluição nas grandes cidades, O que contribui para a poluição nas cidades mundiais.
As Metrópoles Norte Americanas
As Metrópoles Norte Americanas, Quais são as Metrópoles Norte Americanas, Onde estão localizadas as Metrópoles Norte Americanas, As características das Metrópoles Norte Americanas.
Conurbação
O conceito de conurbação, suas características e consequências.
Diferença entre populoso e povoado
Saiba qual é a diferença entre os conceitos de populoso e povoado e entenda melhor a dinâmica das populações. Descubra também quais são os países mais populosos e os países mais povoados do mundo. Saiba ainda se o Brasil é populoso ou povoado. Leia o texto a seguir e entenda mais sobre esse assunto.
Megacidades
Entenda o que são as megacidades, suas características, bem como os seus problemas e desafios.
Metropolização e desmetropolização no Brasil
As causas e os efeitos dos processos de Metropolização e Desmetropolização no Brasil.
Metrópoles brasileiras
Clique aqui para saber quais são as metrópoles brasileiras. Conheça onde estão localizadas essas cidades e quais são os tipos de metrópoles que existem no Brasil.
Países mais habitados do mundo
As nações que possuem as maiores concentrações populacionais do planeta.
População mundial
Entenda mais sobre alguns aspectos da população mundial, como o seu crescimento e distribuição. Leia ainda a respeito das populações do Brasil e da China.
Regiões metropolitanas
Saiba quais são as principais características das regiões metropolitanas. Veja como são criadas e qual a importância delas. Confira alguns exemplos no Brasil e no mundo.
Tipos de cidades
Tipos de cidades, Quais são os principais Tipos de cidades, As características dos variados Tipos de cidades, Como podem ser classificados os Tipos de cidades.
Tipos de crescimento populacional
O crescimento populacional possui diferentes tipos com distintas fórmulas de cálculo. Que tal conhecer melhor essas variações através deste texto explicativo?
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.