Whatsapp icon Whatsapp

Rio Parnaíba

O rio Parnaíba é um dos principais cursos de água que cortam o Nordeste do Brasil. Ele é fundamental para o abastecimento de água da sub-região nordestina Meio-Norte.
Delta do rio Parnaíba, um dos principais rios do Nordeste.
O rio Parnaíba, localizado entre o Maranhão e o Piauí, é um dos principais rios do Nordeste.

O rio Parnaíba é um importante curso de água perene da região Nordeste do Brasil. Ele tem ampla importância em termos econômicos, ambientais e culturais. Localizado entre os estados nordestinos de Maranhão e Piauí, é considerado o mais importante rio de todo o Meio-Norte do Brasil. A nascente do rio Parnaíba está localizada na chapada das Mangabeiras. Já a foz do rio Parnaíba está localizada na cidade de Parnaíba (Piauí). Ele recebe inúmeros afluentes ao longo do seu curso e possui uma vasta área em termos de bacia hidrográfica.

Leia também: Rio São Francisco — um dos principais rios brasileiros

Resumo sobre o rio Parnaíba

  • O rio Parnaíba é um rio que está localizado entre os estados de Maranhão e Piauí, na sub-região nordestina chamada de Meio-Norte.

  • É um curso de água perene em toda a sua extensão que recebe diversos afluentes dos territórios maranhense e piauiense.

  • A nascente do rio Parnaíba, que está situada a cerca de 700 metros de altitude, fica na chapada das Mangabeiras.

  • A foz do rio Parnaíba, que é formada por um delta em mar aberto, está localizada no município piauiense de Parnaíba.

  • A bacia do rio Parnaíba engloba diferentes tipos vegetacionais e climáticos dos territórios do Maranhão, Piauí e Ceará.

  • O rio Parnaíba permite o desenvolvimento de diferentes atividades econômicas, como a agropecuária, a pesca e o turismo.

  • O rio Parnaíba possui grande importância em termos ambientais, pois compreende diferentes biomas e ecossistemas.

  • A criação de parques e reservas ambientais é fundamental para a preservação do rio Parnaíba.

Dados gerais do rio Parnaíba

  • Comprimento do rio Parnaíba: 1.400 quilômetros.

  • Nascente do rio Parnaíba: chapada das Mangabeiras (Brasil).

  • Principais afluentes do rio Parnaíba: Poti, Piauí, Balsas, Gurgueia e Canindé.

  • Foz do rio Parnaíba: cidade de Parnaíba (Piauí).

  • Onde o rio Parnaíba deságua: oceano Atlântico.

  • Delta do rio Parnaíba: delta do Parnaíba.

  • Caudal médio: 2.400 m3/s.

  • Área da bacia: 333.056 km².

Localização do rio Parnaíba

O rio Parnaíba está localizado na região Nordeste do Brasil. Ele está situado junto à divisão político-administrativa do estado do Maranhão e do estado do Piauí. O mapa abaixo mostra a localização do rio Parnaíba:

Mapa do rio Parnaíba.
O mapa acima mostra o trajeto e a bacia do rio Parnaíba. [1]

Quais são as características do rio Parnaíba?

O rio Parnaíba é um curso de água perene em toda a sua extensão. É considerado o mais importante rio de todo o Meio-Norte do Brasil. Ele corta os estados de Maranhão e Piauí. No território maranhense são cerca de 22 municípios cortados pelo rio Parnaíba, enquanto do lado piauiense são 20 municípios que recebem as águas do rio Parnaíba.

Em termos geográficos, o rio Parnaíba está situado em uma zona de transição climática e vegetacional, entre o clima quente e a vegetação seca do semiárido da região Nordeste e o clima quente e a vegetação úmida da área equatorial da região Norte. O rio Parnaíba possui grande importância em termos econômicos, ambientais e culturais para toda a sub-região Meio-Norte do Nordeste.

Já as características hidrográficas locais indicam que é um rio com vazão considerável ao longo do seu curso e um número significativo de afluentes de menor magnitude. A parte superior do curso do rio Parnaíba é marcada pela elevada declividade e pela grande oferta de nascentes. Já a parte inferior do curso rio Parnaíba é formada por uma extensa de planície de inundação, composta pela deposição de sedimentos, que permite a sua navegabilidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nascente do rio Parnaíba

A nascente do rio Parnaíba está localizada a cerca de 700 metros de altitude em uma zona geográfica chamada de chapada das Mangabeiras. Essa formação de relevo, situada entre os estados de Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí, é um importante divisor de águas do Nordeste do Brasil. Os rios formadores do rio Parnaíba são o Água Quente, o Curriola e o Lontra. Nessa região foi criado o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, importante reserva ambiental concebida para proteger as cabeceiras do rio Parnaíba.

Afluentes do rio Parnaíba

O rio Parnaíba possui um número considerável de afluentes em suas duas margens. Esses cursos de água são fundamentais para a manutenção do volume de água ao longo do ano hidrológico e para a manutenção do equilíbrio hidrológico e ambiental local. Eles também contribuem para o abastecimento de água da população local e para o desenvolvimento de atividades produtivas.

Encontro das águas entre o rio Parnaíba e o rio Poti.
Encontro das águas entre o rio Parnaíba e o rio Poti.

Os principais afluentes do rio Parnaíba a partir do território maranhense são: rio Parnaibinha, rio Medonho e rio das Balsas. Já do lado do território piauiense, são afluentes importantes do rio Parnaíba: Gurgueia, Uruçuí-Preto, Canindé, Poti e Longá. Ademais, destaca-se o grande número de nascentes, especialmente localizadas na região de cabeceira do rio Parnaíba.

Foz do rio Parnaíba

A foz do rio Parnaíba está localizada precisamente na cidade de Parnaíba (Piauí). O rio deságua no oceano Atlântico. A parte inferior do curso do rio Parnaíba é formada por um grande vale fluvial, feição geomorfológica fruto do acúmulo de sedimentos carreados pelo próprio rio, que permite a navegabilidade das suas águas. A foz do rio Parnaíba ocorre por meio de um formato de delta em mar aberto. Essa zona geográfica é protegida pela Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba.

Bacia do Alto Rio Parnaíba

A Bacia do Alto Rio Parnaíba é formada pelo trecho superior do rio Parnaíba, ou seja, onde estão localizadas suas principais nascentes. Essa zona geográfica, localizada entre os estados de Maranhão e Piauí, possui vegetação tipicamente de Cerrado e clima classificado como tropical. A Bacia do Alto Rio Parnaíba possui vasta importância ambiental, protegida por reservas florestais como o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Já a bacia do rio Parnaíba como um todo engloba não somente o seu trecho superior, mas também os trechos médio e baixo do rio Parnaíba. Essa zona geográfica situa-se, em sua maior parte, nos estados de Maranhão e Piauí, além de uma pequena parte do Ceará. A bacia do rio Parnaíba engloba, inclusive, o delta do rio Parnaíba, que tem uma grande importância em termos ambientais e é um dos principais pontos turísticos do Piauí.

Veja também: Rio Tietê — o rio que atravessa o estado de São Paulo

Importância do rio Parnaíba

O rio Parnaíba possui vasta importância em termos econômicos, ambientais e culturais. Ao longo do curso de todo o rio, há um intenso aproveitamento dos seus recursos hídricos, especialmente para o desenvolvimento de atividades econômicas, como a agricultura, a pecuária, a exploração do turismo, a prática da pesca, a geração de energia e, ainda, a navegabilidade, que permite o transporte de passageiros e mercadorias ao longo do seu curso.

Ademais, o rio Parnaíba é um importante curso no cenário geográfico nordestino, com fluxo de água perene ao longo de todo o ano. Esse rio é fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico local, para o fornecimento de água para espécies vegetais e animais, para a conservação dos ecossistemas ciliares, entre outros. O rio Parnaíba também é um personagem importante para a história e a cultura do Meio-Norte nordestino.

Preservação do rio Parnaíba

O rio Parnaíba é um ambiente singular, localizado em uma zona de transição climática e vegetacional do Meio-Norte, sub-região do Nordeste do Brasil. Nessa zona, estão situadas importantes remanescentes de vegetação de Cerrado e diversas formações de nascentes e lagoas que são fundamentais para a manutenção do equilíbrio hidrológico regional.

Além disso, a Bacia do rio Parnaíba conta com manchas vegetacionais de formações como a Caatinga e a Amazônia. Na área da bacia também encontra-se a Mata de Cocais. Essa grande diversidade de vegetações indica a ampla variedade de espécies de fauna e flora presentes no rio. A grande biodiversidade é uma característica do rio Parnaíba, o que evidencia sua necessidade de preservação.

 Região do rio Parnaíba.
 A foz do rio Parnaíba é um ambiente muito vulnerável às atividades humanas.

Nesse sentido, a promoção de estratégias de conservação é muito importante para o território cortado pelo rio Parnaíba, inserido no Meio-Norte nordestino. A criação de parques e reservas ambientais é fundamental para a manutenção da flora e fauna locais. Ademais, são necessárias ações para combater a poluição e o assoreamento presentes no rio.

Curiosidades sobre o rio Parnaíba

  • A etimologia mais aceita do rio Parnaíba indica que essa palavra, originalmente na língua tupi, significa “mar ruim”.

  • O rio Parnaíba recebe diferentes outros nomes e apelidos localmente, com destaque para o termo “Velho Monge”.

  • O rio Parnaíba é o mais extenso de todo o Nordeste do Brasil considerando os cursos de água que cortam apenas essa região geográfica.

  • A Usina Hidrelétrica de Boa Esperança é a principal central hidrelétrica localizada ao longo do curso do rio Parnaíba.

Crédito de imagem

[1] Keenan Pepper / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

GANDARA, Gercinair Silvério. Rio Parnaíba: Cidades-Beira. 2008. Tese (Doutorado em História). Brasília: UnB, 2008. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1661?mode=full.

GOVERNO DO BRASIL. Bacia do Rio Parnaíba – Apresentação. Serviço Geológico do Brasil (CPRM), [s.d.]. Ministério de Minas e Energia. Disponível em: https://www.cprm.gov.br/sace/parnaiba_apresentacao.php.

GOVERNO DO BRASIL. Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), [s.d.]. Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/cbh-parnaiba.

LIMA, Iracilde Maria de Moura Fé; LIMA, Almir Bezerra; AUGUSTIN, Cristina Helena Ribeiro Rocha. Nascentes do Rio Parnaíba: usos e conservação da terra e da água. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento, v. 1, p. 594-605, 2017. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/sbgfa/article/view/1829.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
Complexo Regional do Nordeste
As características físicas, hidrográficas e humanas do Complexo Regional do Nordeste.
Meio-Norte
Conheça as características gerais do Meio-Norte, sub-região do nordeste brasileiro.
O Nordeste e as Sub-Regiões
As características físicas das sub-regiões do Nordeste brasileiro.
Piauí
Conheça o Piauí, estado brasileiro que abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. Saiba mais sobre sua geografia, economia, história e cultura.
Região Nordeste
Clique aqui e veja detalhes da geografia do Nordeste, seus aspectos econômicos, produção, agricultura, pecuária e turismo. Saiba também a história do Nordeste.
video icon
Escrito"Civilização Micênica" Próximo ao Fresco de uma mulher Micênica.
História
Grécia Antiga: Civilização Micênica
Assista à nossa videoaula para conhecer a história da civilização micênica. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.