Whatsapp icon Whatsapp

Setor secundário

O setor secundário é um importante ramo da economia que contempla a atuação de diferentes indústrias, da construção civil e do fornecimento de serviços industriais.
A indústria responde por uma parcela importante do setor secundário.
A indústria responde por uma parcela importante do setor secundário.

Setor secundário é uma parte da economia que contempla as atividades industriais. Nesse setor estão inseridas ainda a construção civil e o fornecimento de serviços industriais. A principal característica do setor secundário é a transformação da matéria-prima em produto acabado. As atividades secundárias envolvem diversas indústrias, como têxteis e alimentícias.

A importância desse setor está atrelada à geração de um grande volume de emprego e renda para a população. Os principais marcos de desenvolvimento do setor secundário estão relacionados ao processo de industrialização. No Brasil, o crescimento da indústria foi determinante para o fortalecimento da economia nacional.

Veja também: Petróleo — a matéria-prima que gera a gasolina e o óleo diesel

Resumo sobre o setor secundário

  • O setor secundário é formado por atividades industriais diversas, que vão desde a fabricação de produtos até a prestação de serviços industriais.

  • As atividades secundárias são resultantes do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados.

  • São exemplos de atividades secundárias as fábricas de roupas, celulares, eletrodomésticos, automóveis e navios.

  • O setor secundário é importante na geração de empregos para a população e na promoção do desenvolvimento socioeconômico.

  • O crescimento do setor secundário se deu a partir da primeira Revolução Industrial, que marcou o início do processo de industrialização global.

  • O setor secundário brasileiro é diversificado e considerado o segundo mais importante de toda a economia do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é o setor secundário?

O setor secundário da economia é o responsável pela transformação de matérias-primas em produtos acabados. Logo, ele é formado pelas indústrias, pela construção civil e pelo fornecimento de serviços como água e luz.

O setor secundário da economia utiliza um grande volume de insumos produzidos pelo setor primário, as chamadas matérias-primas, para a fabricação de bens diversos, que são ofertados para a população por meio dos comércios e serviços, típicos do setor terciário. As atividades secundárias compõem uma parte importante da economia, especialmente dos chamados países industrializados.

  • Videoaula sobre os setores da economia

Quais as características do setor secundário?

A principal característica do setor secundário é a transformação de uma matéria-prima em um produto acabado. Portanto, as atividades secundárias são extremamente complexas e envolvem um conjunto de máquinas e equipamentos para a sua consolidação. Ademais, uma característica importante do setor secundário é a modernização das linhas de produção, cada vez mais mecanizadas, a partir do desenvolvimento de tecnologias.

Por sua vez, o setor secundário utiliza um importante volume de mão de obra, basicamente alocada nas unidades fabris, onde são produzidos diversos bens de consumo duráveis e não duráveis. No mesmo sentido, a construção civil e o fornecimento de serviços industriais também geram um grande volume de empregos. Desse modo, é um setor produtivo que gera uma grande receita de divisas para a sociedade.

Além desses pontos, outra característica do setor secundário é a produção de bens diversos, que possuem maior valor agregado. A transformação de recursos naturais em produtos industrializados requer elevados custos produtivos que são repassados para os compradores. Sendo assim, o setor secundário produz bens que são mais caros (que logicamente geram mais lucro para o produtor) do que os bens primários.

As atividades do setor secundário

O setor secundário é caracterizado pelas atividades da indústria, da construção civil e do fornecimento de bens como água e energia para a população. Nesse contexto, o principal ramo do setor secundário é a indústria, que é bastante diversa e envolve uma enorme gama de classificações. Portanto, toda a atividade industrial, na qual há a transformação de um recurso em produto, faz parte do setor secundário. São exemplos de ramos industriais que caracterizam o setor secundário as indústrias têxteis, alimentícias, siderúrgicas, metalúrgicas, químicas, farmacêuticas, automobilísticas, dentre tantas outras. Para saber mais, acesse: Indústrias.

Vista aérea de dois trabalhadores da construção civil, com equipamentos chamativos de proteção, no canteiro de obras
 A construção civil é uma parte integrante do setor secundário.

Qual a importância do setor secundário?

A importância do setor secundário está prioritariamente relacionada à geração de emprego e renda para a população. A transformação de bens primários em artigos secundários acabados incorre em maior agregação de valor para o produto final. Além disso, tal processo envolve uma gama de trabalhadores do setor industrial, além de influenciar no crescimento do setor terciário. Logo, as atividades industriais são fundamentais para a geração de divisas em uma economia.

Além disso, as atividades do setor secundário são importantes para a promoção de novas tecnologias em nível mundial. As indústrias utilizam muitos aparatos tecnológicos que podem contribuir de maneira decisiva para questões como o barateamento de produção manufaturada e a atenuação dos impactos ambientais. Portanto, o desenvolvimento da esfera econômica e tecnológica de uma nação passa pelo fortalecimento do seu setor secundário.

Desenvolvimento do setor secundário

O desenvolvimento do setor secundário teve início por meio da chamada Revolução Industrial, fenômeno global que marcou a transformação da sociedade por meio da implementação da produção industrial em grande escala. Após esse evento, a industrialização apresentou um crescimento consistente e, junto da urbanização, gerou mudanças profundas em diferentes países por meio de impactos no âmbito político, econômico e social.

Por sua vez, a indústria se desenvolveu ao longo de todo esse tempo acompanhando as mudanças tecnológicas presentes na sociedade globalizada. As Revoluções Industriais marcam esse cenário de continuidade do desenvolvimento da indústria perante as influências dos sistemas econômicos vigentes e das demandas dos consumidores finais. Atualmente, a indústria está voltada para uma modernização ainda maior de suas atividades, mediante o crescente apoio dos aparatos tecnológicos criados na sociedade moderna.

Um homem e uma mulher funcionários industriais, com equipamentos amarelos de proteção, olhando para um notebook.
A partir das mudanças tecnológicas, o setor secundário modernizou-se ao longo dos anos.

Setor secundário no Brasil

O setor secundário brasileiro começou a se desenvolver de maneira gradativa ao longo do século XX mediante questões históricas, políticas e econômicas que marcaram a substituição das importações de bens manufaturados pela produção nacional desses mesmos artigos. O capital disponível na época, especialmente de setores produtivos primários como o café, além das políticas públicas, executadas em nível nacional pelo governo federal, possibilitou o início do processo de industrialização brasileiro.

A partir de então, a indústria brasileira cresceu de maneira contundente, apesar dos recorrentes problemas de infraestrutura e violência, além dos elevados custos de produção. A presença de um grande mercado interno e a abundância de matérias-primas são elementos primordiais para a consolidação da industrialização no Brasil. Atualmente, o país possui um parque industrial diversificado, ancorado em soluções tecnológicas e até mesmo sustentáveis. O setor secundário é o segundo mais importante da economia brasileira, logo atrás do terciário.

Saiba mais: Fordismo — modelo de produção industrial criado nos Estados Unidos por Henry Ford

Exercícios resolvidos sobre o setor secundário

Questão 1

(Univesp 2017) A economia urbana é constituída basicamente pelos setores secundário e terciário. Dentre os ramos de atividade do setor secundário, podemos citar corretamente

A) indústria de transformação e construção civil.

B) pecuária leiteira e administração pública.

C) horticultura e transações imobiliárias.

D) intermediação financeira e silvicultura.

E) extrativismo vegetal e transporte terrestre.

Resolução:

Alternativa A

A indústria de transformação e a construção civil são os ramos que fazem parte do setor secundário da economia. As demais atividades citadas nas alternativas fazem parte dos ramos primário e terciário.

Questão 2

(UFSM 2016) Em relação ao espaço da atividade industrial no Brasil, é correto afirmar que a passagem do processo agrário para o urbano-industrial

A) ocasionou a manutenção na distribuição espacial da população.

B) promoveu o aumento da participação dos setores secundário e terciário na formação do produto interno bruto (PIB).

C) proporcionou o aumento da participação do setor primário na formação do produto interno bruto (PIB).

D) retraiu o setor de serviços homogeneizando atividades como comércio, bancos e transportes.

E) reduziu a participação do setor terciário na formação do produto interno bruto (PIB).

Resolução:

Alternativa B

O processo de êxodo rural, ou seja, a saída da população da cidade para o campo, resultou no crescimento das áreas urbanas. Portanto, houve um aumento de demanda das atividades da indústria, do comércio e dos serviços, resultando, assim, no crescimento dos ramos secundário e terciário da economia.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Produtos que não são indispensáveis as pessoas.
Consumo
Consumo, O que é o Consumo, Como se desenvolve o Consumo, As diferenças de Consumo no mundo, Os tipos de Consumo, Consumo e as desigualdades sociais, O Consumo e as propagandas, Consumo desnecessário e as propagandas.
Na economia de mercado, o sistema financeiro é guiado pela iniciativa privada
Economia de Mercado
O conceito de economia de mercado e o seu papel na economia capitalista.
Lixo Urbano
O lixo urbano é um dos problemas ambientais ocasionados pelo aumento populacional. Confira!
O setor de serviços é o que mais cresce no Brasil.
População economicamente ativa do Brasil
Entenda o que é, como é dividida e quais as características específicas da população economicamente ativa do Brasil.
O aquecimento é um problema de todos os países
Posicionamento de importantes países em relação ao Protocolo de Kyoto
Posicionamento de importantes países em relação ao Protocolo de Kyoto, Quando teve início o Protocolo de Kyoto, Qual é a finalidade do Protocolo de Kyoto, EUA e o Protocolo de Kyoto, Brasil e o Protocolo de Kyoto, UE e o Protocolo de Kyoto, Rússia e o Protocolo de Kyoto.
Regionalização do mundo
Clique aqui e veja o que é regionalizar o espaço, quais características podem ser relevantes para a criação de uma região. Entenda para que serve uma região no mundo.
A agropecuária é uma importante atividade ligada ao setor primário
Setor Primário da Economia
Compreendas as principais atividades e a relevância do setor primário da economia.
Os shoppings são exemplos de locais que oferecem atividades terciárias.
Setor terciário
Saiba mais sobre as principais atividades do setor terciário. Veja quais são as características desse setor muito importante para a economia do Brasil e do mundo.
O setor terciário concentra um elevado número de atividades
Terciarização da economia
Atualmente, as sociedades vêm passando por um processo de terciarização da economia. Entenda o que é e o que representa esse termo!
video icon
Química
Entalpia (ou calor) de neutralização
Entalpia (ou calor) de neutralização é a variação de entalpia (quantidade de calor liberada) verificada na neutralização de 1 mol de H+ do ácido por 1 mol de OH- da base, supondo-se todas as substâncias em diluição total ou infinita, a 25 °C e 1 atm.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.