Whatsapp icon Whatsapp

Tigres Asiáticos

“Tigres Asiáticos” é uma expressão aplicada aos países Cingapura, Coreia de Sul, Hong Kong e Taiwan. Eles registraram rápido crescimento de suas economias.
Cingapura é um dos Tigres Asiáticos.[1]
Cingapura é um dos Tigres Asiáticos.[1]

Tigres Asiáticos” é a designação de um conjunto de quatro territórios — Cingapura, Coreia de Sul, Hong Kong e Taiwan — caracterizados pelo rápido crescimento econômico ao longo da segunda metade do século XX. A referência ao animal tigre está atrelada à rapidez do crescimento dessas quatro economias.

Os Tigres Asiáticos têm a sua história econômica associada ao forte investimento externo e à produção industrial voltada para exportação. Caracterizam-se pela disponibilidade de mão de obra barata e qualificada, assim como a presença de uma ampla rede de infraestrutura de transportes e comunicações. Essas quatro nações são atualmente centros econômicos importantes em nível mundial. Mais recentemente, outros países têm buscado repetir a trajetória de sucesso econômico dos Tigres Asiáticos, sendo, assim, chamados de Novos Tigres Asiáticos.

Leia também: Países desenvolvidos — nações que apresentam elevado desenvolvimento socioeconômico

Resumo sobre os Tigres Asiáticos

  • Os Tigres Asiáticos são um conjunto de quatro territórios (Cingapura, Coreia de Sul, Hong Kong e Taiwan) reconhecidos pelo seu rápido crescimento econômico.

  • O nome Tigres Asiáticos advém das características do tigre, animal conhecido pela sua agilidade e rapidez.

  • O processo de crescimento econômico dos Tigres Asiáticos teve origem após o término da Segunda Guerra Mundial (1939–1945).

  • Os Tigres Asiáticos receberam grandes investimentos externos ao longo da segunda metade do século XX no seu setor industrial.

  • Em âmbito interno, os Tigres Asiáticos estabeleceram políticas estatais de atração de investimentos e formação de mão de obra.

  • Atualmente, os Tigres Asiáticos são reconhecidos pela solidez da sua economia e pela produção de bens tecnológicos.

  • A importância dos Tigres Asiáticos está atrelada à relevância dessas economias na produção e comercialização de bens diversos em nível internacional.

  • Os chamados Novos Tigres Asiáticos (Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã) buscam implantar o modelo de sucesso econômico dos Tigres Asiáticos.

Videoaula sobre Tigres Asiáticos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os Tigres Asiáticos?

A nomenclatura Tigres Asiáticos refere-se a um conjunto de territórios que apresentaram rápido e consistente crescimento econômico ao longo da segunda metade do século XX. Os quatro Tigres Asiáticos são:

  • Cingapura;

  • Coreia do Sul;

  • Hong Kong;

  • Taiwan.

Esses territórios são reconhecidos mundialmente pelas transformações econômicas oriundas do investimento em produção industrial e qualidade social.

Por que o nome Tigres Asiáticos?

O nome Tigres Asiáticos remete, especialmente, ao rápido processo de crescimento econômico de Cingapura, Coreia de Sul, Hong Kong e Taiwan. O tigre é um animal que possui simbologia atrelada à agilidade, elemento característico da economia desses quatro países, que apresentaram rápido crescimento a partir da segunda metade do século XX.

Origem e ascensão econômica dos Tigres Asiáticos

Vista de área urbana da Coreira do Sul.
A Coreia do Sul é um dos Tigres Asiáticos e abriga sedes de várias empresas multinacionais.[2]

Os Tigres Asiáticos estão localizados no Sudeste da Ásia. As quatro nações identificadas por essa nomenclatura, Cingapura, Coreia de Sul, Hong Kong e Taiwan, eram consideradas subdesenvolvidas até a segunda metade do século XX. A partir de então, eles receberam vultuosos investimentos estrangeiros, com destaque para nações como o Japão, que se recuperava das perdas econômicas advindas da Segunda Guerra Mundial (1939–1945).

O investimento externo foi o principal precursor do crescimento econômico dos Tigres Asiáticos. A partir dessas ações, desenvolveu-se uma forte base industrial. As empresas locais estavam prioritariamente voltadas para a exportação. Esse elemento foi primordial para o rápido crescimento econômico desses territórios, uma vez que o mercado internacional estava aquecido, havendo forte demanda por produtos locais.

A partir da intensificação do processo de industrialização, houve o desenvolvimento de uma próspera indústria local, marcada principalmente pela produção de bens tecnológicos. Logo, os Tigres Asiáticos tornaram-se referência na produção de artigos de alto valor agregado. Ademais, eles consolidaram a sua industrialização por meio da criação de grandes conglomerados industriais e a partir da mundialização da sua produção tecnológica.

Leia também: Características do processo de industrialização em países subdesenvolvidos

Características dos Tigres Asiáticos

Os Tigres Asiáticos possuem características específicas que contribuíram diretamente para o seu rápido crescimento econômico. Os principais aspectos que resultaram nisso foram:

  • elevado investimento externo, por meio da instalação de empresas multinacionais voltadas para as exportações;

  • presença de mão de obra barata e qualificada que contribuiu ativamente para os ganhos de produção locais;

  • ação estatal na promoção de infraestruturas necessárias para o estabelecimento de unidades industriais e comerciais;

  • investimento estatal na formação de mão de obra, como, por exemplo, o incentivo à educação profissional;

  • consolidação de um mercado industrial voltado para a produção e comercialização de bens de alto valor agregado.

Importância dos Tigres Asiáticos

Atualmente, os Tigres Asiáticos são reconhecidos internacionalmente pelo rápido desenvolvimento econômico, marcado pela aplicação maciça de capital em áreas como a educação e a profissionalização. Eles conseguiram, por meio do investimento externo e da produção voltada para a exportação, consolidar a sua economia. Sendo assim, desenvolveram um consistente setor industrial, em conjunto com melhorias sociais, como o aumento da escolaridade e da renda.

Portanto, a importância dos Tigres Asiáticos remete ao seu modelo de crescimento econômico, que muitas vezes é tido como um exemplo para as demais nações do planeta. Ademais, eles adquiriram centralidade na economia mundial, principalmente por meio da produção de bens tecnológicos de alto valor agregado. Logo, são nações que possuem protagonismo nas políticas econômicas e sociais do globo.

Os Novos Tigres Asiáticos

Vista de área urbana da Malásia
A Malásia é um dos países asiáticos que tenta replicar as medidas econômicas adotadas pelos Tigres Asiáticos.

“Novos Tigres Asiáticos” é uma nomenclatura surgida a partir dos anos 2000 para fazer referência ao conjunto de territórios asiáticos que buscam, na atualidade, replicar o modelo de crescimento econômico dos Tigres Asiáticos. O grupo de Novos Tigres Asiáticos é formado por Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã.

Esses países, nos últimos anos, têm buscado atrair investimentos estrangeiros, bem como fomentar sua indústria local, voltada fortemente para a exportação. Sendo assim, há uma clara similaridade entre essas políticas econômicas com aquelas realizadas pelos Tigres Asiáticos na segunda metade do século XX. Porém, os Novos Tigres Asiáticos apresentam especificidades importantes que dificultam o seu desenvolvimento econômico, como a elevada concentração de renda e a baixa escolaridade da população.

Leia também: Países emergentes — economias periféricas que possuem grandes potenciais econômicos

Exercícios resolvidos sobre os Tigres Asiáticos

Questão 1

(FGV 2020) Os Tigres Asiáticos, contemplados por políticas internacionais contra o avanço sino-soviético, industrializaram-se com grande rapidez e apresentaram importantes avanços econômicos nas últimas décadas do século XX. Nesse contexto, esses países se tornaram

a) centros logísticos, controlando a oferta de bens de consumo no mundo ocidental.

b) áreas de livre comércio, utilizando moeda única para ampliar a troca de mercadorias.

c) tecnopolos, adotando o compartilhamento de patentes em inovações produtivas.

d) plataformas de exportação, oferecendo produtos industriais mais baratos.

e) mercados emergentes, criando relações equânimes entre burguesia e proletariado.

Resolução:

Alternativa D

Os Tigres Asiáticos são países que registraram forte crescimento econômico mediado pela exportação de produtos diversos. Essa produção era ancorada em uma mão de obra especializada e muito barata.

Questão 2

(Fatec 2016) Nas décadas de 1960 e 1970, Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura passaram por um intenso processo de industrialização e, posteriormente, ficaram conhecidos como Tigres Asiáticos. Além de mão de obra abundante e barata, esses lugares se caracterizavam por possuir

a) pequenas quantidades de matérias-primas e ter a produção industrial voltada para o mercado externo.

b) reduzida participação estrangeira na produção industrial, assumida por empresas nacionais de capital privado.

c) grandes reservas de matérias-primas para abastecer as indústrias produtoras de bens de consumo duráveis.

d) enorme mercado consumidor, que era abastecido por mercadorias produzidas por indústrias estatais latino-americanas.

e) diversos centros de distribuição de produtos industrializados, que eram fabricados por empresas estatais de capital soviético.

Resolução:

Alternativa A

Os Tigres Asiáticos são países que, apesar do volume diminuto de matérias-primas, dispunham de mão de obra barata e qualificada. Portanto, tornaram-se centros de produção em massa, destinada especialmente ao mercado externo.

Créditos das imagens

[1] Richie Chan / Shutterstock

[2] Sayan uranan / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Taj Mahal, um dos monumentos que mais se destaca no continente asiático.
A regionalização do continente asiático
Clique aqui e conheça as características da regionalização do continente asiático!
Possíveis países que integrarão a ALCA.
Alca
ALCA, ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), O que é a ALCA, Quantos países fazem parte da ALCA, Qual é o objetivo da implantação da ALCA, As dificuldades existentes para a implantação da ALCA.
Indústria de automóveis na Índia. País é um dos principais subdesenvolvidos industrializados
Industrialização em países subdesenvolvidos
Veja as principais características do processo de industrialização em países subdesenvolvidos.
Imagem da cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. A industrialização do país intensificou a urbanização
Novos Tigres Asiáticos
Saiba quem são e conheça as principais características dos Novos Tigres Asiáticos, economias emergentes recentemente industrializadas.
Símbolo da OEA
OEA – Organização dos Estados Americanos
O principal fórum governamental político, jurídico e social do continente Americano.
Os Novos Países Industrializados têm apresentado grande destaque no cenário econômico global
Os NIC - Novos Países Industrializados
Países que se industrializaram a partir da década de 1950.
A Somália é um dos países mais pobres do mundo e apresenta uma das mais altas taxas de mortalidade infantil.*
Países subdesenvolvidos
Conheça mais a respeito dos países subdesenvolvidos, nações pouco desenvolvidas socialmente e economicamente. Descubra quais são os critérios utilizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para classificar os países como subdesenvolvidos, bem como as principais características desses Estados.
Organização das Nações Unidas, uma das mais importantes organizações internacionais
Principais Organizações internacionais
Conheça as principais organizações internacionais e as suas funções e atividades no contexto geopolítico internacional.
Países que fazem parte da SADC
SADC
SADC, o que é SADC, países-membros do SADC, objetivos do SADC, economia dos países africanos, PIB e população dos países do SADC, África, blocos econômicos.
video icon
Geografia
Pré-Enem | Domínios morfoclimáticos do Brasil
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Domínios morfoclimáticos — características físicas do território brasileiro" com a professora Larissa Mesquita!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas