Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia ambiental
  4. Poluição Marinha

Poluição Marinha

A poluição marinha é caracterizada pela alteração das propriedades Físico-Químicas da água. São diversas as causas desse tipo de poluição.

A poluição marinha é caracterizada pela introdução de matéria e/ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas da água. Esse processo é promovido, principalmente, por fontes poluidoras localizadas nos continentes. A emissão de efluentes industriais e domésticos são os principais causadores desse tipo de poluição.

Diariamente, em várias partes do planeta, grandes quantidades de esgoto doméstico, industrial, agrotóxicos das atividades agrícolas, substâncias tóxicas das atividades mineradoras, resíduos sólidos, entre outros poluentes são lançadas nos oceanos.

Outro fator que agrava a poluição marinha são as plataformas de extração de petróleo localizadas nos oceanos e os navios cargueiros, em especial os petroleiros. Estima-se que aproximadamente 10% da poluição marinha é causada por vazamentos desse tipo de navio.

A introdução de petróleo nas águas oceânicas tem como consequência um grande desequilíbrio ecológico: o petróleo não permite que a luz do Sol penetre na água, prejudicando a fotossíntese da vegetação oceânica, causando desequilíbrio na cadeia alimentar; grande mortandade de peixes; prejuízo para a atividade pesqueira etc.

Um exemplo de poluição marinha causada pelo vazamento de petróleo foi a explosão da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México. Essa explosão foi responsável pelo maior acidente ambiental causado por petróleo nos Estados Unidos. Estima-se que 7 milhões de litros de petróleo foram laçados no mar, fato que proporcionou a formação de uma grande mancha de óleo nesse ambiente.

Algumas medidas essenciais para evitar ou minimizar a poluição marinha são:

- Construção de navios cargueiros mais seguros.
- Controle do escoamento dos fertilizantes e outros produtos nocivos à água.
- Instalação de estações de tratamento de esgoto.
- Proibição da descarga de efluentes nos mares.
- Fiscalização de indústrias.
- Educação ambiental para a população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Vazamento de petróleo no Golfo do México
Vazamento de petróleo no Golfo do México
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Solo
Clique e veja detalhes do processo de formação e composição dos solos. Entenda a composição dos solos, como evoluem e quais os tipos mais comuns no Brasil.
Um meio ambiente saudável é direito de todos
14 de Agosto - Dia do Combate à Poluição
O Dia do Combate à Poluição é comemorado em 14 de agosto! Aproveite a data para aprender um pouco mais sobre o tema!
As frentes de ar podem ser decisivas para determinar as condições meteorológicas de um local
Frentes de ar
Como se formam e quais são os tipos de frentes de ar? Leia e aprenda!
A poluição e a contaminação da água são responsáveis por várias doenças
Aumento de doenças por causa da ação do homem
Compreenda como pode ocorrer o aumento de doenças por causa da ação do homem e conheça dois casos que evidenciam essa questão.
A queimada é um importante problema ambiental brasileiro
Problemas ambientais brasileiros
Conheça os principais problemas ambientais brasileiros e descubra quais as consequências dessas práticas para os ecossistemas e os seres humanos.
Danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos
Você conhece os riscos da poluição por petróleo? Clique aqui e conheça os principais danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos.
Uma jazida de minérios
Os Minerais são Recursos da Natureza
Os Minerais são Recursos da Natureza, O que são minerais, Como estão classificados os minerais, Qual a importância dos minerais para as sociedades, O minérios e as indústrias, Os impactos ambientais provocados pela exploração de minerais.
Antártica
Antártica
Antártica, características da Antártica, Tratado da Antártica, exploração econômica do continente antártico, fauna e flora, clima, política, Antártida, pólo sul.