Whatsapp icon Whatsapp

Sergipe

Sergipe é o menor estado em extensão territorial do Brasil. Está localizado na região Nordeste, sendo banhado, na sua porção leste, pelo oceano Atlântico. O estado possui, aproximadamente, 2 milhões de habitantes. A cidade mais populosa do estado é a capital, Aracaju. O povoamento do território sergipano foi iniciado ao longo da colonização do Brasil, sendo que, a partir da proclamação da república, Sergipe se tornou oficialmente um estado brasileiro.

A geografia sergipana é formada por um litoral úmido e por um interior seco, caracterizado pelo clima Semiárido. A economia está voltada para as atividades primárias, em especial, a extração de petróleo e gás natural. O estado é governado por Belivaldo Chagas. A sua infraestrutura é formada por uma rede de transportes, com destaque para o aeroporto local. A cultura sergipana é muito rica e composta por elementos típicos do Nordeste brasileiro.

Leia também: Região Norte – a maior região brasileira em extensão territorial

Dados gerais de Sergipe

  • Região: Nordeste

  • Capital: Aracaju

  • Governo: Belivaldo Chagas (2019-2022)

  • Área territorial: 21.910 km² (IBGE, 2019)

  • População: 2.318.822 habitantes (IBGE, 2020)

  • Densidade demográfica: 94,35 hab./km² (IBGE, 2010)

  • Fuso: UTC-3

  • Clima: Tropical

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do Sergipe

O estado de Sergipe, assim como muitos outros da região Nordeste do Brasil, teve o seu processo de colonização iniciado com a chegada dos portugueses à região. Em Sergipe, essa chegada foi realizada por meio de missões para catequizar os índios e explorar recursos naturais, como o pau-brasil. A região de Sergipe também foi utilizada por navios franceses, em especial, para exploração e comércio de produtos primários.

No entanto, com o estabelecimento da capitania Sergipe Del Rei, iniciada por Cristóvão de Barros, o território sergipano integrou-se efetivamente como uma das capitanias do território brasileiro sob ocupação de Portugal.

O território sergipano foi muito utilizado para a criação de gado para outras capitanias do Brasil. Em 1637, Sergipe, além de outros estados nordestinos, foi ocupado pelos Países Baixos, porém, já em 1645, os portugueses conseguiram novamente o controle do território. Em 1823, com a independência do Brasil, Sergipe se tornou uma província do império. Já em 1889, com a proclamação da república, Sergipe se tornou um estado brasileiro.

A Praça de São Francisco, fundada no ano de 1607, na cidade de São Cristóvão, foi um dos marcos do processo de colonização do estado. [1]
A Praça de São Francisco, fundada no ano de 1607, na cidade de São Cristóvão, foi um dos marcos do processo de colonização do estado. [1]

Geografia do Sergipe

O estado de Sergipe está localizado na região Nordeste do Brasil, sendo banhado pelo oceano Atlântico e fazendo limite com os estados de Bahia e Alagoas. Sergipe é o menor estado em extensão territorial do Brasil, sendo que o seu território pode ser dividido em uma porção de clima mais úmido, o litoral sergipano, e uma de clima mais seco, o chamado sertão nordestino.

Na primeira, predomina-se um clima Tropical Litorâneo e uma vegetação formada por mangues, florestas de coqueiros e Mata Atlântica. Já a segunda, o sertão, possui um clima Semiárido e uma vegetação de Caatinga. Os principais rios de Sergipe são o São Francisco e o Vaza-barris.

Veja também: Rio Tietê – um dos grandes ícones do estado de São Paulo

Mapa do Sergipe

Fonte: IBGE.
Fonte: IBGE.

Divisão geográfica do Sergipe

O estado de Sergipe é regionalizado em porções intermediárias e imediatas. Essa divisão foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2017. Com base nos critérios geográficos utilizados pelo IBGE, Sergipe possui duas regiões geográficas intermediárias e seis regiões geográficas imediatas. São elas:

Regiões geográficas intermediárias

Regiões geográficas imediatas

 

Aracaju

Aracaju

Estância

Propriá

 

Itabaiana

Itabaiana

Lagarto

Nossa Senhora da Glória

Fonte: IBGE.

Demografia do Sergipe

A população de Sergipe é formada por 2.318.822 habitantes. A cidade mais populosa é a capital, Aracaju, com cerca de 660 mil habitantes. Além da capital, outras cidades com a população maior que 100 mil habitantes são Nossa Senhora do Socorro e Lagarto. A população sergipana é formada, em sua maioria, por pardos e brancos, sendo predominante a prática do cristianismo. O estado apresenta um desenvolvimento humano considerado alto.

Economia do Sergipe

A economia de Sergipe está baseada principalmente no setor primário, com destaque para o setor do extrativismo. O estado é o terceiro maior produtor de petróleo do país. Além disso, o território sergipano possui importantes reservas de potássio e magnésio. Na agricultura, cultiva-se principalmente laranja, cana-de-açúcar, mandioca e coco. Já a pecuária está concentrada no setor de criação de gado de corte.

O setor secundário possui atuação restrita em Sergipe. As principais indústrias do estado estão voltadas para a transformação de bens primários, como a indústria de sucos, a principal. Há, ainda, a fabricação de bens como calçados de borracha e de couro. Já no setor terciário, destacam-se o comércio, o funcionalismo público e o turismo. O território sergipano possui belas praias exploradas pelos turistas assim como cidades históricas.

Governo do Sergipe

O governo de Sergipe é formado pelos Três Poderes previstos na legislação brasileira. No caso do Executivo, o governador de Sergipe é Belivaldo Chagas, e a vice-governadora é Eliane Aquino. Além do Executivo e do Judiciário, há o poder Legislativo, formado por 24 deputados na esfera estadual. Já na esfera federal, o estado de Sergipe é representado por oito deputados e três senadores.

Bandeira do Sergipe

Infraestrutura do Sergipe

A infraestrutura estadual é formada por um aeroporto e por duas principais rodovias federais, além das rodovias administradas pelo estado e das vias municipais. Os serviços, como a saúde e a educação, são compostos por entidades públicas e privadas.

Na educação superior, o destaque é a única universidade federal do estado, a Universidade Federal do Sergipe (UFS), além do Instituto Federal de Sergipe (IFS). O estado possui, ainda, uma infraestrutura voltada para importantes investimentos em energia, sendo um grande produtor de combustíveis fósseis e também na área de energia eólica.

Cultura do Sergipe

A cultura do Sergipe é muito rica e segue elementos tradicionais da cultura nordestina. Na culinária, por exemplo, são utilizados alimentos típicos do Nordeste, como frutos do mar, milho e mandioca. Por sua vez, o folclore da região é marcado por figuras mitológicas e manifestações artísticas, como o Reisado. Os ritmos musicais mais apreciados, além da música popular sergipana, são o forró e o axé. Na literatura destaca-se a literatura de cordel. Já no esporte, o destaque é o futebol.

Crédito da imagem

[1] A.PAES / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Alagoas
Clique e veja as características físicas e geográficas de Alagoas e entenda também os fatores históricos, políticos, territoriais e econômicos desse estado.
Bandeira de Aracaju.
Aracaju
Leia sobre a história da construção da cidade de Aracaju. Entenda o processo de fundação da cidade e sua importância histórica e econômica para os sergipanos.
Bahia
Saiba mais sobre a história do povoamento do território da Bahia. Veja também as principais características geográficas do estado, como demografia e economia.
Ceará
Saiba mais sobre as características geográficas do Ceará. Veja as principais informações sobre o território cearense, sua economia, seu governo e sua cultura.
Maranhão
Clique aqui e conheça a geografia do Maranhão, localizado no Nordeste brasileiro. Descubra mais também sobre a história, economia e cultura do estado.
Mato Grosso
Conheça as principais características do Mato Grosso. Veja dados sobre sua população e economia, e saiba mais sobre a ocupação do território mato-grossense.
Paraíba
Conheça as características do território paraibano. Veja mais sobre os aspectos históricos e geográficos da Paraíba, assim como sobre as suas tradições culturais.
Pernambuco
Conheça as principais características geográficas de Pernambuco. Veja quais são as principais atividades econômicas, sociais e culturais presentes no estado.
Piauí
Conheça o Piauí, estado brasileiro que abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. Saiba mais sobre sua geografia, economia, história e cultura.
Região Nordeste
Clique aqui e veja detalhes da geografia do Nordeste, seus aspectos econômicos, produção, agricultura, pecuária e turismo. Saiba também a história do Nordeste.
Rio Grande do Norte
Conheça características da geografia e da cultura do Rio Grande do Norte. Saiba mais sobre a história da ocupação e do desenvolvimento do território potiguar.
video icon
Português
Verbos difíceis de conjugar: gerir, frigir, prover e requerer
Alguns verbos são difíceis de conjugar, pois apresentam certas irregularidades e particularidades nesse processo. Entre eles se destacam os verbos “gerir”, “frigir” “prover” e “requerer”, os quais analisaremos nesta videoaula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas