Whatsapp icon Whatsapp

Polônia

A Polônia é um dos principais países da Europa. Faz parte de importantes organizações, como a União Europeia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Bandeira da Polônia.
Bandeira da Polônia.

A Polônia é um país localizado na Europa Central. É formada por vastas planícies banhadas por uma extensa rede hidrográfica. Historicamente, foi dominada por diversas potências europeias e, ainda, invadida por tropas nazistas e soviéticas. Atualmente, a Polônia é um país moderno e democrático, caracterizado pelo amplo crescimento econômico. O turismo é um dos principais setores da economia nacional. A população local desfruta de um elevado padrão de vida. A Polônia possui forte influência cultural das populações eslavas do Leste Europeu.

Leia também: Mapa da Europa — localização dos países e das regiões que formam esse continente

Resumo sobre a Polônia

  • A independência oficial da Polônia em tempos mais recentes ocorreu somente em 1918 como um desdobramento do fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

  • O país foi invadido por tropas nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e, ainda, experimentou a dominação soviética durante parte da Guerra Fria.

  • A Polônia faz fronteira com os seguintes países europeus: Rússia, Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia, Eslováquia, Chéquia e Alemanha.

  • Sua demografia é caracterizada pela diminuta taxa de natalidade e pela elevada expectativa de vida.

  • A Polônia é uma das economias que vêm apresentando forte crescimento no continente europeu nos últimos anos.

  • O país é um dos principais entrepostos comerciais europeus, portanto, possui vastas estruturas rodoviárias e ferroviárias.

  • Sua cultura é fortemente influenciada pelos povos eslavos que habitam a porção oriental europeia.

Dados gerais da Polônia

  • Nome oficial: República da Polônia

  • Gentílico: polonês ou polaco

  • Extensão territorial: 312.685 quilômetros quadrados

  • Localização: Europa Central

  • Capital: Varsóvia

  • Clima: temperado continental

  • Governo: república parlamentarista

  • Idioma: polonês

  • Religiões:

    96% (cristianismo);

    4% (sem religião).

  • População: 37.970.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 122 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,865 (muito elevado)

  • Moeda: Zloty

  • Produto Interno Bruto: US$ 585,7 bilhões

  • PIB per capita: US$ 15.420

  • Gini: 32,2%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores:

    Organização das Nações Unidas (ONU);

    União Europeia (UE);

    Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);

    Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

  • Divisão administrativa: 16 províncias, sendo elas:

Cujávia-Pomerânia

Opole

Grande Polônia

Podláquia

Pequena Polônia

Pomerânia

Lodz

Pomerânia Ocidental

Baixa Silésia

Silésia

Lublin

Subcarpácia

Lubúsquia

Vármia-Masúria

Mazóvia

Santa Cruz

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da Polônia

A história antiga da Polônia é marcada por certo protagonismo político na porção oriental europeia, especialmente em razão do progresso econômico advindo da união dos reinos locais. A Comunidade Polaco-Lituana, por exemplo, uma parceria com a vizinha Lituânia, trouxe avanços geopolíticos para os poloneses. Porém, em razão da sua localização geográfica, em uma zona estratégica e com presença de depósitos minerais, o território polonês foi invadido por diferentes potências europeias ao longo do tempo.

A independência oficial do país em tempos mais recentes ocorreu somente em 1918, como um desdobramento do fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Mesmo assim, a independência não significou consistente estabilidade política, visto que, em 1939, a Alemanha invadiu a Polônia, dando origem à Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os poloneses sofreram com diversos ataques mortais ao longo do conflito e conviveram de perto com vários campos de concentração nazistas construídos pelos alemães.

A partir do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Polônia ficou sob influência da União Soviética, que instalou um governo comunista no país. O autoritarismo durou até meados de 1989, quando revoltas locais coordenadas por sindicatos civis defenderam o estabelecimento de uma democracia no país. Nesse contexto, com a adoção de um regime parlamentarista de poder, a Polônia finalmente experimentou certa estabilidade política e desenvolvimento econômico, em um momento marcado pela aproximação com a Europa Ocidental.

Veja também: Rússia x Ucrânia — causas e consequências de um dos principais conflitos da atualidade

Etimologia da Polônia

A etimologia da Polônia está ligada aos povos chamados de polonos, que se estabeleceram entre os rios Vístula e Oder, em tempos bastante antigos. O termo polonos deriva da palavra pole, que significa “campo”.

Geografia da Polônia

O território polonês está localizado na porção central europeia. Ele faz fronteira com os seguintes países:

  • Rússia;

  • Lituânia;

  • Bielorrússia;

  • Ucrânia;

  • Eslováquia;

  • Chéquia;

  • Alemanha.

A porção norte polonesa é banhada pelo mar Báltico. Em termos geomorfológicos, a Polônia é formada por um relevo predominantemente de planícies que são bastante favoráveis aos cultivos agrícolas. Há a presença de cadeias de montanhas, especialmente na porção sul do país.

O clima da Polônia é tipicamente temperado. As estações do ano são bem definidas, há forte atuação da continentalidade e as amplitudes térmicas anuais são elevadas. A Polônia registra temperaturas baixas e fortes nevascas no inverno.

A maior parte da Polônia é coberta por uma vegetação florestal do tipo temperado. Assim, destaca-se a presença de árvores homogêneas e de grande porte, muito usadas na indústria florestal. Elas são bastante resistentes ao frio típico do país.

A rede hidrográfica da Polônia é bastante densa e formada por vários rios. Há ainda no país a presença de lagos que congelam nas estações mais frias do ano. Os rios de planície do país são favoráveis à navegação. Os principais rios locais são o Vístula e o Oder.

Mapa da Polônia

Mapa da Polônia.

Demografia da Polônia

A Polônia é um dos países de maior população absoluta da Europa, e possui uma taxa de população relativa considerada elevada. As maiores cidades polonesas em população são: Varsóvia, Lódz, Cracóvia, Poznan e Gdansk.

A demografia da Polônia é caracterizada pela diminuta taxa de natalidade e pela elevada expectativa de vida. O país registra na atualidade um rápido envelhecimento de sua população. Há também uma grande emigração para outras nações europeias.

Em termos sociais, a Polônia experimenta uma melhoria significativa dos seus indicadores socioeconômicos nos últimos 30 anos. O país possui um elevado desenvolvimento humano bem como taxas positivas nas áreas de saúde e educação.

Como é a economia polonesa?

A Polônia é uma das economias que vêm apresentando forte crescimento no continente europeu nos últimos anos. O país tem um forte setor agropecuário, um parque industrial muito diversificado e um setor de serviços ancorado no turismo. A economia polonesa experimentou forte modernização após o período de redemocratização do país.

Vista da torre de uma catedral e de edifícios históricos em Cracóvia, na Polônia.
A cidade de Cracóvia é um dos principais pontos turísticos da Polônia.

O setor primário da Polônia está baseado na cultivação de grãos e tubérculos, como batata, beterraba, trigo e cevada. A criação de animais, tanto para o consumo de carne quanto de outros produtos, também é bastante expressiva. O país tem uma significativa produção de leite.

O setor secundário da Polônia tem como destaque as indústrias de base. O país possui grandes conglomerados industriais nas áreas de energia, petróleo, siderurgia, metalurgia e química. Há ainda vários centros tecnológicos, especialmente na indústria de precisão.

O setor terciário da Polônia é formado especialmente pelas atividades comerciais, financeiras e turísticas. O país possui diferentes cidades históricas e belas paisagens naturais que atraem um grande volume de turistas anualmente, especialmente de origem europeia.

Infraestrutura da Polônia

A Polônia possui uma infraestrutura bastante moderna. O país investiu bastante, especialmente nos últimos 30 anos, na renovação de suas estruturas de transportes e comunicações. Também fez investimentos vultuosos em áreas como segurança energética e militar. O país é um dos principais entrepostos comerciais europeus, logo, possui vastas estruturas rodoviárias e ferroviárias, além de centros de distribuição de produtos comerciais.

O território polonês tem ainda grandes centros urbanos equipados com arenas esportivas modernas, centros comerciais diversificados e ampla estrutura de serviços para a sua população. O país também destaca-se pela presença de tecnopolos, instituições de ensino e pesquisa e equipamentos de saúde.

Governo da Polônia

A Polônia é, na atualidade, um país de regime governamental parlamentarista. O presidente é o chefe de Estado e o primeiro-ministro é o chefe do governo. O país segue a divisão de poder clássica entre Executivo, Legislativo e Judiciário.

Cadeiras e bancadas no Sejm, câmara baixa, onde se reúne o Parlamento da Polônia.
A Polônia possui uma estrutura governamental participativa.[1]

Como é a cultura da Polônia?

A cultura da Polônia é fortemente influenciada pelos povos eslavos que habitam a porção oriental europeia. O país possui grande tradição nas artes plásticas, no artesanato em âmbar, na produção cinematográfica e nas manifestações artísticas. A Polônia detém ainda diferentes centros culturais, além de muitas instituições de ensino ligadas às artes, muito apreciadas no país.

A língua polonesa é bastante valorizada pela cultura local como um instrumento de resistência, especialmente no período entre guerras. O país, fortemente católico, também tem várias tradições ligadas ao cristianismo, como as festas comemorativas natalinas. A Polônia detém tradição ainda nos esportes coletivos, como o vôlei, e na produção de alimentos, como cereais e derivados de leite.

Saiba mais: Migrações, urbanização, xenofobia e outros aspectos da organização do território europeu

Curiosidades sobre a Polônia

  • Os casamentos poloneses são grandes festividades marcadas pela realização de gincanas entre os convidados.

  • A floresta Curva, um dos pontos turísticos da Polônia, surgiu da manipulação dos troncos por fazendeiros florestais.

  • O consumo de cogumelos selvagens é muito comum na Polônia, especialmente no mês de setembro, com a chegada da primavera.

  • A Polônia, entre os anos 1600 e 1945, enfrentou 43 invasões e/ou guerras. A última foi a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

  • O esperanto, uma língua que surgiu com o ideal de tornar-se universal, foi criado na Polônia.

Créditos da imagem

[1] SpandowStockPhoto/ Shutterstock

Fontes

BBC. Polônia: perfil do país conhecido por belas cidades e os horrores da guerra. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56517526.

ALBUQUERQUE, C. Etimologia dos nomes de países europeus. DW. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/etimologia-dos-nomes-de-pa%C3%ADses-europeus/g-37770766#:~:text=A%20etimologia%20do%20nome%20Pol%C3%B4nia,aqueles%20que%20cultivavam%20a%20terra.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Polônia. IBGE Países. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/#/dados/polonia.

INFOPÉDIA. Polônia. Infopédia. Disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$polonia.

NADALE, M. 7 curiosidades bizarras sobre a Polônia. SuperInteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/7-curiosidades-bizarras-sobre-a-polonia.

ORGANIZAÇÃO POLONESA DE TURISMO. Informações Gerais da Polônia. Organização Polonesa de Turismo. Disponível em: https://www.polonia.travel/br/sobre-a-polonia/informac%C3%B5es-praticas-2.

UNIÃO EUROPEIA. Polônia. UE. Disponível em: https://european-union.europa.eu/principles-countries-history/country-profiles/poland_pt. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A organização do espaço geográfico europeu
Clique e veja detalhes da organização do espaço geográfico europeu. Entenda a dinâmica da população e veja as dificuldades políticas e sociais desse continente.
Campos de concentração
Clique para acessar este texto do Mundo Educação que traz informações a respeito dos campos de concentração nazistas.
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Guerra entre Rússia e Ucrânia
Clique aqui e entenda o contexto histórico, as causas e as consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia, que afeta o contexto geopolítico mundial.
Invasão da Polônia e início da Segunda Guerra Mundial
Clique e entenda o evento que causou o início da Segunda Guerra Mundial: a invasão da Polônia em 1939.
Leste Europeu
Entenda a aplicação do termo Leste Europeu na conjuntura geopolítica do mundo. Saiba mais sobre a geografia, a economia e a cultura dessa importante região.
Os Países Bálticos
Características de três países localizados na península Báltica.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
União Europeia
Saiba quais são as principais características da União Europeia, e veja a lista de países-membros que fazem parte do bloco econômico mais importante do mundo.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.