Whatsapp icon Whatsapp

Nafta

O Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (Nafta) é um acordo de livre-comércio e também de unificação tarifária, envolvendo os três países da América do Norte.
Bandeiras dos países que formam o Nafta: Estados Unidos, Canadá e México.
O Nafta é formado por Estados Unidos, Canadá e México.

O Nafta é um acordo de livre-comércio efetuado por Estados Unidos, Canadá e México. Ele foi efetivado em 1994, tendo como objetivo a integração econômica dos países-membros por meio da liberação comercial.

Esse bloco envolve importantes polos regionais do continente americano. A sua importância está no desenvolvimento econômico da porção norte-americana desse continente. O Nafta não prevê a livre circulação de pessoas. Em 2018, foi assinado o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), considerado uma reformulação do Nafta.

Leia também: Mercosul — bloco econômico criado por países da América do Sul

Resumo sobre o Nafta

  • O Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (Nafta) é um bloco econômico composto por Estados Unidos, Canadá e México.

  • Seu principal objetivo é estabelecer acordos de livre-comércio assim como a unificação de taxas tarifárias entre os seus países-membros.

  • É um bloco econômico de livre circulação de mercadorias, mas não prevê a livre circulação de pessoas.

  • É de grande importância para o crescimento das trocas comerciais entre os países norte-americanos.

  • Entre os anos de 2017 e 2018, o bloco passou por uma forte reformulação, originando o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA).

Origem do Nafta

O Nafta é um bloco econômico, um dos principais da atualidade, que se iniciou por meio de um acordo entre Canadá e Estados Unidos, chamado de Acordo de Liberação Econômica, de 1988. No início da década de 1990, mais precisamente em 1992, o México ingressou no referido acordo, formando assim o Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (Nafta).

A efetivação do acordo ocorreu somente em 1994, quando foi efetivado um prazo de 15 anos para o estabelecimento de políticas de liberação comercial regional. A partir de então, foram traçados diversos acordos e ações econômicas com vistas a fomentar o livre-comércio de mercadorias entre os três países da América do Norte.

Mais recentemente, um movimento iniciado em 2017, e assinado em 2018, deu origem ao bloco econômico Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), um acrônimo em inglês que designa uma nova formação do Nafta, com a mesma composição de países-membros, mas com reformulações no que toca à área econômica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Objetivos do Nafta

O principal objetivo do Nafta é estabelecer acordos de livre-comércio assim como a unificação de taxas tarifárias entre os seus países-membros, fomentando assim o comércio regional, com foco nas nações localizadas na América do Norte.

Adicionam-se aos objetivos propostos pelo Nafta a diminuição das barreiras alfandegárias entre os países do bloco; a proposição de propostas comerciais mais justas entre as empresas nacionais; a elevação das trocas comerciais entre as nações do bloco; a ampliação dos investimentos em nível regional; e o desenvolvimento econômico dos países norte-americanos.

Características do Nafta

O agrupamento de países Nafta possui um viés estritamente econômico, portanto, tem como característica principal a proposição de ações comerciais e financeiras com vistas ao desenvolvimento econômico dos seus países-membros. Ele é formado somente por três países, localizados na América do Norte, sendo dois países desenvolvidos e industrializados (Canadá e Estados Unidos) e um subdesenvolvido e emergente (México).

A desigualdade do cenário econômico-social entre os países do bloco é um dos traços marcantes dessa formação. Os seus países-membros dispõem de economias consideradas bastante dinâmicas, dispondo de elevada população absoluta, amplo mercado consumidor, grande disponibilidade de mão de obra, vasta oferta de recursos naturais e minerais e, ainda, de certo protagonismo nas decisões diplomáticas internacionais.

Ademais, destaca-se que uma das principais características desse agrupamento econômico é que o Nafta é um bloco de livre circulação de mercadorias, mas não prevê a livre circulação de pessoas.

Países participantes do Nafta

O Nafta é um bloco econômico formado por países da América, mais precisamente da América do Norte, subcontinente americano territorialmente dividido entre três nações. São eles:

PAÍS

CAPITAL

Canadá

Ottawa

Estados Unidos

Washington

México

Cidade do México

Importância do Nafta

O Nafta possui um forte viés econômico, portanto, sua importância está atrelada ao fomento do comércio entre as nações participantes. Assim, esse agrupamento é de grande importância para o crescimento das trocas comerciais entre os países norte-americanos e, por consequência, contribui para a maior geração de empregos, renda e impostos para essas nações. O desenvolvimento econômico é o foco do bloco, que não se dedica de forma efetiva a outras questões regionais, como a atenuação da desigualdade social e a livre circulação de pessoas.

Leia também: União Europeia — o principal bloco econômico do mundo

Por que o Nafta deixou de existir?

Em tempos recentes, mais precisamente entre os anos de 2017 e 2018, o Nafta passou por uma forte reformulação. Esse cenário derivou-se de grandes transformações econômicas e sociais, tanto no âmbito local quanto no regional, que modificaram certas tratativas do bloco. Esse agrupamento sofreu fortes imposições, especialmente do governo estadunidense na gestão de Donald Trump (2017-2021), que argumentava que os Estados Unidos estavam sendo prejudicados, especialmente em razão dos produtos de baixo custo produzidos pelo México, o que, na visão dele, prejudicava a geração de empregos e renda no território estadunidense.

Assim, sob a liderança dos Estados Unidos, foi desenhado um novo acordo econômico, com diretrizes, de certo modo, mais favoráveis ao cenário econômico estadunidense. Esse bloco econômico, uma espécie de Nafta reformulado, recebeu o nome de Estados Unidos-México-Canadá (USMCA).

USMCA: o novo Nafta

Bandeiras dos EUA, Canadá e México atrás da sigla USMCA.
O Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) é uma reformulação do antigo Nafta.

O Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) é um bloco econômico denominado por um acrônimo que indica as iniciais, em inglês, dos três países norte-americanos que o compõem. O atual USMCA reúne os mesmos países-membros do antigo Nafta e detém objetivos econômicos similares. No entanto, foram adicionadas algumas cláusulas nas áreas comercial e financeira entre os países do bloco, no sentido de privilegiar ainda mais a liberação econômica.

Ademais, foram feitas tratativas específicas para setores econômicos importantes regionalmente, como o automobilístico, o eletrônico e o de laticínios. Nesse sentido, o agrupamento USMCA indica certa contradição, considerando que, por mais que busque manter a livre circulação de mercadorias entre os países-membros, propõe medidas protecionistas aos setores econômicos estratégicos locais, como a produção automobilística estadunidense.

O USMCA mantém os principais objetivos do antigo Nafta, em especial o fomento ao comércio entre os países-membros por meio da livre circulação de mercadorias e da utilização de tarifas alfandegárias mais atraentes. Para saber mais sobre o USMCA, clique aqui.

Curiosidades sobre o Nafta

  • O nome, em inglês, do agrupamento econômico Nafta é: North American Free Trade Agreement.

  • O Chile, mesmo localizado na América do Sul, é considerado um parceiro estratégico do Nafta.

  • A propriedade intelectual, desde produtos químicos até obras literárias, é protegida pelo estatuto do Nafta e, atualmente, do USMCA.

  • O Brasil, um dos mais importantes parceiros econômicos do Nafta, exporta muito minério de ferro para esse bloco.

Leia também: Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Exercícios resolvidos sobre o Nafta

Questão 1 (UEA 2019) Iniciada há quase dois anos, a renegociação resultou em um novo acordo comercial, o chamado United States-Mexico-Canada Agreement (USMCA). A revisão do antigo bloco econômico, um acordo trilateral de livre-comércio que remonta aos anos 1990, era um dos principais pontos da campanha presidencial de Donald Trump, que prometia recompor postos de trabalho exportados para o México, além de buscar reverter o recorrente e significativo deficit comercial com o parceiro do sul.

www.opeu.org.br, 17.04.2019. Adaptado.

O USMCA caracteriza um novo bloco econômico que substitui

a) a Aladi, Associação Latino-Americana de Integração.

b) a OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

c) a Alca, Área de Livre Comércio das Américas.

d) o Mercosul, Mercado Comum do Sul.

e) o Nafta, Tratado Norte-Americano de Livre Comércio.

Resolução: Alternativa E

O USMCA é uma nova versão do Nafta que surgiu especialmente por meio da pressão do governo estadunidense para a revisão de regras de livre-comércio do antigo agrupamento, especialmente em setores estratégicos, como o automobilístico.

Questão 2 (Ufal) Em 1 de Janeiro de 1994, o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) entrou em vigor. O Nafta criou uma das maiores zonas de comércio livre do mundo, que agora liga 450 milhões de pessoas que produzem 17 trilhões de dólares em bens e serviços. O comércio entre os países do Nafta vem crescendo desde que o acordo entrou em vigor.

Disponível em: http://www.ustr.gov. Acesso em: 08/12/2013.

O Nafta se tornou um dos mais importantes blocos econômicos do mundo, apesar de fazer parte dele apenas

a) EUA, Canadá, Venezuela e Brasil.

b) EUA, Canadá e Inglaterra.

c) EUA, Canadá, Brasil e Argentina.

d) EUA, Canadá e México.

e) EUA, Canadá, México e Brasil.

Resolução: Alternativa D

O Nafta é composto somente pelos três países localizados na América do Norte. São eles: Estados Unidos, Canadá e México.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A dívida externa dos países da América Latina
As dívidas externas de países da América Latina, Onde são adquiridos os empréstimos, Quando os países latinos começaram a endividar, Por que os países latinos não conseguem pagar as dívidas externas.
ASEAN
Clique aqui e conheça o que é e quais são os princípios fundamentais da Asean.
América Anglo-Saxônica
Clique aqui e conheça as principais características históricas, geográficas, econômicas e culturais da América Anglo-Saxônica.
Brics
Saiba quais são as principais características do grupo de países que formam o Brics. Veja detalhes do processo histórico e econômico de sua formação.
CEI
Clique aqui e conheça os objetivos da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e quais são seus países-membros!
Canadá
Saiba mais sobre as características da geografia do Canadá. Veja as principais informações da demografia, da economia e da infraestrutura desse país americano.
EUA: Influência cultural, econômica e política
EUA: Influência cultural, econômica e política, Os Estados Unidos referência cultural, Os Estados Unidos potência política, Os Estados Unidos potência econômica, Como desenvolveu a influência dos Estados Unidos.
Estados Unidos
Descubra mais sobre os Estados Unidos. Conheça sua história, população e cultura. Saiba qual é a sua capital e quais as cidades mais conhecidas no país.
Mercosul
Clique para saber o que é o Mercosul. Entenda seu funcionamento, como os países atuam nesse bloco e os objetivos dessa integração.
México
Saiba quais são as principais características geográficas do México. Veja detalhes sobre a demografia, a economia e a cultura dessa importante nação americana.
O que é Globalização?
Globalização é o processo de mundialização do espaço geográfico.
Organização Mundial do Comércio (OMC)
Clique aqui, saiba quais são os objetivos e as funções da Organização Mundial do Comércio (OMC) e descubra quais são seus países-membros.
Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
Saiba quais são os objetivos e a lista de países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Entenda a história desse organismo político-militar.
Organização dos Estados Americanos (OEA)
Conheça a história da Organização dos Estados Americanos (OEA), seus objetivos e quais são os 35 países americanos que fazem parte dela.
Trabalho na Globalização
Entenda como funcionam as relações de trabalho na Globalização e as transformações causadas pela internacionalização da economia.
USMCA
Conheça mais sobre o USMCA, o novo acordo que substitui o antigo Nafta. Saiba qual o objetivo desse acordo, o que se manteve e quais foram as mudanças propostas.
União Europeia
Saiba quais são as principais características da União Europeia, e veja a lista de países-membros que fazem parte do bloco econômico mais importante do mundo.
video icon
Professora ao lado do texto"Acima ou a cima?"
Português
Acima ou a cima?
“Acima” ou “a cima”? Estão corretas as duas formas, mas é preciso saber se quem escreve tem a intenção de empregar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de artigo ou preposição. Veja esta videoaula para tirar suas dúvidas sobre o emprego correto da palavra ou expressão!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.