Sergipe

Localizado na Região Nordeste, Sergipe é o estado com menor extensão territorial do Brasil. Faz limite com a Bahia e Alagoas. Sua capital, Aracajú, foi fundada em 1855, sen a primeira capital do país planejada por um brasileiro.

Assim como em outros Estados nordestinos, Sergipe foi ocupado por colonizadores franceses interessados no escambo de pau-brasil e algodão com os índios. Entre o fim do século XVI e as primeiras décadas do século XVII, missionários que acompanhavam expedições militares afastaram os franceses do território.

Por volta de 1590, ocorreu a ocupação portuguesa. O desbravador Cristóvão de Barros e milhares de homens travaram um combate com os índios. Nesse período surgiram os primeiros povoados, como o arraial de São Cristóvão, e os engenhos de açúcar, como o de Santa Luzia em 1592.

Somente em 1823, depois da independência, Sergipe se tornou autônoma como província do Império, havendo um pequeno progresso na região com o surto algodoeiro na segunda metade do século XIX.


Bandeira de Sergipe

As cores da bandeira de Sergipe representam a integração do Estado ao Brasil. As estrelas simbolizam cinco rios localizados no Estado.

Possui a menor extensão territorial ente os Estados do país, com 21.918,354 quilômetros quadrados. Contém 75 municípios e sua população, conforme contagem realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), totaliza 2.068.017 habitantes. Apresenta crescimento demográfico de 1,5% ao ano.

Além de Aracajú, outros municípios importantes de Sergipe são: Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, São Cristóvão e Estância. Os principais rios são: Jarapatuba, Piauí, Real, São Francisco, Sergipe e Vaza–Barris.

O relevo é caracterizado por planície litorânea com várzeas e depressão na maior parte do território. A vegetação é composta por mangues no litoral, faixa de floresta tropical e caatinga na maior parte do Estado. O clima é semiárido e na faixa litorânea é tropical atlântico.

Durante séculos o cultivo da cana-de-açúcar foi a principal atividade responsável pela economia sergipana. Porém, a partir de 1990, o processo de industrialização no Estado foi desenvolvido, apoiado em incentivos fiscais e no potencial energético da usina de Xingó e pela exploração de petróleo e gás natural.

Um dos principais problemas sociais de Sergipe é a questão do saneamento ambiental, visto que grande parte da população sergipana (aproximadamente 40%) não possui esse serviço. Além da mortalidade infantil, pois 31,4 crianças - a cada mil nascidas vivas - morrem antes de completar um ano de vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Bandeira do Amazonas
Amazonas
O Estado que possui a maior biodiversidade do mundo.
Localização do Rio Grande do Sul no mapa do Brasil
Rio Grande do Sul
Características do estado mais populoso da Região Sul do Brasil.
Localização da Paraíba no mapa do Brasil
Paraíba
Clique aqui e conheça as principais características do estado da Paraíba!
Localização de Alagoas no mapa do Brasi
Alagoas
Clique aqui e conheça um pouco mais de Alagoas, um estado brasileiro!
Localização do Mato Grosso no mapa do Brasil
Mato Grosso
O maior produtor de soja entre os estados brasileiros.
Localização de Pernambuco no mapa do Brasil
Pernambuco
Aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais do estado pernambucano.