Whatsapp icon Whatsapp

Países com escassez de água

Entre os países com escassez de água, merecem destaque algumas nações do Oriente Médio, da África e também do sul da Ásia.
Região desértica no Oriente Médio com severa escassez hídrica
Região desértica no Oriente Médio com severa escassez hídrica

Se considerarmos a superfície terrestre, podemos facilmente notar que a maior parte do nosso planeta é constituída por água, que totaliza cerca de 70% de toda a área da Terra. No entanto, enquanto a maior parte dessas águas é oceânica, ou seja, imprópria para consumo, apenas 3% é de água doce. Para agravar a situação, desses 3%, a maior parte encontra-se em geleiras e reservas subterrâneas.

Por esse motivo – e também pela irregular distribuição de água no mundo – existem várias regiões que sofrem com a falta de água, o que envolve territórios de várias partes do globo terrestre. Entre os países com escassez de água, destacam-se as nações situadas no Oriente Médio, uma região com muitos desertos e pouca disponibilidade de recursos hídricos, além de algumas regiões da África, da Ásia e também das Américas.

Por esse motivo, a Unesco elaborou um ranking sobre a disponibilidade per capita de água no mundo. Embora os dados sejam de 2003 e careçam de atualização, percebe-se atualmente que a situação dos países listados como os mais carentes permanece a mesma. Confira:

Lista dos 10 países com a menor média per capita de água
Lista dos 10 países com a menor média per capita de água

No Kuwait, país com a menor disponibilidade de água do mundo, a luta por esse recurso é sempre uma prioridade do Estado, que precisa importar uma grande quantidade– ao passo em que o país é um dos maiores exportadores de petróleo – e também recorrer a técnicas de dessalinização da água do mar. Esse último procedimento é também realizado por vários países da região, com destaque para Israel, que também possui um bom aproveitamento das águas subterrâneas e da exploração do rio Jordão para irrigação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem, por outro lado, casos de países que até possuem uma quantidade moderada ou regular de reservas hídricas, mas que sofrem da mesma forma com a falta de água. Nesses casos, os problemas econômicos e políticos impedem maiores investimentos em fornecimento de recursos hídricos para a população, como é o caso de vários países do continente africano e também da Ásia.

Além do mais, nem mesmo os países com grandes reservas hídricas estão livres desse problema, uma vez que a distribuição natural desse recurso não ocorre de maneira regular no interior dos territórios. Não é preciso ir muito longe para visualizar essa questão, pois, no Brasil, várias regiões possuem históricos de secas severas e falta de água, como algumas áreas do Polígono das Secas, na região Nordeste e, mais recentemente, na região Sudeste, destacando-se o estado de São Paulo, cuja capital viu os seus reservatórios secarem significativamente nos últimos tempos.

Para combater a escassez hídrica no mundo, é preciso haver investimentos pesados por parte dos governos em obtenção, tratamento e preservação dos recursos hídricos. Nos casos mais extremos, medidas de cooperação internacional precisam ser tomadas, haja vista que o acesso à água é um direito universal. De acordo com dados da ONU, cerca de 1,1 bilhão de pessoas sofre com a falta desse importante recurso natural.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

O consumo de água ocorre de maneira bastante desigual no mundo
Consumo de água no mundo
Entenda o consumo de água no mundo a partir de dados, informações e uma comparação entre os maiores e menores países consumidores de recursos hídricos.
Usina de dessalinização da água do mar em Dubai
Dessalinização da água
Conheça três métodos de dessalinização da água do mar: destilação, congelamento e osmose reversa.
Tratar águas residuárias pode ajudar no abastecimento da população
Diferentes estratégias para enfrentar a crise de água
Conheça algumas estratégias para enfrentar a crise de água e descubra se elas são ou não viáveis.
Rio Eufrates, um dos recursos mais estratégicos do Oriente Médio *
Escassez de Água no Oriente Médio
Compreenda a importância da Água no Oriente Médio, um dos principais elementos geopolíticos da região.
Um elevado número de pessoas que vivem na África enfrenta sérios problemas ligados à falta de água.
Escassez de água na África
Além de problemas socioeconômicos, o continente enfrenta a falta de água.
A falta de água compromete os solos e a produção de alimentos
Escassez hídrica e segurança alimentar
A falta de água pode ser uma ameaça generalizada no acesso aos alimentos? Entenda a questão da escassez hídrica e segurança alimentar!
O estresse hídrico é um dos mais graves problemas socioambientais enfrentados pela humanidade
Estresse hídrico
Entenda o que é estresse hídrico, como esse problema afeta a humanidade e conheça as principais ocorrências no Brasil e no mundo.
video icon
Português
Fatores de textualidade: informatividade
Você já ouviu falar de fatores de textualidade? Se não, saiba que este vídeo trata de um dos principais fatores de textualidade, a informatividade. Ainda não pegou? Assista a esta aula e aprenda!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.