Metrópole

A metrópole corresponde aos principais pontos de representação da economia capitalista sobre o meio urbano e geográfico.

Uma metrópole é um tipo de cidade responsável por gerar uma grande dependência econômica, política e social em outras localidades e regiões. Ela costuma agregar um entorno formado por duas ou mais cidades, que configuram a sua área ou região metropolitana, processo quase sempre efetuado por um intenso processo de conurbação, ou seja, a junção física do espaço urbano de dois ou mais municípios adjacentes.

Dessa forma, podemos entender que uma metrópole representa uma ideia de hierarquia, sobre a qual se configura a rede de cidades. Nesse caso, as metrópoles encontram-se nas partes mais altas dessa composição hierárquica, gerando um campo de dependência e subordinação econômica. Mais do que simplesmente “grandes cidades”, as metrópoles possuem uma qualidade ou uma superioridade estrutural, o que é um demonstrativo de sua força e poderio.

Em termos gerais, as metrópoles funcionam como polos ou zonas centrais, capazes de receber uma grande quantidade de investimentos através da fixação de grandes empresas (sejam as suas filiais ou suas sedes administrativas), conglomerados industriais, pontos de administração de multinacionais, entre outros casos. Por isso, elas costumam possuir uma grande quantidade de habitantes, haja vista a maior disponibilidade de emprego.

Há, no entanto, uma série de tipos ou de grandezas entre essas metrópoles. Algumas delas possuem uma rede de influência tão vasta que atingem inúmeras outras metrópoles, tanto do seu país quanto de outros lugares no mundo. Outras, por outro lado, limitam-se a centralizar uma pequena ou mediana região geográfica.

Por esse motivo, as metrópoles costumam ser classificadas conforme o seu nível de grandeza e complexidade geográfica e econômica, em uma distinção que vai das cidades globais a metrópoles regionais:

Metrópoles globais: são cidades que polarizam em torno de si uma área que vai além do território nacional, expandido sua influência geoeconômica para outros países e continentes. Entre as metrópoles globais há, inclusive, uma hierarquia interna, com grandes centros mundiais que exercem influência sobre todo o mundo, tais como Nova York, Londres, Tóquio e Paris, e outros centros que polarizam ações em um nível um pouco menos abrangente, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Joanesburgo, Cidade do México, entre outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

São Paulo é também um exemplo de metrópole global
São Paulo é também um exemplo de metrópole global

Metrópoles nacionais: são cidades que polarizam apenas áreas urbanas localizadas no território nacional, com pouco ou nenhum peso sobre a atividade econômica de outros países, com exceção de nações cujo território é muito pequeno. Essas metrópoles, no entanto, interligam-se indiretamente à cadeia econômica internacional por meio das grandes metrópoles de seus países. No Brasil, os principais exemplos são Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife, entre outros.

Belo Horizonte é uma importante metrópole nacional
Belo Horizonte é uma importante metrópole nacional

Metrópoles regionais: como o próprio nome indica, são cidades que atingem diretamente uma área territorial limitada, com uma região de entorno não muito abrangente. Mesmo assim, essas metrópoles costumam apresentar um elevado grau de crescimento populacional e econômico, podendo, futuramente, alcançar um nível mais alto nessa hierarquia. São exemplos de metrópoles regionais Goiânia, Belém, Manaus e Campinas.

A cidade de Salvador é uma metrópole regional
A cidade de Salvador é uma metrópole regional

Nova York, o principal exemplo de metrópole no mundo
Nova York, o principal exemplo de metrópole no mundo
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

“Os migrantes no Brasil têm preferido as cidades consideradas médias no interior do país às grandes metrópoles. A constatação é da pesquisa Deslocamentos Populacionais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elaborada com base no Censo 2010.

(…) O estudo mostra que, das cidades com altas taxas de crescimento populacional influenciadas também pelo fluxo migratório (o equivalente a 8% do total de municípios brasileiros), nenhuma tem mais de 500 mil habitantes.

De acordo com o levantamento, o crescimento dessas cidades tem sido observado nos últimos 30 anos, mas ficou mais evidente no último censo demográfico, embora tenha sido constatado também que as grandes cidades ainda concentram 30% da população brasileira – taxa considerada expressiva”.

VIERA, Isabela. Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/. Acesso em: 01 jun. 2015 (com adaptações).

O fenômeno abordado pela reportagem é representativo de um processo migratório atualmente em curso no âmbito das metrópoles brasileiras, chamado de:

a) evasão demográfica

b) desmetropolização

c) interiorização

d) distribuição habitacional

e) êxodo urbano

Questão 2

“O processo de gentrificação aparece como um dos elementos de uma permanente de (re)estruturação urbana. Processo esse que é parte da organização do espaço urbano, de acordo com as necessidades do modo de produção dominante na economia e que está em sintonia com os propósitos da estrutura dominante da sociedade em um período histórico determinado”.

FURTADO, Carlos Ribeiro. Intervenção do Estado e (re)estruturação urbana. Um estudo sobre gentrificação. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 16, n. 32, nov 2014. p.342 (adaptado) (grifo nosso).

O termo em destaque no trecho acima vem se apresentando como um aspecto recorrente nas metrópoles brasileiras atuais e instrumentaliza-se:

a) pelo reordenamento da cidade que culmina na elitização da paisagem

b) pelo recrudescimento espacial do perímetro urbano

c) pela fragmentação das atividades econômicas nos bairros centrais

d) pela inserção das áreas periféricas nos círculos comerciais

e) pela autossegregação espacial praticada pelas classes dominantes.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Vista aérea da cidade de Berlim, Alemanha
Urbanização
Compreenda o que é e como funciona o processo de urbanização, bem como os principais fatores concernentes a esse fenômeno.
Nova York, um dos principais centros da hierarquia urbana mundial
Hierarquia urbana
Confira o perfil da hierarquia urbana conhecendo os principais tipos de metrópoles e centros urbanos do Brasil e do mundo.
Belo Horizonte forma a terceira maior região metropolitana do Brasil
Regiões Metropolitanas
Veja o conceito, os aspectos gerais e os principais exemplos de regiões metropolitanas do Brasil.
São Paulo, principal metrópole brasileira
Metrópoles brasileiras
Entenda o que são metrópoles, as características das metrópoles brasileiras e os tipos existentes no Brasil com seus respectivos exemplos.
Vista da cidade de Londres, um dos principais centros das estruturas da globalização
Cidades e Globalização
Entenda a relação entre cidades e globalização, compreendendo como o meio urbano transforma-se a partir do processo de internacionalização da economia.
Nova York, principal cidade global da atualidade
Cidades globais
Entenda o que são as cidades globais, as suas principais funcionalidades e a classificação de suas hierarquias nos padrões alfa, beta e gama.
Muitas pessoas deixam suas residências antes do horário comercial para trabalhar e, no final do expediente, retornam para suas cidades*
Migração pendular
Clique aqui e saiba o que é migração pendular, fenômeno comum especialmente nas grandes cidades.
As industrias são emissores de poluentes nas cidades
A poluição nas grandes cidades
A poluição nas grandes cidades , O que é poluição nas grandes cidades, Como ocorre a poluição nas grandes cidades , Quando iniciou a poluição nas grandes cidades, O que contribui para a poluição nas cidades mundiais.
A configuração das grandes cidades brasileiras
As Metrópoles Norte Americanas
As Metrópoles Norte Americanas, Quais são as Metrópoles Norte Americanas, Onde estão localizadas as Metrópoles Norte Americanas, As características das Metrópoles Norte Americanas.
Santos, uma cidade portuária.
Tipos de cidades
Tipos de cidades, Quais são os principais Tipos de cidades, As características dos variados Tipos de cidades, Como podem ser classificados os Tipos de cidades.
Vista aérea da cidade de São Paulo, uma das maiores áreas conurbadas do mundo
Conurbação
O conceito de conurbação, suas características e consequências.
Belo Horizonte, uma das principais metrópoles brasileiras
Metropolização e desmetropolização no Brasil
As causas e os efeitos dos processos de Metropolização e Desmetropolização no Brasil.